A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Cleandho 31/12/2023

Uma leitura bastante condizente com a necessidade do mundo
A Vida Não É Útil é um título apropriado para a mensagem discutida em mais um livro do Ailton Krenak que eu leio e me encanto.

É interessante a forma como ele vai discutindo vivências da vida dele, ao lado de um rio, ao pé de uma montanha, no seu próprio quintal e ir relacionado essa vivência diária na aldeia com questões tão amplas sobre o mundo, a política, a modernidade, as tecnologias, a pandemia, as guerras e muitas outras experiências humanas, seja no presente ou em eventos do passado e as possibilidades de futuro.

Também discute aspectos do inconsciente, dos sonhos, das imagens, da criatividade e do lúdico. Mostra que a vida não precisa ser útil, mas que pode dar espaço a muitas coisas para que haja equilíbrio e sanidade.

Gostei bastante, a leitura é dinâmica e simples, mas bastante profunda e eu super recomendo.

woocisco 30/12/2023

A cada livro dele que eu leio eu si tô que aprendo mais sobre ser humano e estar em compasso com a natureza, que é a nossa mãe

Eduarda 29/12/2023

A vida não é útil
Depois de 19 anos de vida e centenas de leituras, posso dizer que finalmente achei meu autor favorito e aquele que, ao meu ver, é um dos mais importantes de ser ouvido. Ler Krenak está mudando tudo aqui dentro.

Soraia 29/12/2023

A vida é útil afinal...
Ao ler o título fiquei bastante impactada, pois sabemos que em um mundo neoliberal onde as vidas só valem o que elas podem pagar por, não somos úteis se não consumirmos e produzirmos... mas Krenak, com sua inabalável crença na vida, nos faz acreditar que sim, que a vida é útil, que nós somos necessários... que o mundo precisa de nós e que "nós temos que ter coragem de ser radicalmente vivos"...

anafreitasla 27/12/2023

Viver para ser feliz não para produzir
Nesse livro é abordado o quanto ainda estamos com aquela visão eurocentrica e nojenta, sobre como ainda precisamos torar vantagens, ser produtivos na vida, sendo que não é isso que realmente necessitamos. O livro mostra uma visão indígena, que diz sobre passar por essa visa sem interferir no meio ambiente, sobre como poderiamos apenas sermos felizes em paz.
Diz também sobre como independente do quanto de dinheiro que tivermos, iremos todos, sem desigualdade ou discriminação entrar em instituição... O planeta está condenado, e os ganancioso ainda ligam mais para o lucro, dinheiro, capital do que para suas próprias vidas.
Eu indico esse livro para todos!!
É perfeito.

Jihad 25/12/2023

Bem legal
É um livro importante, não sei se gostei tanto mas é legal. Não tenho uma opinião ainda kkkkk pq parece que foi escrito com fluxo de pensamento

Ana Luz 24/12/2023

Krenak é sempre uma fonte de ensinamentos, e a cada texto ele nos coloca para repensar um pouco sobre o modo como vivemos essa vida.
Precisamos encontrar alguma forma de mudar como nos comportamentos frente à natureza.
Nós passaremos e ela ficará, mas a nossa passagem já está custando vidas demais. Quantas espécies levamos à extinção? Quanto custa a existência humana? Por que nós achamos mais no direito de existir do que outros?

Gabrielle 22/12/2023

Sempre cirúrgico
Gosto bastante dos textos do Krenak e esse livro reuniu 5 deles, todos de palestras anteriores.

Recomendo.

