O tratador do zoológico de Mossul

O tratador do zoológico de Mossul Louise Callaghan

Resenhas - O tratador do zoológico de Mossul

Fabio Pedreira 11/02/2021

O tratador do zoológico de Mossul
Imagine você morar em um lugar onde mandam te sequestrar em busca de resgate ou onde o pessoal já está acostumado a uma rotina onde homens bombas atacam postos de controle do exército.⁣

Mas ainda assim, a vida consegue ser relativamente tranquila, porém, um dia o Estado Islâmico invade e toma conta da segunda maior cidade do Iraque. No início eles se mostram "pacíficos", mas todos sabem que é só fachada, pois, em pouco tempo mulheres são obrigadas a se vestir dos pés a cabeça, homens são mortos só por usarem a calça acima do tornozelo e nem celular é permitido, entre outros vários itens chamados impuros.⁣

Essa é a realidade que Abu Laith vive com sua família, quando o Estado Islâmico invade. Abu Laith desde pequeno amava os animais, coisa que poucas pessoas entendiam, já que a maioria deles nao entendem como alguém pode se importar tanto com esses bichos. Quando cresceu, Abu Laith se tornou tratador de animais no Zoológico de Mossul, cuidando de alguns leões, ursos e outros animais.⁣

Mas seu preferido sempre foi Zombie, um filhote de leão que ele criou desde pequeno, treinando-o e alimentando-o com leite de bufala. Mas com a chegada do ES os dois acabam separados. E os animais correm grande perigo, seja pelos bombardeios constantes, ou pela fome. Então cabe a Abu Laith, fazer de tudo para salva-los da morte certa.⁣

Esse livro é incrível. Como disse na postagem anterior, os livros da editora conseguem despertar todo tipo de sentimento, da raiva até a esperança. Muitas vezes fiquei revoltado com o ES, impressionado com a ignorância desse povo. E não só com eles, mas como a maioria das pessoas sonquerem saber de dinheiro.⁣

Mas ao mesmo tempo é impossível não se emocionar com a paixão de Abu Laith pelos animais e seu esforço para salva-los. Somado a isso, tem o fato dele ser uma figura bem divertida. Claro que as vezes tem suas falhas, mas no geral é uma grande pessoa.⁣

É triste ver o estado em que os animais ficaram, e o que vai acontecendo com eles. Sou muito fraco para leitura com bichos, tanto que em alguns momentos fiquei bem abatido (principalmente com a Leoa). Mas ainda assim é um livro que eu recomendo demais, só vão preparados. Mas leiam. Porque com certeza vale a leitura.

Thainá - @osonharliterario 04/12/2020

Em tempos de guerra, como os animais sobrevivem?
Abu Laith é um homem que já passou dos 40 anos; alguém que se auto intitulou tratador do zoológico de Mossul e aquele que tem um sonho: abrir o seu próprio zoológico e cuidar dos seus próprios animais. Enquanto isso não acontece ele divide a sua atenção entre os animais do único zoológico da cidade, entre seus muitos filhos, filhas e esposa e entre Zombie, um filhote de leão que é para ele um outro filho.

Junto com a ocupação do Daesh também vem a separação de Abu Laith e Zombie, já que o zoológico habita um local nada seguro para os moslawi (habitantes de Mossul). E mesmo que o zoológico depois se mude para um lugar próximo a casa de Abu Laith, a guerra será um campo minado e uma linha constante de separação entre os dois.

É também através da guerra que os animais, tanto Zombie como os demais do zoológico, ficarão à sua própria sorte, sobrevivendo de migalhas e pouca água. Em meio ao caos, a centenas de mortes e a bombardeios constantes, haverá espaço para zelar pelo cuidado e vida dos animais?

O tratador do zoológico de Mossul é uma leitura tocante, sentimental e realista. Mesmo sendo lenta, por conta dos poucos diálogos, isso em nada retira o brilho dessa história inspiradora. Ao conhecermos Abu Laith, também conhecemos outras pessoas que são de suma importância para o desfecho desafiador desses cuidados. Um livro que abre nossos olhos para outra realidade, que nos absorve e nos ensina.

Abu Laith é uma pessoa inspiradora e que ama os animais tão profundamente que consegue transmitir todo esse amor para nós. Sua luta em cuidar dos animais em meio a uma guerra sangrenta é inspiradora e tocante. Muitas vezes me emocionei, sorri e ri com ele. O meu coração ficou apertado junto com Zombie, o leão, e Lula, a ursa, e tudo que aconteceu com os dois animais ao mesmo tempo em que torci freneticamente para que Abu Laith conseguisse salvá-los e cuidá-los.

É uma leitura que eu recomendarei para todo mundo, pois muda nosso interior, nos transforma em pessoas melhores. Eu quero muito ser como Abu Laith e espero que após a leitura dessa obra as demais pessoas também.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2020/12/04/resenha-o-tratador-do-zoologico-de-mossul-louise-callaghan/

DayanePrincipessa 09/09/2023

O pai dos leões
O livro é extremamente emocionante, relata a vida de algumas pessoas vivendo em meio à guerra entre o governo do Iraque e o Estado Islâmico na região de Mossul e como um homem simples, com seu amor pelos animais, conseguiu salvar a vida deles em meio aquela tragédia.
Nunca tinha lido um livro cuja história se passasse nesta região, foi muito enriquecedor porque trouxe diversos detalhes da cultura deste povo, bem como, a consciência do que é viver em meio à guerra.
Particularmente, fiquei bem afetada com o livro, fiquei pensando como os seres humanos são vulneráveis e não têm o controle de nada, porque quando o Estado Islâmico assumiu o governo da região submeteu as pessoas a regras absurdas, sem contar na violência e terror.
Depois o governo iraquiano conseguiu retomar o poder, mas depois de anos, enquanto isso as pessoas viviam escondidas, com medo, sendo mortas, passando fome etc.
De um dia para o outro a vida de cada um deles foi praticamente sequestrada.
É assustador pensar nisso e que pode acontecer a qualquer momento em qualquer lugar do mundo novamente algo semelhante e que ninguém tem o controle sobre isso.
Outra situação que me cortou o coração, obviamente, foi a questão dos animais. Eu os amo demais, me identifiquei muito com o Abu Laith, acho que se estivesse na mesma situação teria provavelmente agido igual. também já passei por situações de ser questionada pelo meu amor pelos animais, quando penso, que na verdade, como pode algum ser humano não amá-los?
Apesar de todas as coisas horríveis que aconteceram, recomendo demais o livro, porque tem um final feliz, graças a Deus.

Lido em 08/09/2023

@carousilva 27/12/2023

Uma história incrível
Confesso que comprei o livro pela capa! Sim, o título me chamou a atenção e pela capa acreditei que tinha adaptações.

E que grande surpresa foi comprar um livro pela capa! A história é incrível e mostra o amor de um homem pelos animais em meio a destruição de uma guerra (que parece não ter fim). Queria um final feliz para todos, com o fim da guerra, mas as histórias reais nem sempre acabam assim.