Piquenique na Estrada

Piquenique na Estrada Arkádi Strugátski...

Resenhas -

fernandocarreiro 08/05/2024

Piquenique na estrada
Afinal, o que fazer depois que a Terra sofreu a Visitação. Livro - até então para mim - com uma abordagem única sobre esse tema que tanto desperta interesse nos amantes da ficção científica.
O que acontece quando recebemos a visita de seres de outros planetas? Como isso impacta o cotidiano humano?
O fim é aberto mas não menos interessante.

Thiggas 24/01/2024

Enquanto eu tava lendo, e até mesmo agr que eu terminei, eu fiquei com vontade de que o livro fosse maior, que as coisas fossem mais desenvolvidas, mais explicadas, mais exploradas, mas pensando agora eu acho que não poderia ter sido feito de outra forma. O diferencial desse livro em relação a outros de ficção científica alienígena é que ele foge da fórmula, os seres humanos não são apresentados como merecedores dos avanços tecnológicos trazidos pelos alienígenas, nem são apresentados como vítimas de uma invasão extraterrestre, eles simplesmente não são nada, e isso fica claro na conversa entre Noonan e Valentin, que pra mim é uma das melhores partes do livro; logo a única coisa que resta é tentar entender, e o foco do livro é exatamente sobre as consequências desse processo. Então no fundo fica esse gosto de quero mais exatamente porque nós, assim como os personagens do livro, sabemos uma porção ínfima sobre a história; assim como eles nós não entendemos, e nem vamos entender, o que realmente foi A Visitação.

Luiz.Machado 23/11/2023

O livro traz uma premissauito interessante, mas peca em não explicar muito o universo que aparenta ser extremamente rico.

Menezes Torres 08/08/2022

Enredo interessante. Possui bons personagens.
O final termina em aberto, o que não me agrada muito.

Van_woods 28/07/2021

Ficção científica russa
Livro interessante e traz muitos questionamentos sobre o uso de tecnologias e questões humanas.
Escrito por dois autores, algo inusitado no mundo literário.