A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

lila 29/06/2023

Uma verdadeira exposição de verdades nas melhores das palavras. Conheci o Ailton por meio de um professor muito querido de geografia que fez o favor de me emprestar e agora acompanho as obras e postagens do autor. Claramente, uma mente que enxerga as mazelas do próprio tempo e ainda acredita na recuperação, sem essa falsa ilusão idealizada das grandes fábricas que nos matam com sorrisos nas propagandas. Muitas reflexões me foram trazidas e ainda espero que venham mais.

luAsa98 30/03/2024

Uma reflexão interessante numa linguagem bem simples
Gostei bastante dos primeiros textos, as ideias e as analogias que ele apresentava eram muito didáticas. era desmistificação atrás de desmistificação (eu amo).

mas chegou um certo ponto que os textos ficaram bem repetitivos (talvez por se tratarem de palestras e entrevistas diferentes), e o livro não parecia ter mais nada de novo para apresentar, por isso tirei algumas estrelas.

Gustavo Simas 28/10/2022

A vida como dança e fruição
Talvez o parágrafo que mais marca o livro é este:

"A vida não tem utilidade nenhuma. A vida não é para ser útil. Isso é uma besteira. A vida é tão maravilhosa que nossa mente tenta dar uma utilidade para ela. A vida é fruição. A vida é uma dança. Só que ela é uma dança cósmica. E queremos reduzi-la a uma coreografia ridícula e utilitária. Queremos reduzi-la a uma biografia: alguém nasceu, fez isso, fez aquilo, fundou uma cidade, inventou o fordismo, fez a revolução, fez um foguete, foi para o espaço. Tudo isso é uma historinha tão ridícula. A vida é muito mais do que tudo isso. Nós temos de ter coragem de ser radicalmente vivos. E não negociar uma sobrevivência"

A obra, colagem de falas em diferentes entrevistas e lives que Ailton Krenak participou, principalmente, durante a pandemia de Covid-19, é um arranjo que busca descolonizar o pensamento. O título, que, a princípio, pode parecer sensacionalista, se encaixa perfeitamente na fruição dos saberes dos povos originários que Ailton evoca com tranquilidade em seus discursos.

Os capítulos são sucessão de ensinamentos que nos fazem repensar, retroceder e resgatar ideias que vão de encontro à lógica colonial, capitalista, utilitarista e desenvolvimentista latente do século atual. São convites para a possibilidade de novos tempos, antes que os tempos se acabem.

(em especial, recomendo como material extra as conversas de Krenak com o astrofísico Marcelo Gleiser, disponíveis no Youtube e uma das referências pra composição dessa obra)

Sarah 31/10/2022

Não tenho muito o que falar desse livro porque ele é incrível e extremamente necessário para repensarmos aonde estamos indo com tanta pressa e como isso afeta o planeta. Precisamos nos lembrar que a natureza não é uma coisa seprada da gente, pelo contrário, nós somos natureza e precisamos urgentemente cuidar dela e do planeta.

manu 06/11/2022

não vou dizer muito sobre porque o livro por si só ja diz tudo, acho que todas pessoas deveriam ouvir e ler as palavras de Ailton Krenak.

a parte que mais doeu foi quando ele disse: "Tomara que não voltemos à normalidade, pois, se voltarmos, é porque não valeu nada a morte de milhares de pessoas no mundo inteiro."
e tudo voltou ao normal exatamente como era antes, até pior na verdade.

branquela nanica 09/11/2022

Reflexão com mais reflexão...?
Ele é bom para fez vou pensar sobre seus conceitos de humildade sociedade.

Ana Camps 15/11/2022

É pra refletir!
"Quando o último peixe estiver nas águas e a última árvore for removida da terra, só então o homem perceberá que ele não é capaz de comer seu dinheiro."

