A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak




Resenhas - A vida não é útil


587 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Camila.Gama 30/09/2022

O amanhã não está a venda
"Toda teoria é um esforço de explicar para cabeças duras a realidade que eles não enxergam."

A vida nao é útil nos traz um problema ja sabido por todos, mas sob a ótica do povo krenak. Um livro de escrita simples, que tem a missão de nos lembrar para onde o nosso consumo desenfreado esta nos levando, nos lembrar que não se come dinheiro, nos lembrar que estamos cada vez mais pobre diante do desgaste que provocamos na natureza que nao se vê, e que a pandemia foi apenas um grito, diante de sinais que ignoramos a tempos.

Retirado de uma live do Airton Krenak, recomendo muito a leitura, não só aqueles que ja se preocupam e buscam a mudança.
comentários(0)comente



carbononh 01/05/2023

A vida não é útil
"A vida é tão maravilhosa que a nossa mente tenta dar uma utilidade a ela, mas isso é uma besteira. A vida é fruição, é uma dança, só que é uma dança cósmica, e a gente quer reduzi-la a uma coreografia ridícula e utilitária. Uma biografia: alguém nasceu, fez isso, fez aquilo, cresceu,fundou uma cidade, inventou o fordismo, fez a revolução, fez um foguete, foi para o espaço; tudo isso é uma historinha ridícula. Por que insistimos em transformar a vida em uma coisa útil? Nós temos que ter coragem de ser radicalmente vivos, e não ficar barganhando a sobrevivência. Se continuarmos comendo o planeta, vamos todos sobreviver por só mais um dia".
comentários(0)comente



Renan 29/05/2023

Que dor ler este livro no pós-pandemia e perceber que nada mudou. É interessante pensar que podemos passar horas falando como Ailton é uma potência e tem ideias tão ?necessárias?, mas o que ele tenta nos fazer entender é a crença básica dos povos originários, só o homem branco que não consegue entender. Somos a única espécie que destrói a própria casa.
comentários(0)comente



Rafa.Barros 17/01/2024

Incrível! Leiam Krenak.
"Neste momento, estamos sendo desafiados por uma espécie de erosão da vida. Os seres que são atravessados pela modernidade, a ciência, a atualização constante de novas tecnologias, também são.consumidos por elas. Essa ideia me ocorre a cada passo que damos em direção ao progresso tecnológico; que estamos devorando alguma coisa por onde passamos."
comentários(0)comente



Gustavo Simas 28/10/2022

A vida como dança e fruição
Talvez o parágrafo que mais marca o livro é este:

"A vida não tem utilidade nenhuma. A vida não é para ser útil. Isso é uma besteira. A vida é tão maravilhosa que nossa mente tenta dar uma utilidade para ela. A vida é fruição. A vida é uma dança. Só que ela é uma dança cósmica. E queremos reduzi-la a uma coreografia ridícula e utilitária. Queremos reduzi-la a uma biografia: alguém nasceu, fez isso, fez aquilo, fundou uma cidade, inventou o fordismo, fez a revolução, fez um foguete, foi para o espaço. Tudo isso é uma historinha tão ridícula. A vida é muito mais do que tudo isso. Nós temos de ter coragem de ser radicalmente vivos. E não negociar uma sobrevivência"

A obra, colagem de falas em diferentes entrevistas e lives que Ailton Krenak participou, principalmente, durante a pandemia de Covid-19, é um arranjo que busca descolonizar o pensamento. O título, que, a princípio, pode parecer sensacionalista, se encaixa perfeitamente na fruição dos saberes dos povos originários que Ailton evoca com tranquilidade em seus discursos.

Os capítulos são sucessão de ensinamentos que nos fazem repensar, retroceder e resgatar ideias que vão de encontro à lógica colonial, capitalista, utilitarista e desenvolvimentista latente do século atual. São convites para a possibilidade de novos tempos, antes que os tempos se acabem.

