O Investidor de Bom Senso

O Investidor de Bom Senso John C. Bogle

Resenhas - O Investidor de Bom Senso

MiriA 02/04/2024

A base para quem quer começar a investir está nesse livro, alguns aprendizados e dicas que acho super válidos e necessário mas achei uma leitura chata

Guilherme.Lanze 24/03/2024

Excelente visão!
O autor defende sobre a estratégia de investir em ativos de baixo custo de administração.
O livro traz uma excelente visão sobre o efeito dos custos ao longo do tempo e como o investidor deve focar neste detalhe ao elaborar sua carteira de investimentos.
Como o autor é dono de uma gestora de ETFs, o livro é focado na defesa destes investimentos que possuem grande diversificação e baixo custo. Ele traz diversos estudos embasados em rentabilidades passadas para comprovar seu raciocínio.
Vale muito a pena a leitura!!!

Zeantonio 21/02/2024

"O Investidor de Bom Senso" livro escrito por John C. Bogle, fundador da Vanguard Group. Este livro é um guia clássico sobre investimento em fundos de índice e aborda a filosofia de investimento de longo prazo, a importância da diversificação e os custos associados aos investimentos. Bogle promove uma abordagem de investimento de baixo custo e passivo, enfatizando a simplicidade e a paciência como chaves para o sucesso financeiro a longo prazo. Ele oferece insights valiosos sobre como os investidores podem evitar armadilhas comuns e alcançar retornos consistentes ao longo do tempo.

Mark_Literário 16/02/2024

Um investimento de bom senso
Escrito pelo fundador do Vanguard Group, uma das maiores gestoras de fundos de investimento do mundo, o investidor de bom senso recebe elogios dos principais investidores, sendo uma leitura indispensável para qualquer investidor, desde o iniciante até o mais experiente. Em seu livro, Bogle traz ao leitor alguns ensinamento clássicos, como a necessidade de diversificação dos investimentos e a fuga dos custos operacionais e impostos, a partir de uma ótica voltado aos fundos de índice, ou seja, fundos que replicam determinados índices de mercado. A partir do índice SP500, que representa a performance das principais empresas americanas, o autor demonstra os benefícios de um investimento focado no índice, com poucos custos e voltado para prazos maiores

site: https://www.tiktok.com/@mark_o_literario/video/7319517882340396293

Thiago C Luz 05/01/2024

Uma conversa sensata sobre investimentos.
John Bogle é um autor polemico no mundo de investimentos. Traz algumas ideias que vão de encontro ao que muitos defendem na área.

Nesse livro, penso que ele atuou de uma forma um pouco diferente, ele foi claro e direto. Nessa linha, o autor levanta os seguintes pontos de grande relevância:

- Comece a investir cedo.
- Reduza os custos dos investimentos, inclusive em impostos.
- Diversifique, tenha uma carteira de ações e de títulos públicos.

Tenha em mente que investir não é uma aposta e, invariavelmente, situações passadas não servem para prever o futuro.

Livro muito interessante, vale a pena ler.

Lucas 25/11/2023

Livro bem legal com alguns ensinamentos importantes para o investidor de longo prazo. Porém se soubece que falava especificamente sobre investir em ETFs não teria iniciado a leitura. Porém recomendo.

Marci 31/07/2023

Um bom livro.
John Bogle foi fundador da gestora americana Vanguard em 1974.

Para o autor tudo se resume a bom senso. O autor defende investimentos a longo prazo, a diversidade de ativos, menciona o poder da capitalização dos dividendos. É muito fã de fundos de índices indexados ao S&P 500 e é contra ficar trocando de papel.

O livro traz comparações entre fundos americanos. Para o autor os fundos ativamente geridos surgem e desaparecem, enquanto o fundo (passivo) de índices permanece. Traz o histórico dos 355 fundos que haviam em 1970, sendo que 281 daqueles fundos não existem mais. Cita o lendário gestor Peter Lynch e seu fundo Fidelity.