JAssica137 05/12/2022

Realidade
Terminei há eras, mas esqueci de atualizar. É uma leitura muito necessária e que abre nossos olhos para autores indígenas e que vivem na pele todos os problemas causados por esse sistema opressor... Principalmente no governo de alguns...

sarah 12/04/2024

A vida não é útil
ótima leitura, li por causa do vestibular da Unicamp mas vale a pena qualquer um dar uma lida! é bom ver o ponto de vista de um indígena sobre a situação global

jenny.longarzo 23/04/2024

"A Vida Não é Útil" é um livro com uma linguagem extremamente acessível e fluida, tornando as reflexões que ele contém mais fáceis de serem compreendidas por pessoas das mais diversas idades. Além disso, eu achei o conteúdo ? que engloba questões ambientais e críticas a várias questões ocidentais, bem como o consumismo ? indispensável para todo mundo, principalmente o capítulo que dá o nome ao livro. Particularmente, a discussão sobre a vida não ser útil me afeta de uma maneira muito forte justamente por eu estar numa rotina de estudos para o vestibular enlouquecedora. Realmente parar pra pensar que a vida não necessariamente deveria ter uma utilidade, mas, sim, valorizada, foi um bom tapa na cara junto com toda a crítica de impacto ao planeta. Recomendo muito a leitura.

carbononh 01/05/2023

A vida não é útil
"A vida é tão maravilhosa que a nossa mente tenta dar uma utilidade a ela, mas isso é uma besteira. A vida é fruição, é uma dança, só que é uma dança cósmica, e a gente quer reduzi-la a uma coreografia ridícula e utilitária. Uma biografia: alguém nasceu, fez isso, fez aquilo, cresceu,fundou uma cidade, inventou o fordismo, fez a revolução, fez um foguete, foi para o espaço; tudo isso é uma historinha ridícula. Por que insistimos em transformar a vida em uma coisa útil? Nós temos que ter coragem de ser radicalmente vivos, e não ficar barganhando a sobrevivência. Se continuarmos comendo o planeta, vamos todos sobreviver por só mais um dia".

Tori 27/12/2022

Não somos o sal da Terra
Eu amei demais esse livro, me fez refletir sobre cada assunto abordado e me interessar por aprender mais sobre cosmovisões diferentes, vida e natureza.
Divisor de águas, a vida realmente não é útil, nós é que somos seres bobos por buscar incessantemente uma utilidade, e com isso, acabamos adoecendo a Terra e a nós mesmos.

Biblioteca Álvaro Guerra 01/08/2023

Num momento em que a Humanidade atravessa uma prova de fogo, a lucidez e desassombro de Ailton Krenak, um dos mais originais e importantes pensadores da atualidade, obrigam-nos a uma importante reflexão.
A pandemia de coronavírus que o mundo atravessa é apenas um dos vários desafios que enfrentamos hoje.
Quando analisada, percebemos que é apenas um sintoma de uma doença maior: se a forma predatória e consumista como lidamos provocou esta pandemia, o autoritarismo e desprezo pela vida humana de alguns governos, transformou-a numa autêntica tragédia para muitos.
Em A vida não é útil, ideias para salvar a Humanidade, Krenak, um dos mais originais e importantes pensadores da atualidade, pensa sobre o caminho em direção à ruína que a Humanidade insiste em tomar e crítica as tendências destrutivas a que nos entregamos em nome de uma suposta "civilização": o consumismo desenfreado, a devastação ambiental e o primado da economia face ao valor da vida.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535933697

Japa 21/01/2023

É um livro sobre dores e desejos
Definitivamente eu não achei que esse livro fosse me impactar tanto.

Você vê um livro pequeno de tudo, de bolso e com pouquíssimas páginas, logo pensa que não deve ser grande coisa.

Pois bem, tamanho não é documento: que livraço! Me tocou profundamente, do começo ao fim. Krenak como sempre extremamente incisivo na defesa e manutenção do pensamento indígena.

Esse é o primeiro livro que eu leio dele, apesar de acompanhá-lo nas redes sociais e ter visto várias entrevistas dele.

Apesar do fato de suas falas terem muito a ver com a pandemia, muito do que é dito também dá pra levarmos pro nosso cotidiano capitalista. O mundo precisa de um norteamento anticapitalista ou então será a morte.

Parece que qualquer coisa que eu escrever aqui não vai ser o suficiente pra expressar a grandeza desse livro e o que eu senti fazendo sua leitura. Enfim, recomendo a todos.