Shuggie Bain: A Novel (English Edition)

Shuggie Bain: A Novel (English Edition) Douglas Stuart
Douglas Stuart

Resenhas -

Atahualpa.Moura 27/06/2023

A colourful portrait of Glasgow's working class
Chosen by Dua Lipa to kick off Service95's book club, this lengthy novel invites the readers for a deep plunge into 1980s Glasgow and the intimacy of a household affected by alcoholism and deprivation. Stuart's thorough descriptions turn the book into a sensory experience, replenished with vivid visuals and elaborate textures, albeit tiresome at times. Shuggie Bain's strongest card is painting an otherwise ordinary landscape with such bright colours. Overall, it is an interesting journey, masterfully crafted, even though I did not quite relate to the characters of Shuggie or Agnes or feel especially moved by them.

Milinha 27/04/2022

pesado, mas muito bom. dificil de ler em ingles tambem, por causa da ortografia que simula a pronúncia

Rafa 16/04/2021

Livro pesado, mas muito bonito
Esse livro aborda diversos assuntos pesados: alcoolismo, relacionamentos abusivos, homofobia, entre outros (recomendo procurar todos os gatilhos).
A obra retrata a relação entre Agnes Bain, uma dona de casa frustrada e, cada faz mais, dependente da bebida, e seu filho Shuggie. O leitor acompanha toda a infância do menino, de modo que o livro explora a decadência e amadurecimento de diversos personagens. Apesar da vida sofrida de Shuggie, o autor mantém uma sensibilidade muito bonita, que mostra a complexidade dos relacionamentos familiares. Eu tive vários momentos de ?amor e ódio? com diversos personagens e senti que as nuances enriqueceram muito o texto. Existem suspeitas de que a obra tem um caráter autobiográfico e a profundidade do conteúdo mostra que isso é possível.
Além disso, outro fator interessante da narrativa é o contexto histórico. Ela se passa em Glasgow nos anos 1980, período marcado pela pobreza e pelo desemprego do governo Thatcher. Por isso, se você for ler a obra no idioma original, os diálogos com marcas da oralidade podem se tornar um problema dependendo do seu nível de inglês.
No geral, gostei muito do livro, apesar de não ter sido sempre fácil ou prazeroso. Recomendo a leitura para todos que quiserem um livro triste, mas bem escrito e sensível.