Suite Francesa

Suite Francesa Irène Némirovsky

Resenhas - Suíte Francesa

Ticia 30/09/2023

Eu vi o filme primeiro (centenas de vezes) e foi pelo filme que corri atrás do livro.
O livro é maravilhoso, triste e apesar de achar arrastado em algumas partes, amei cada página.

Queria muito um final, saber o que aconteceu, principalmente com Lucile e Bruno.

Recomendo para todos

Shanna 22/06/2023

Livro que virou filme
Descobri este livro após assistir o filme com o mesmo nome. Porém, o livro é bem diferente do filme, o que me desapontou um pouco porque anseava ver a história de Lucile e Bruno em mais detalhes.
O livro possui 2 partes, sendo a última incompleta porque a autora foi presa e enviado a um campo de concentração.
No final do ebook tem compilado diversas cartas da autora e de pessoas conhecidas falando sobre suas apreensoes e angustia perante o medo de ser deportada. Achei essa a parte mais tocante do livro e me fez lembrar de outra autora que também sofreu com a mesma guerra, Anne Frank.
O que mais me incomodou nesse ebook foram os inúmeros erros tipográficos e a versão ser em português de Portugal. Infelizmente, me fez perder o encanto pela história.

Priscila 21/01/2022

Impossível não se envolver
Simplesmente amei a história, a autora consegue nos envolver de uma forma que começamos nos imaginar vivendo como os personagens, o único defeito é que é uma história sem fim!

Sheyla.Batista 08/10/2021

"A vingança será minha"
"Ah, tanto pior, não sou a santa, não quero perdoar -lhe. Espera, espera um pouco e logo verás! Far-te-ei chorar como nunca choraste."

Nanna 25/08/2021

Eu vim pelo filme ...
... E adorei o livro!!

É um romance inacabado infelizmente, e eu queria muita ter o desenvolvimento, mas o período triste da humanidade nos privou disso. Pra quem não sabe, a autora infelizmente foi presa em um campo de concentração e nunca mais se teve notícias :(

Sobre o romance em sim, as 2 partes em que o livre se divide é bem diferente uma da outra...

Na primeira parte do livro, a autora passeia por vários personagens, com características muito diferentes entre sim. Varios núcleos familiares tbm, e a gente acompanha como cada um se comporta diante das dificuldades de uma França invadida pela Alemanha.
No final da primeira parte tem conclusões, cada personagem tem o que "merece".

Já na segunda parte, tem núcleos diferentes tbm, mas a autora foca so em um, que é o da família Angellier...
Essa família composta pela Sra. Angellier e sua nora, Lucile... o único homem da casa, marido de Lucile, é prisioneiro de guerra, logo, as duas estão sozinhas.
Elas se veem obrigadas a hospedar um inimigo, um oficial alemão e é aí que as coisas se desenrolam... Ou se enrolam. Kkk

Pois bem, essa segunda parte termina com ligamento pra uma terceira parte, que não houve, infelizmente.

Essa edição tbm traz extras, com anotações da autora, do que ela esperava pra seus personagens, e mais as cartas trocadas quando ela foi presa. E essas últimas são pesadas e de cortar o coração :'(

Rebeca.Verino 26/03/2021

Delicado e forte
Um livro de uma delicadeza ímpar ao descrever os sentimentos de toda uma nação, a França, diante da ocupação alemã durante a Segunda Guerra. O livro fora originalmente pensado em possuir 3 ou mais partes: Tempestade em Junho, Dolce, Cativeiro e talvez mais outras 2 não intituladas. Porém, a obra nunca foi concluída, tendo só as duas primeiras partes, pois sua escritora, Irène Némirovsky, foi presa e deportada para um campo de concentração no Leste Europeu onde veio a falecer. Já amava muito a adaptação cinematográfica e agora amo mais ainda o livro de origem.

APaula.Maia 05/07/2020

Incrível
E que livro emocionante!
Uma história forte sobre a ocupação da França pelos alemães em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial. As últimas 60 páginas mais ou menos são de anotações reais da autora durante esse período. Ela era russa, judia de família que depois se tornou católica e foi novinha viver na França.

Nas anotações do diário dela conseguimos saber mais sobre a história e os personagens, já que a parte final não foi concluída a tempo pois ela foi capturada e levada para Auschwitz

jota 24/05/2019

Franceses ocupados demais...
Suíte Francesa era um projeto literário de Irène Némirovsky (1903-1942) que compreendia cinco partes – ou cinco movimentos, conforme a própria autora explica nas notas pessoais anexadas ao volume -, dos quais apenas dois vieram à luz: Tempestade em Junho e Dolce. Esta segunda parte, inacabada, ganhou uma adaptação cinematográfica em 2014. Resultou num filme apenas mediano, ou pouco mais do que isso, mas que contribuiu para divulgar a obra dessa escritora de origem judaica, morta em Auschwitz aos 39 anos.

As histórias contadas por IN dizem respeito ao comportamento da sociedade francesa sob a ocupação nazista, especialmente naquilo que se passava entre a burguesia do país, perdida em seus rumos então. Tempestade em Junho, a primeira parte, traz uma narrativa focada em fatos e personagens reagindo à entrada dos alemães no país, a fuga para lugares menos visados, os bombardeios de surpresa, o colaboracionismo, o relacionamento com os invasores, por vezes amigável demais etc. Tudo muito interessante e verdadeiro (pois foi vivenciado pela autora) com os relatos dessa parte se assemelhando a pequenos contos.

Alguns dos personagens reaparecem em Dolce, segunda parte, focada no relacionamento de uma jovem francesa casada, Lucille - seu marido encontrava-se prisioneiro dos nazistas; ela é controlada pela sogra quase o tempo todo - com um oficial alemão, Bruno, que tem esposa na Alemanha. O oficial ocupa os aposentos que eram de Gaston, o marido de Lucille, na mesma casa em que as mulheres vivem. De um modo geral Bruno não se comporta como um asqueroso nazista, é culto e parece ser decente. Aos poucos entre ele e Lucille se desenvolve certa atração, que passa a despertar a atenção das demais pessoas da vila ocupada. Elas procuram a jovem para obter benefícios junto aos militares alemães, coisas assim.

A atração entre Lucille e Bruno cresce e ficamos querendo saber no que essa história vai dar. Pois a certa altura a moça e a sogra escondem em casa (a mesma onde também se hospeda o oficial alemão) um francês, Benoit, que matou um soldado alemão que assediava sua mulher. Os franceses fazem um plano para proteger Benoit; tentam enviá-lo a Paris, mas precisam de autorização oficial para que Lucille, dirigindo um automóvel da família, vá até a capital, transportando o fugitivo, isso tudo no mesmo dia em que os alemães estão de partida da vila; eles serão substituídos por outros soldados, inclusive Bruno. Lucille consegue o documento, mas aí a narrativa é interrompida. Na versão cinematográfica a história prossegue, mas não vou revelar o final, claro. Vejam o livro e leiam o filme...

Filme foi visto há algum tempo já e livro foi lido entre 13 e 23/05/2019.

Taiane 01/09/2018

Um romance inacabado
Suíte Francesa é um brilhante romance escrito no período da Segunda Guerra Mundial.
O livro é dividido em duas partes a Tempestade de Junho uma séries de quadros sobre a debandada de Paris na chegada do exército ocupante. E a segunda Dolce sobre a ocupação alemã na França.
A obra nos lembra de outro registo histórico da mesma época o Diário de Anne Frank.
Em Suíte Francesa, Irène Nèmerovsky escreve com estilo narrativo rápido e preciso, um escrita pura e desenvolta, polvilhadas de rasgos líricos.
Gostei do livro, mas fiquei com o gosto de quero mais, de saber como seria as próximas partes desse romance que em meio ao período de guerra, o amor é mais forte !
Eryka 23/12/2020minha estante
Como eu faço pra ler ele aqui no app?

Taiane 31/12/2020minha estante
Oi Erika por aqui não tem como ler os livros, busca ele em e-book no Amazon ou em outro site ;) Boa leitura!!

priscila.wenzel 27/06/2018

Muito bom!