Hi-Merimã

Hi-Merimã Marcelo Pereira

Resenhas - Hi-Merimã

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 03/07/2023

Resenha: Hi-Merimã | a Floresta Sombria | Marcelo Pereira
Hi-Merimã a Floresta Sombria é um livro de aventura com lendas indígenas escrito pelo autor Marcelo Pereira, corresponde a Editora Scortecci sendo de literatura nacional. Eu recebi o livro com dedicatória mais marcadores em parceria com o escritor, eu li como meta em 12 livros para ler em 2023 que fiz o vídeo no Youtube e um dos livros escolhidos foi esse. Poderei ler mais obras do autor.

"-Hi-Merimã agradece por ter gerado uma criança pronta para amar a terra e os seus habitantes." p.85

Esse livro é sobre o Nowa, um garoto indígena que nasceu no coração de Hi-Merimã, ele foi encontrado dentro de um vitória-régia e criado por uma onça-pintada sim essa da capa chamada de Rajara. Nowa para ganhar a confiança da tribo parte para uma grande aventura e inesquecível jornada. Com grande potencial Nowa mostrará sua capacidade, o escritor demonstra que foi feito muita pesquisa sobre lendas indígenas para ter escrito essa obra.

"Foi assim que a grande aventura se iniciou." p.63

Essa obra tem seu diferencial além da representatividade dos povos indígenas explorando a natureza e o Brasil, tem lindas ilustrações: imagens feitas pelo Isaac Santos e Petterson Silva. O livro também passa reflexões sobre respeito à Terra e a vida, a natureza em geral. O escritor é de Araraquara interior de São Paulo e apaixonado pela vida selvagem. Segundo o livro essa obra é realização de um sonho dele.

"-Então, aproveita a noite, Suyá. Vou-me deitar." p.27

Eu gostei do livro, bem interessante e foi uma leitura muito fluída. Se o escritor topar futuramente poderei entrevistá-lo em live no Instagram. Esse livro por ser rápido de ler é perfeito para ler em maratonas literárias. Para quem gosta de aventura, lendas de povos indígenas, com ambientação de floresta e apoia a literatura nacional poderá gostar essa obra. Eu indico.

"O céu estava avermelhado , com poucas nuvens e os raios do sol deixavam as montanhas de pedras douradas, vistas pelos horizontes do litoral." p.132

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2023/07/resenha-hi-merima-floresta-sombria.html

Joyce 08/03/2021

Hi-Merimã A Floresta Sombria
O livro conta a história de Nowa, um pequeno índio que foi criado por uma onça chamada Rajara.

Ele foi encontrado dentro de uma planta que a maioria de nós conhecemos e é típica da Amazônia, a Vitória-régia.

A tribo Aruak culpava o menino por uma grande tragédia que aconteceu: a morte do Rio Yanomami, onde suas águas gradativamente foram escurecendo.
Foi feita uma reunião na floresta onde a maioria dos animais e seres místicos foram convocados , tal reunião, decidiria quem iria salvar o Rio Yanomami .

Sendo assim, Nowa se ofereceu para tal missão a fim de reverter os erros do passado de seu pai trazendo de volta a sua honra.

Pequeno, mas munido de uma coragem grande, Nowa parte com mais alguns companheiros numa jornada cheia de perigos e aventuras, tudo o que mais almejava além de salvar o rio e limpar o nome de seu pai era ganhar a confiança de todos da tribo.
Caminhar pela Floresta Hi-Merimã através da leitura desse livro é conhecer a biodiversidade da flora e fauna brasileira. O autor com sua maestria nos leva a conhecer diversos tipos de aves, plantas, árvores ,e o mais variados animais e seus habitats das diversas regiões do nosso país, onde a Chapada Diamantina é uma delas. Dá pra ver a paixão do autor pelo o que faz.
E o mais legal também nisso tudo, é que , além da cultura indígena presente na obra , há também os seres místicos do nosso Folclore Brasileiro, como a Caipora, Anhangá, Saci, Mapinguari entre outros, que irão ajudar o indiozinho nessa jornada. Ah, não posso esquecer de citar que as ninfas também marcam presença no enredo.

Um livro que passa para o leitor a importância da preservação do meio ambiente, conscientizando cada um a ter mais amor pelos animais, árvores e plantas, é realmente um prato cheio para professores darem aulas de maneira diferente.

Tenho a certeza que com a riqueza desse livro, não vai faltar temas para se trabalhar o ano todo em sala de aula. O projeto gráfico vem com algumas ilustrações que deixaram a obra mais convidativa e especial .
Um livro que não pode ficar de fora da sua estante caro leitor e nem da biblioteca da sua escola querido professor, pois vale à pena ser lido e ser colocado em prática o amor pela biodiversidade da nossa região.

Super recomendo essa leitura.

site: https://camponesaliteraria.blogspot.com/