A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

meiri 27/02/2024

Sobreviver já é uma negociação em torno da vida
Acredito que todos deveriam se envolver com as ideias de ailton krenak, e de outros pensadores indígenas, e refletir sobre elas. o cenário atual requer que comecemos a escutar, aprender e construir conhecimento junto aos povos originários. afinal, o fim do mundo já está acontecendo. o mundo conhecido pelos nossos ancestrais já não existe mais. não podemos continuar apenas ?comendo a natureza?; somos parte integrante dela, não uma entidade separada ou superior.

?a vida é fruição, é uma dança, só que é uma dança cósmica, e a gente quer reduzi-la a uma coreografia ridícula e utilitária. [?] por que insistimos em transformar a vida em uma coisa útil? nós temos que ter coragem de ser radicalmente vivos, e não ficar barganhando a sobrevivência. se continuarmos comendo o planeta, vamos todos sobreviver por só mais um dia.?

JULIA 27/02/2024

Meio Viena coded na ideia de que nós seres humanos por querermos mais e tudo ao mesmo tempo não vivemos a vida, ou seja, não simplesmente nos conectamos com o planeta e aproveitamos a experiência. Limitamos ao consumo e a destruição? reflexão bela de Krenak

Luan494 25/02/2024

Choque de realidade
Os textos são compilados de entrevistas e seminários do autor ao longo de alguns anos, com um enfoque na pandemia. A partir das vivências dele enquanto indígena, pude ver um pouco de seu olhar sobre o mundo, sobre desmatamento, sobre a noção colonizadora de "civilização" e "humanidade", que sempre excluem as "sub-humanidades", aqueles que podem morrer - indígenas, caiçaras, quilombolas e assim por diante. Fala como a espécie humana já devasta a Terra, e é como se a COVID fosse uma resposta, pedindo uma nova forma de habitarmos o planeta. Tiramos tudo o que o planeta precisa, e agora ele nos tira o ar. E assim, lembra que não conseguimos comer nem respirar o dinheiro. É isso. Recomendo demais.

malubsballarotti 24/02/2024

"Isso partindo da ideia de que a vida é útil, mas a vida não tem utilidade nenhuma. A vida é tão maravilhosa que a nossa mente tenta dar uma utilidade a ela, mas isso é uma besteira. A vida é fruição, é uma dança, só que é uma dança cósmica, e a gente quer reduzi-la a uma coreografia ridícula e utilitária."

Acho que nem tenho palavras pra falar de mais essa obra prima do Krenak. Simplesmente lindo e necessário. Minha coisa favorita na cosmologia indígena é esse entendimento das pessoas como só mais um pedaço do organismo que é a Terra, uma perspectiva cheia de humildade e grandeza, que com certeza é central pra se imaginar e construir um novo mundo. Temos muito o que aprender ainda.

Carolina.Milczanow 24/02/2024

A vida não é útil, mas esse livro é
Muito bom! Um tapa na cara de quem lê, uma visão sincera e precisa da pandemia. Eu adorei e recomendo muito.

Mírian-Atikum 19/02/2024

???
Quantas questões nos levanta essa leitura: viver é ser útil? Ser útil é destruir? Eu faço parte da queda do céu? O que posso fazer para adiar o fim do mundo? Tudo que eu faço é o mesmo que nada? Então o que fazer? Como eliminar minha vaidade? O que tenho aprendido? O que vou ensinar? ??? Infinitas perguntas.
Uma leitura breve, porém profundamente avassaladora, necessária, poética e apocalíptica. A descoberta de todo o mal que vc é capaz de fazer a si mesmo e todos. Uma delícia de desprazer, um sonho de pesadelo! Assim, ambíguo e certeiro.
Leiam!

Blendaraujom 19/02/2024

A vida não é útil
A vida não é útil é uma reflexão sobre a vida no antropocêntrico. Como nós seres humanos associados à ideias capitalistas, abdicamos da cultura de subsistência e passamos a ?engolir? o nosso planeta e a nossa própria existência. Para Ailton Krenak, não há salvação para a humanidade! E apesar de parecer uma ideia ?apocalíptica?, todo o livro é uma discussão pautada na realidade vivida pelos povos originários e a observação distante da sociedade contemporânea.

isabelaa 18/02/2024

?Destruir a floresta, o rio, destruir as paisagens, assim como ignorar a morte das pessoas, mostra que não há parâmetro de qualidade nenhum na humanidade, que isso não passa de uma construção histórica não confirmada pela realidade.?

Viviane.Oliveira 18/02/2024

Pegadas forte na Terra.
É impactante constatar que estamos comendo a Terra, que a vemos como algo a ser explorado indiscriminadamente e não como um organismo vivo do qual fazemos parte e dependemos para viver.

Não existe essa dicotomia entre humanidade x natureza pois somos natureza também. Esta diferenciação é extremamente artificial, nos colocando a parte de todo o resto de vida existente na Terra. E mesmo dentro do próprio conceito de humanidade existe diferenciação entre os humanos conforme sua classe, seu local, sua etnia etc, onde alguns se veem como mais dignos e detentores de direitos que os outros. Ou seja, há até mesmo humanos excluídos da tal ideia de humanidade. E para Krenak, todos os seres da natureza, até os não humanos, devem ser incluídos na humanidade.

Estamos comendo a Terra e deixando fortes pegadas sobre ela. Para que não ocorra a nossa autoextinção, é necessário que se mude este sistema. A ideia de sustentabilidade no capitalismo e suas reformas são meras ilusões de adiamento do colapso da Terra e extinção dos seres humanos. Outro fato, é que ações individuais não são capazes de mudar ou reverter essa destruição da Terra

Por fim, a vida é contemplação e fruição e não algo que deva ter sentido de utilidade. Esse desastre de vida utilitarista é algo forjado e implantado pelo colonizador que não consegue conceber uma vida sem a lógica da exploração. Com isto vamos criando desertos. O que fazer diante desta realidade? Fugir até ,inevitavelmente, encontrar outro deserto ou enfrentá-lo? De fato, temos que enfrentar esse deserto que nós mesmos estamos produzindo (na verdade, eles estão produzindo, os donos do poder e sua sanha exploratória de vidas humanas e não humanas). Pois, como o próprio autor afirma:

"Quando aparecer um deserto, o atravesse."

Alice de copas 16/02/2024

Um livro bem atual que diz muito sobre os grandes problemas da sociedade e sobre o capitalismo na visão de um indígena, o que é bem interessante msm q seja chatinho

maria 16/02/2024

Um ótimo livro.
Um livro que estava há algum tempo na minha lista de leituras, comecei e conclui por conta da Unicamp, rs.
Foi uma leitura muito rica, cada capitulo trata de uma parte do assunto no geral e acredito que seja muito produtivo!!
O meu único ponto é que algumas partes parecem repetitivas demais, sendo tratadas de modo diferente ao longo dos capítulos mas com um mesmo objetivo no final.
4,0

Inspirações Literárias 16/02/2024

Recomendadíssimo!
Leitura indispensável a todos os brasileiros.

Tudo que Ailon Krenak escreve causa uma revolução em nossos pensamentos e reflexões!

Cristiana 12/02/2024

Não há futuro se todos não participarem das decisões
Muito boa leitura
Ver discussões que são necessárias sendo analisadas por um indígena é ver que muito tem sido falado porem poucos que realmente entendem do assunto tem sido ouvidos

Dani 07/02/2024

"Todo poder é natural, e nós participamos dele"
Este é o segundo livro que leio do Krenak e assim como o primeiro, bem curtinho e repleto de reflexões.