O autor menciona que os investidores acreditam que conseguem escolher excelentes administradores de fundos mas é muito difícil superar repetidamente o mercado. Fala que é um erro ignorar as taxas pagas com comissões e impostos. Fala sobre eliminar as emoções da equação e os modismos do momento. Fala que muitas vezes as ações perdem o contato com a realidade, mas no longo prazo sempre há a regressão a média dos P/Ls. Menciona ainda que períodos de desempenho medíocres tendem a ser seguidos por períodos de recuperação e vice e versa? Destaca que os fundos de títulos de dívida também tem as mesmas forças que geram valor aos fundo de indexados ao S&P.

Para o autor a fórmula consiste em possuir todo o mercado de ações por meio de fundos de índices e depois não fazer mais nada. Apenas permanecer no rumo.

Defende a simplicidade ?o maior inimigo de um bom plano é o sonho de um plano perfeito.?

Trindade 06/06/2023

Repetitivo e nada de novo
Não é um livro que acrescenta muito. O livro é repetitivo, especialmente quando se fala de fundos, e não acrescenta nada de novo para quem já gosta dos livros desse gênero.

cheopsmalta 15/05/2023

Neste livro, John Bogle, um dos quatro "gigantes do investimento" segundo a revista Fortune apresenta de forma clara aquilo que foi o grande foco do seu trabalho por anos: fundos de índice e taxas mínimas.
O autor mostra que os que acabam por escolher ações e fundos mútuos estão fadados a ter retornos menores e riscos maiores, portanto, defende os fundos de índice no sentido de que "melhor do que procurar uma agulha no palheiro é comprar o palheiro inteiro".
Outro ponto forte de sua abordagem é que os custos e os impostos importam, especialmente no longo prazo. Argumento que reforça ainda mais a sua tese em relação aos fundos de índice.
Já no final, fala um pouco sobre alocação e recorda Benjamim Graham colocando o modelo de alocação em ações e títulos de dívida num intervalo de 75/25 (para ambos os lados) a depender do momento de vida do investidor. Como não se trata de uma ciência exata, coloca várias abordagens fazendo com que o leitor possa pensar e decidir qual a melhor decisão tomar.
A grande reflexão após a leitura é que a simplicidade acaba por ser, também no mundo dos investimentos, o caminho do sucesso, especialmente no longo prazo.
Leitura recomendada para todos aqueles que pensam em investir ao longo das suas vidas, afinal, como o próprio autor afirma: "sabemos que investir implica riscos. Mas também sabemos que não investir nos condena ao fracasso financeiro".

Lorran.Garcia 18/03/2023

Compre um ETF e carregue-o a vida inteira
O livro é relativamente longo para o que se propõe : provar que um ETF que acompanha o retorno do mercado (S&P 500 - o índice das 500 maiores empresas da bolsa dos Estados Unidos) e possui taxas baixas é a melhor escolha para a maior parte dos investidores.

Ainda assim, é uma boa leitura para repensarmos estratégias de investimentos, visto que o autor a todo momento traz diversos dados históricos de rentabilidade comparando os diversos tipos fundos e ativos com o ETF que replica o mercado.

Um dos trechos que poderia ter sido melhor desenvolvido são os capítulos que falam sobre a explosão de novos tipos ETFs setoriais ou de algum índice inventado pela própria criadora do etf?bem como a criação de portfólios.

HugoVella 18/02/2023

Atritos
Este livro me de entender um grande atrito que há no mercado de ações entre pessoas que investem apenas por fundos e pessoas que investem selecionando suas ações. Grandes investidores como Warren Buffett adotam a estratégia de comprar fundos de índices, ou seja, o mercado todo e deixar ele fazer o trabalho. Isso dá uma ótima discussão sobre a qualidade de investidor que se é. De toda forma, no meio dos demais livros de investimentos, é um livro normal, não se destaca muito, mas traz consigo ideias conflitantes de gente grande nesse nicho.

Danilo435 21/01/2023

Esperava mais
Pelas referências de quem me enviou eu esperava mais, para quem está pensando em ler aconselho a ler tb o gestão de portifolio

Vini Fernandes 01/01/2023

Um bom título
É um livro bacana no geral. No entanto achei que o livro abordaria mais sobre o tema de investimentos em si, e não que ficasse preso apenas a propaganda de Fundos.

Saulo, O Negociador 19/12/2022

Curti a maneira como os fundamentos básicos são trabalhados, por se tratar de um livro popular sobre finanças, cumpriu com o prometido!