A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Ana Camps 15/11/2022

É pra refletir!
"Quando o último peixe estiver nas águas e a última árvore for removida da terra, só então o homem perceberá que ele não é capaz de comer seu dinheiro."

JAssica137 05/12/2022

Realidade
Terminei há eras, mas esqueci de atualizar. É uma leitura muito necessária e que abre nossos olhos para autores indígenas e que vivem na pele todos os problemas causados por esse sistema opressor... Principalmente no governo de alguns...

JULIA 27/02/2024

Meio Viena coded na ideia de que nós seres humanos por querermos mais e tudo ao mesmo tempo não vivemos a vida, ou seja, não simplesmente nos conectamos com o planeta e aproveitamos a experiência. Limitamos ao consumo e a destruição? reflexão bela de Krenak

Tori 27/12/2022

Não somos o sal da Terra
Eu amei demais esse livro, me fez refletir sobre cada assunto abordado e me interessar por aprender mais sobre cosmovisões diferentes, vida e natureza.
Divisor de águas, a vida realmente não é útil, nós é que somos seres bobos por buscar incessantemente uma utilidade, e com isso, acabamos adoecendo a Terra e a nós mesmos.

Gaby 11/03/2023

O Planeta pede socorro! Seria o Planeta ou p Todo? É correto dissociar Planeta e humanidade? O que faz o humano ser melhor que o Planeta? Várias reflexões e maneiras de compreender os sinais da pandemia.

mkusey 30/12/2022

amo amo amo
queria que os livros do ailton krenak fossem infinitos para que eu pudesse ler um pouquinho todo dia pro resto da minha vida

Karoline141 21/04/2023

Imensa sabedoria
Ailton Krenak é uma das vozes que precisam ser urgentemente escutadas. Esse livro é um compilado de algumas lives que ele participou. É preciso repensar os rumos que essa "humanidade" e "civilização" estão nos conduzindo tendo como pano de fundo o capitalismo com todas as suas mazelas. A natureza grita e se não tivermos cautela, amanhã será nós que gritaremos quando o céu cair sobre nossas cabeças.

eddrrdo 16/08/2023

A vida não é útil
Ailton fala da relação do ser humano com a natureza e como isso tem sido insustentável nos últimos tempos, fala como tudo isso que criamos tem se tornado frágil capaz de colapsar a qualquer momento. O livro é uma conversa não muito agradável que todos tempos que ter.

carbononh 01/05/2023

A vida não é útil
"A vida é tão maravilhosa que a nossa mente tenta dar uma utilidade a ela, mas isso é uma besteira. A vida é fruição, é uma dança, só que é uma dança cósmica, e a gente quer reduzi-la a uma coreografia ridícula e utilitária. Uma biografia: alguém nasceu, fez isso, fez aquilo, cresceu,fundou uma cidade, inventou o fordismo, fez a revolução, fez um foguete, foi para o espaço; tudo isso é uma historinha ridícula. Por que insistimos em transformar a vida em uma coisa útil? Nós temos que ter coragem de ser radicalmente vivos, e não ficar barganhando a sobrevivência. Se continuarmos comendo o planeta, vamos todos sobreviver por só mais um dia".

Japa 21/01/2023

É um livro sobre dores e desejos
Definitivamente eu não achei que esse livro fosse me impactar tanto.

Você vê um livro pequeno de tudo, de bolso e com pouquíssimas páginas, logo pensa que não deve ser grande coisa.

Pois bem, tamanho não é documento: que livraço! Me tocou profundamente, do começo ao fim. Krenak como sempre extremamente incisivo na defesa e manutenção do pensamento indígena.

Esse é o primeiro livro que eu leio dele, apesar de acompanhá-lo nas redes sociais e ter visto várias entrevistas dele.

Apesar do fato de suas falas terem muito a ver com a pandemia, muito do que é dito também dá pra levarmos pro nosso cotidiano capitalista. O mundo precisa de um norteamento anticapitalista ou então será a morte.

Parece que qualquer coisa que eu escrever aqui não vai ser o suficiente pra expressar a grandeza desse livro e o que eu senti fazendo sua leitura. Enfim, recomendo a todos.

Alice 21/01/2023

Com simplicidade o livro nos faz refletir acerca do modo que vivemos. Com seu rico ponto de vista, Krenak nos presenteia com seu pensamento!

Gustboy 13/09/2023

Um vômito
Digo isso porque acho que seja uma boa alegoria da experiência de ler esse livro. Há uma sensação de angústia com as reflexões que o autor traz, como o modo de viver ocidental é mesquinho, sem sentido, desnecessário. Juntamente a isso ele traz uma reflexão paradoxal que é justamente a não utilidade do viver. Que fazer da vida algo útil é uma violência sem tamanho. Um modo de viver sendo produzido a nível industrial. Estamos consumindo, produzindo, provocando um processo de morte do planeta que vivemos. Planeta este que não é somente um lugar que habitamos, o planeta é a gente também.
Mas não é fácil a tarefa de sair dessa dimensão, desse modo de viver, sinceramente não sei como é possível. Pois o mundo já tá sedimentado de tal forma, que não há como saber se tem como "consertar"
O momento que sucede o vômito, por vezes, causa certa sensação de se sentir melhor, talvez, como acontece nos rituais xamânicos, aconteça uma limpeza, que abre espaço para pensar novos modos de ser possíveis.

Cecília Castro 06/11/2023

Não se come dinheiro!
" Se uma parte de nós acha que pode colonizar outro planeta, significa que ainda não aprenderam nada com a experiência aqui na terra. Eu me pergunto quantas Terras essa gente precisa consumir até entender que está no caminho errado".

- Ailton Krenak

Luiza 03/03/2023

Choque de realidade
Ailton sempre cirúrgico, sincero e sensato
Esse livro fala sobre verdades difíceis de aceitar, e também sobre os impactos da pandemia na sociedade