Gabi 22/12/2023

Perceber que a vida não se resume à utilidade desacomoda
Mais um vez a forma e as temáticas sobre as quais Ailton Krenak escreve batem com tudo no imediatismo e no modo como vivemos nossas vidas. As reflexões e provocações - extremamente necessárias, diga-se de passagem - de A Vida não é Útil não são sobre ações individuais, mas sobre como o sistema capitalista em que estamos inseridos faz com que vivamos.
A angústia (necessária de ser despertada e vivenciada por todos os humanos, penso eu) diz respeito, justamente, em descobrir como subverter a ordem capitalista e o modo de vida que insiste em colocar a vida baseada na noção de utilidade, de necessidades do mercado e na velocidade da tecnologia. Pensar sobre tudo que Krenak propõe me faz questionar se quero continuar a fazer parte do que a humanidade está fazendo com a natureza e, ao mesmo, me faz enlouquecer por não saber como assumir a responsabilidade pela transformação, já que, como já mencionei, ela não é uma ação individual.
Parece que a única solução seria uma tomada de consciência coletiva e isso, infelizmente, me parece tão distante quanto o sol. Por enquanto, só me resta tentar conhecer cada vez mais das epistemologias outras que constroem suas explicações para além do antropocentrismo e do capitalismo.

Prissy021 20/12/2023

Curto, mas repleto de conteúdo
Traz uma reflexão extremamente importante da relação que a humanidade tem com o planeta, chamando a atenção para a necessidade de descontinuar essa perspectiva de que o ser humano é alheio a natureza e pode explorá-la o quanto precisar, sem se preocupar com as consequências severas que isso pode trazer.

Gabriela 20/12/2023

5 estrelas é pouco para o que Krenak nos oferece em qualquer de suas obras. Uma mente brilhante escrevendo sobre temas tão necessários. "A vida não é útil" foi tema de debates com meus amigos antes mesmo de lermos o livro. Se for ler Krenak, prepare a mente para belos tapas na cara. O conceito desse livro traz questionamentos tão profundos mas tão recorrentes que é difícil até falar sobre o que eu achei. É mais fácil vocês lerem pois só lendo para entender quão incrível este homem é. Gratidão pelo compartilhamento de conhecimentos, grande Krenak.

andy_Pendiuk 18/12/2023

A Vida Não é Útil
Gostei muito de poder conhecer mais da cultura indígena e a forma deles de ver o mundo, como uma coisa viva.

Acredito que a maior causa da depressão nos dias de hoje vem do capitalismo, atrelar o valor de alguém ao quanto essa pessoa pode produzir ou ser "útil" nos torna incapazes de descansar sem culpa e de realmente apenas viver por viver. Não nascemos para produzir constantemente. A extrema direita tem um ódio pela tradição indígena porque eles vão contra essa ideia de viver para trabalhar e trabalhar até morrer.

"Nunca vai ocorrer a um peixinho que o oceano tem que ser útil, o oceano é a vida. Mas nós somos o tempo inteiro cobrados a fazer coisas úteis. É por isso que muita gente morre cedo, desiste dessa bobagem toda e vai embora."

Laura 11/12/2023

Devia ser livro obrigatório
Não sei como em 128 páginas o autor falou de tanta coisa com tanta profundidade e, principalmente, com tanta acessibilidade.
Acho que a maioria dos livros de política pecam muito na linguagem, são escritos da maneira mais rebuscada e complicada possível e, portanto, acabam sendo extremamente elitizados. É algo que me afasta muito desse gênero, inclusive.
- E aqui não falo de livros teóricos que exigem um nível de complexidade, falo do geral msm, tenho a sensação que muitas vezes o assunto nem é tão complicado mas que é escrito de tal forma -
Esse autor consegue falar em poucas páginas o que milhares de autores não conseguem em 500, e aí que tá o poder desse livro.
Além disso, o autor é indígena, e é muito interessante entender a nossa sociedade capitalista a partir de alguém que vive fora dela, houveram muitas muitas muitas críticas e eu até me senti atingida e incomodada por algumas delas. Tem aspectos sociais que se você para para pensar são extremamente bizarros, mas que, como crescemos dentro disso, acabamos normalizando.
Também, a relação do Ailton com a natureza é linda e é outro ponto forte dessa leitura.
Foi um livro que me pegou muito mesmo, sinto que aprendi muito, e para mim, seria leitura obrigatória.

Serpassan 09/12/2023

Uma ode ao anticapitalismo
Uma visão diferente e impactante pra mostrar a realidade e desafios da nossa atual sociedade que está caminhando em direção ao abismo e ainda não conseguiu mudar de direção em quanto há tempo suficiente.