A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

carolmc_ 29/04/2024

Outra vida é possível
Krenak sempre sendo uma verdadeira aula de como é possível outro estilo de vida, outros objetivos, outras vivências que não somente as que nossa mente limitada conhece.

Felps19 26/04/2024

Uma reflexão da contemporaneidade
Primeiramente, é Ailton Krenak né minha gente? não tem nem como não recomendar esse livro para qualquer um. Nesse livro ele nos leva a tirar a mãozinha do computador e do cartão de crédito para colocar na cabeça e pensarmos ?O que caralhos estamos fazendo????. Ele nos trás uma visão de mundo que, por mais que alguns alegam ser ?militante? e ?clichê?, é bem única e coerente com os valores de seu povo e com a realidade a qual vivemos.

Uma excelente leitura (senão obrigatória) para todos que querem ver o mundo contemporâneo com outros olhos.

Lets 25/04/2024

Leiam!!!
Muito importante ler autores indígenas porque geralmente vivemos em uma bolha e na rotina automática que levamos nem refletimos tanto sobre esses assuntos (que são muito graves)

Larissa Haerolde 25/04/2024

Não sei, esperava mais
Excelente título, leitura rápida, mas muito solta. pelo menos pra mim, as ideias ficaram soltas ao longo da leitura.

hugomedina 24/04/2024

NECESSÁRIO!
É... Ailton Krenak nunca deve ter sentido frio, pois sempre esteve coberto de razão.

Que homem, que pensamentos incríveis e que forma maravilhosa de interpretar o que nós, pessoas que vivemos em metrópoles e nessa vida rápida e instantânea não conseguimos ver.

Escrito com base em entrevistas e textos do período pandêmico da Covid-19, A Vida Não É Útil traz consigo reflexões incisivas que nos atingem de forma brutal. Como sempre, Ailton discute e questiona o que é a humanidade e como essa suposta destrói a natureza que dela faz parte. Tudo isso, tem influência do nosso pensamento acerca da necessidade em ser ÚTIL. Tudo o que fazemos gira em torno de querer que isso nos beneficie e traga um retorno para nós.

"A vida é tão maravilhosa que a nossa mente tenta dar uma utilidade a ela, mas isso é uma besteira. A vida é fruição, é uma dança, só que é uma dança cósmica, e a gente quer reduzi-la a uma coreografia ridícula e utilitária."

Recomendo demais esse livro, especialmente pra pessoas que, assim como eu, vivem em uma rotina acelerada e recebendo uma rajada de conteúdos inúteis por onde quer que ande.

Dessah 23/04/2024

Em reflexão provocadas pela pandemia de COVID -19, o pensador e líder indígena volta a apontar as tendências destrutivas da chamada "civilização": consumismo desenfreado, devastação ambiental e uma visão estreita e excludente do que é a humanidade.

jenny.longarzo 23/04/2024

"A Vida Não é Útil" é um livro com uma linguagem extremamente acessível e fluida, tornando as reflexões que ele contém mais fáceis de serem compreendidas por pessoas das mais diversas idades. Além disso, eu achei o conteúdo ? que engloba questões ambientais e críticas a várias questões ocidentais, bem como o consumismo ? indispensável para todo mundo, principalmente o capítulo que dá o nome ao livro. Particularmente, a discussão sobre a vida não ser útil me afeta de uma maneira muito forte justamente por eu estar numa rotina de estudos para o vestibular enlouquecedora. Realmente parar pra pensar que a vida não necessariamente deveria ter uma utilidade, mas, sim, valorizada, foi um bom tapa na cara junto com toda a crítica de impacto ao planeta. Recomendo muito a leitura.

Julia Rodrigues 22/04/2024

Esse fim de semana ouvi dois audiobooks do Krenak de uma vez só enquanto lavava a louça e em seguida fazia minhas unhas. Encontrei nas palavras dele, além de uma grande inspiração, o conforto em saber que minhas ideias não são de maluco. Talvez sejam, mas pelo menos não estou sendo maluca sozinha, tem umas umas 690 mil pessoas malucas igual. Ouvi no youtube, mas assim que puder vou comprar os livros físicos. É o tipo de livro que é preciso ler, reler, reler mais uma vez, já que cada palavra relida traz uma nova reflexão, um novo estalo

MarL 20/04/2024

Conteúdo excelente, mas repetitivo
O livro traz reflexões muito interessantes, com as quais eu concordo absolutamente. No entanto, estranhei a escrita, pois além de repetitivo, se assemelha muito a um fluxo de consciência, que é um tipo de leitura que não estou acostumada.
Bic 20/04/2024minha estante
Acho que é porque foi um fluxo mesmo. São ideias, falas retiradas de lives, entrevistas etc. que foram compiladas e adaptadas para o livro :)

boonaxaa 18/04/2024

Reflexões para ler e pensar sempre
Os tópicos desse livro são bem atuais, apesar de fazer quase cinco anos de seu lançamento. Pandemia, consequências do sistema, saúde do planeta e da terra, entre outros assuntos são abordados, e traz a tona outras formas de pensar que, talvez nos que estamos muito inseridos no sistema, não enxergamos. Indico para todos que se permite refletir sobre a vida e o sistema ler esse livro e principalmente o último capítulo (que leva nome do livro). Ailton Krenak é um dos maiores pensadores do Brasil e quem sabe do mundo, espero que suas reflexões e estudos sejam ainda mais disponíveis, todos merecem cinhecer um pouco dos seus pensamentos.

Anna 15/04/2024

Resenha a vida nao é útil
Adorei como Ailton fez o livro
Fluir como uma conversa, e como retrata e Fala
sobre como estamos acabando com o mundo.

Ele acredita que o fim chegará logo por culpa a nossa espécie, os seres humanos. Ele diz
"por mim ele já podia ter acabado há muito tempo!? Ele também fala da pandemia - Covid-19
e de como seria uma lição da Terra, como uma mãe dando uma lição em seu filho - como uma forma de nos acordar por simplesmente podermos respirar sem uso de aparelhos todos os dias e para agradecermos por isso.

babsmoonys.version 15/04/2024

A vida não é util
Li pra escola

ai nn é ruim, mas o cara passa 128 páginas falando que o capitalismo, o ser humano, o aquecimento global, a tecnologia, a ciencia e a religião são ridículas, tipo eu até concordo, em partes, mas CENTO E VINTE E OITO PAGINAS FALANDO A MESMA COISA?? cansativo dms

isabeladamce 13/04/2024

Incrível!
Confesso que só li esse livro por estar entre as leituras obrigatórias da Unicamp, mas esse me surpreendeu de uma forma esplêndida! Achei que seria apenas mais um livro de consciência de sustentabilidade mas é MUITO mais que isso. Apenas leiam, deixarei aqui uma passagem que me pegou e me fez refletir e pensar : Ailton Krenak você é um gênio

"Nós estamos, em nossa relação com a vida, como um peixinho num imenso oceano, em maravilhosa fruição. Nunca vai ocorrer a um peixinho que o oceano tem que ser útil, **o oceano é a vida**"

sarah 12/04/2024

A vida não é útil
ótima leitura, li por causa do vestibular da Unicamp mas vale a pena qualquer um dar uma lida! é bom ver o ponto de vista de um indígena sobre a situação global