(em especial, recomendo como material extra as conversas de Krenak com o astrofísico Marcelo Gleiser, disponíveis no Youtube e uma das referências pra composição dessa obra)
comentários(0)comente



Sarah 31/10/2022

Não tenho muito o que falar desse livro porque ele é incrível e extremamente necessário para repensarmos aonde estamos indo com tanta pressa e como isso afeta o planeta. Precisamos nos lembrar que a natureza não é uma coisa seprada da gente, pelo contrário, nós somos natureza e precisamos urgentemente cuidar dela e do planeta.
comentários(0)comente



manu 06/11/2022

não vou dizer muito sobre porque o livro por si só ja diz tudo, acho que todas pessoas deveriam ouvir e ler as palavras de Ailton Krenak.

a parte que mais doeu foi quando ele disse: "Tomara que não voltemos à normalidade, pois, se voltarmos, é porque não valeu nada a morte de milhares de pessoas no mundo inteiro."
e tudo voltou ao normal exatamente como era antes, até pior na verdade.
comentários(0)comente



branquela nanica 09/11/2022

Reflexão com mais reflexão...?
Ele é bom para fez vou pensar sobre seus conceitos de humildade sociedade.
comentários(0)comente



Helô 25/05/2023

Recomendo
(terceira vez que estou escrevendo isso porque o skoob resolveu excluir minhas resenhas) é muito difícil avaliar um livro de não ficção, então vou usar dois critérios: se eu concordo com o autor e se a minha experiência foi bom. sim eu concordo com o autor e sim a experiência foi boa kkkkk. acho que todo mundo deveria ler as ideias do ailton porque elas podem ser muito ricas pro mundo caótico que a gente vive. no mais, o livro é super curto e rápido de ler. ótimo.
comentários(0)comente



Ana Camps 15/11/2022

É pra refletir!
"Quando o último peixe estiver nas águas e a última árvore for removida da terra, só então o homem perceberá que ele não é capaz de comer seu dinheiro."
comentários(0)comente



JAssica137 05/12/2022

Realidade
Terminei há eras, mas esqueci de atualizar. É uma leitura muito necessária e que abre nossos olhos para autores indígenas e que vivem na pele todos os problemas causados por esse sistema opressor... Principalmente no governo de alguns...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



maria 16/02/2024

Um ótimo livro.
Um livro que estava há algum tempo na minha lista de leituras, comecei e conclui por conta da Unicamp, rs.
Foi uma leitura muito rica, cada capitulo trata de uma parte do assunto no geral e acredito que seja muito produtivo!!
O meu único ponto é que algumas partes parecem repetitivas demais, sendo tratadas de modo diferente ao longo dos capítulos mas com um mesmo objetivo no final.
4,0
comentários(0)comente



Mírian-Atikum 19/02/2024

???
Quantas questões nos levanta essa leitura: viver é ser útil? Ser útil é destruir? Eu faço parte da queda do céu? O que posso fazer para adiar o fim do mundo? Tudo que eu faço é o mesmo que nada? Então o que fazer? Como eliminar minha vaidade? O que tenho aprendido? O que vou ensinar? ??? Infinitas perguntas.
Uma leitura breve, porém profundamente avassaladora, necessária, poética e apocalíptica. A descoberta de todo o mal que vc é capaz de fazer a si mesmo e todos. Uma delícia de desprazer, um sonho de pesadelo! Assim, ambíguo e certeiro.
Leiam!
comentários(0)comente



Tori 27/12/2022

Não somos o sal da Terra
Eu amei demais esse livro, me fez refletir sobre cada assunto abordado e me interessar por aprender mais sobre cosmovisões diferentes, vida e natureza.
Divisor de águas, a vida realmente não é útil, nós é que somos seres bobos por buscar incessantemente uma utilidade, e com isso, acabamos adoecendo a Terra e a nós mesmos.
comentários(0)comente



587 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR