Scarlett

Scarlett Alexandra Ripley

Resenhas - Scarlett

Rafaelle 02/07/2018

Um pouco mais da incomparável Scarlett O'Hara
Eu acabei de terminar a leitura e sinto que um pedaço do meu coração ficou perdido entre as páginas de Scarlett...
Comprei esses livros imediatamente após o término de E o vento levou... Aquele final não era o suficiente para mim, não consigo me conformar com finais em aberto. Então chegaram meus exemplares de Scarlett I e II e fui acometida pelo medo da decepção. Ler continuações de outros autores é algo do qual tenho medo. Tive um trauma grande demais ao ler uma versão de Orgulho e Preconceito e fiquei receosa. Enrolei uns três meses para começar a leitura de Scarlett e agora que li só posso dizer que fui uma completa tola.

Talvez eu seja uma vergonha como leitora. Os fãs de E o vento levou podem me considerar uma verdadeira herege. Porém esse livro me prendeu mais do que a obra original. Até fico receosa por falar uma barbaridade dessa mas preciso ser honesta. Não que seja uma obra de fato melhor. E o vento levou é uma obra mais densa, emocionalmente carregada e com certeza mais completa, um verdadeiro clássico. Scarlett já não tem o que torna o livro original tão memorável. Porém é um livro que me tornou impossível largar enquanto não soubesse o que vinha a seguir. Aqui temos uma Scarlett diferente, não temos mais a guerra, nem a fome. Menos corpos ficam pelo caminho. Mas temos uma jornada que finalmente transforma Scarlett em uma mulher.

Scarlett foi derrotada. Foi por várias vezes. Sua vaidade de beldade do condado é inútil. Suas convicções são postas à prova. E Alexandra Ripley traz um amadurecimento à Scarlett gradual, sem mudar sua essência. Scarlett é egocêntrica por natureza e nunca deixaria de ser. Porém ela muda à cada página. Aprende a pensar mais do que em si mesmas. E sofre, sofre muito por seus erros.

A inserção da família irlandesa de Scarlett na história é algo que considerei uma jogada de mestre. Finalmente entendemos muito da personalidade dela através do convívio com seus familiares. E é possível se apaixonar por cada um dos personagens. E odiar um pouco alguns deles também, assim como eu amei e odiei Scarlett em E o vento levou. Temos personagens tão humanos, tão falhos, tão cheios de defeitos que sinto como se pudessem ser pessoas reais e não apenas personagens fictícios.

A única coisa que me desagradou nesse livro foi o final corrido. Tanto tempo se passa na história, tantas coisas acontecem e Alexandra deixa tudo para resolver nas últimas vinte páginas. Mas nem esse mínimo defeito consegue diminuir meu amor pela obra. Sinto-me completamente apaixonada e prevejo uma triste ressaca literária.
Michelle 16/07/2019minha estante
Sabe, penso do mesmo modo. Antes de iniar a leitura, vi algumas resenhas que me fizeram a acreditar numa péssima continuação, mas não. Não houve decepção. Porém, como você, achei o final muito corrido comparado a sede que temos por esse casal no decorrer da leitura. Além disso, senti falta do Rhett. Ele apareceu pouquíssimas vezes e o ar da presença, a cada vez que eu sentia, me dava ânimo para ler.