A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Karl Marx 27/03/2024

Tive uma crise de identidade
Eu já tinha meu contato com livros mais sérios antes, mas nunca tinha explorado a área ambiental. Quando recebi esse livro de presente já sabendo quem era a figura Ailton Krenak esperei muito do livro, e obtive muito mais! Acho que ele explicou de forma perfeita sua visão e como nossas vidas atualmente destroem o planeta, como o capitalismo corrompeu a sociedade

Meu Querido Livro 27/03/2024

Ele sabe do que tá falando
Como pode esse homem juntar 26 letras de uma forma tão incrível? Não entendo, mas tudo que ele fala é valioso e deve ser ouvido/lido.

Keisebooks 26/03/2024

A vida é fruição
É uma nova perspectiva, e gosto muito da linguagem direta que o Krenak usa, fica bem mais fácil compreender sobre o que ele tá falando. Gosto da forma como ele defende o senso coletivo e como cita a necessidade de enxergarmos que estamos destruindo a terra e ainda que essa visão de sustentabilidade é uma mentira.

Larissa 25/03/2024

Não conseguir aproveitar muito da leitura, pois tive que ler as pressas para uma aula da faculdade.
Acho muito importante esse livro, pois explicita que separamos e pisamos nas coisas da vida, e tudo as pressas, para que no futuro se cumpra a promessa de uma vida melhor, que melhor vai ser de nada, porque não vai ter vida do mundo para presenciar isso.
A partir desta leitura me venho a ideia que é muito complexo a vida, conseguir parar para pensar nisso, porque a vida na cidade você não presta muita atenção nas coisas e há muito barulho, é tudo as pressas. E quando você para e percebe ao seu redor você vê a multiplicidade de coisas, cheiros, sons, vidas, seres, etc. E como o ócio é percebido como ruim na nossa sociedade, e não como um momento de tranquilamente para você pensar, ou nem pensar também, na sua vida e ao seu redor.
Gostei muito do texto e me trouxe essas reflexões. Recomendo muito para todas as pessoas.

Liv_brigatii 25/03/2024

Qual o sentido de atribuir uma utilidade para a vida?
Uau? Li para a escola, e recomendo para qualquer pessoa que queira ter uma consciência sobre a vida.

O autor traz uma visão de sua realidade, mostra como os povos originários veem a expansão do capitalismo e toda essa destruição do planeta, e acredito que uma parte da intenção do livro seja nos tirar da bolha em que vivemos e abrir nossos olhos pra nossas atitudes para com tudo, não só com nós mesmos, mas com a natureza, com os animais e tudo aquilo com que compartilhamos o planeta.

Ele traz a hipervalorização das coisas materiais, e a questão do dinheiro não ser tudo, e que nossa busca incessante por mais dinheiro acaba nos trazendo a ilusão de um poder, uma totalidade que é completamente falsa. O dinheiro não te torna imune da vulnerabilidade humana, você ter um carro chique, uma casa grande e empregados não impede que você pegue uma doença e morra.
Fala também sobre a sua visão da vida, a relacionando intimamente com a natureza, traz a questão de tudo ser natureza e de precisarmos respeitar e principalmente, mudar nossas atitudes para com o ambiente em que vivemos. Ele fala sobre como nossos sonhos são sempre projeções do que queremos e desejamos, e que se sonhamos com um mundo novo, vamos ter que desapegar de tudo o que somos, para só assim, começar de novo.

Por fim, ele finalmente traz a nossa necessidade de atribuir uma utilidade para a vida, e como isso (novamente baseado na sua percepção de mundo) acaba sendo completamente inútil. Viver não tem um objetivo, ?viver a experiência de fruir a vida de verdade deveria ser a maravilha da existência.? Alega Ailton Krenak.

Giovanna 25/03/2024

A Vida não é Útil
Tive que ler este livro para fazer uma prova de escola, e confesso que eu simplesmente ADOREI o livro. A leitura é simples e fluida, com várias reflexões sobre os rumos que nossa humanidade está tomando, que é o rumo da auto-destruição e da destruição do planeta. Como é um texto completamente argumentativo e opinativo, obviamente não concordei em alguns pontos, mas isso é normal.

Jaque 24/03/2024

Gostei muito da forma como o autor faz o leitor ter várias reflexões ao longo da leitura, você acaba repensando diversos aspectos de como leva a vida, e como a sociedade atual está alienada em uma experiência na terra a partir de ideologias políticas e econômicas, e isso acaba interferindo em diversas áreas do meio ambiente. Um livro necessário e muito pontual

Sésé 23/03/2024

Um ótimo livro, escrita descomplicada. Interessante para pesquisa e para abrir a mente sobre outras cosmovisões, principalmente ancestrais. Gostei muito.

palomavisconti 18/03/2024

A vida é fruição!
Neste livro, compilado de lives e entrevistas proferidas em 2020, Krenak aborda a pandemia do COVD 19 e como ele enxerga essa crise para a nossa civilização. A Crise está na nossa maneira de vida, que criamos todos esses anos de avanços tecnológicos, mas continuamos a destruir a Terra, nossa mãe. Se depois de tudo isso, a gente não se convencer de que precisamos mudar nossa relação com o planeta, e que não voltaremos ao normal, "aí, sim, teremos provado que a humanidade é uma mentira" (KRENAK, 2020, p.91).

Lelena.mps 17/03/2024

Minha pequena resenha
Eu sinceramente só li esse livro pq está na lista de leitura obrigatória da unicamp, mas a desde o começo já fiquei presa no livro. Tanto que eu já quero ler os outros do autor

Yasmin.Moraes 16/03/2024

Reflexão
Esse é um livro rápido de ler, mas que eu recomendo não ler tão rapidamente. Cada capítulo possui uma reflexão diferente sobre o modo de vida dos povos originários e dos brancos, refletir sobre tudo que é dito eleva muito a experiência do livro.

giovana122 15/03/2024

Livro de vestibular ??
Quando a gnt lê obrigado perde um pouco da essência né. Mas é um bom livro, uma leitura BEM fluida, super curtinho, interessante? Mas é aquele famoso livro q vc lê pq está sendo obrigado

Jenesaispas 13/03/2024

Muito reflexivo
Amei que amei
Ailton Krenak trás a tona toda a consequência de que as revoluções industriais trouxeram a humanidade, de como nos tornamos frios, robóticos, consequências ambientais, desgaste da camada de ozônio, mudanças climáticas, extinção de espécies, alteração da paisagem etc tudo isso em meio a pandemia de coronavírus
Ler isso após a pandemia é mais um lembrete de ver que nada sequer melhorara, se uma coisa aconteceu, o isolamento social nos distanciou cada vez mais, a tecnologia avançou muito nesses últimos quatro anos e mais problemas ambientais aconteceram desde então

Gaby Kolano 12/03/2024

O livro traz não apenas assuntos reais, mas também assuntos atuais e presentes no nosso cotidiano e faz reflexões, obviamente sob seu ponto de vista. Super recomendo a leitura, me ajudou a ampliar meu modo de pensar e refletir