A Vida de São Bernardo

A Vida de São Bernardo Robert Thomas O.C.S.O.

Resenhas - A Vida de São Bernardo

1 | 2 | 3 | 4

Saulo115 11/08/2020

Exemplo...
"O exemplo é mais eficaz do que a palavra. Tua voz será tanto mais potente e produzirá tanto mais frutos se for possível reconhecer que tu mesmo estás convencido daquilo que queres aos outros convencer. Faz o que dizes, e não apenas me corrigirás com mais facilidade, mas escaparás das graves críticas que poderás vir a sofrer."
Pâmela Alvina 17/08/2020minha estante
Será meu próximo livro ??

JAPA 11/03/2021

Amor as obras de DEUS.
A causa para amar a Deus é o próprio Deus; a medida, amá-lo sem medida.

Que faria a ciência sem o amor? Envaideceria. Que faria o amor sem a ciência? Erraria.

Deus quis que nada recebêssemos que não passe pelas mãos de Maria.

Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria. Que ela não se afaste dos teus lábios, não se afaste de teu coração.

São Bernardo de Claraval, rogai por nós.

Fabiano.Sousa 06/09/2020

A Vida de São Bernardo
Simplesmente uma história linda, de fé e total entrega ao Senhor. São Bernardo é um exemplo a ser seguido nos tempos atuais. Desde a infância buscou a santidade, e com seu exemplo trouxe 30 membros de sua família para a caminhada. Grande influenciador das cruzadas, participou de momentos decisivos da história, mais sempre seguindo a direção do Espírito Santo.
Descrevo aqui uma das suas frases sobre a morte, a qual não temos, mais a esperava como se fosse um marco para o encontro com o Noivo ( Nosso Senhor):

" A morte será apenas um sono agradável para os bem-amados do Senhor, e ela lhes abrirá a porta de seu legado. Ela será a porta da vida, o começo do descanso, a escada para subir à santa montanha, e a entrada no admirável tabernáculo." p.287.

Dani 22/07/2021

Excepcional
Que belíssima vida a de São Bernardo! O seu testemunho arrastava muitos para dentro do mosteiro, de onde ele saía apenas quando solicitado.
O amor deste santo por Cristo e a Igreja, a oferta total da vida me mostra o que é uma alma unida a Deus.
São Bernardo de Claraval, rogai por nós!

Fabiano.Sousa 12/09/2020

Esse livro ilustrado nós ajuda na leitura do livro principal da vida de São Bernardo. Como é lindo.

Suelen 29/12/2022

São Bernardo de Claraval viveu o esquecimento de si mesmo com maestria e seus conselhos podem nos direcionar para trilhar o mesmo caminho. Foi teólogo, místico, conselheiro de Papas, pregador, devoto de Nossa Senhora e Santo! São Bernardo também nos ensina, através de sua história de vida, que para encontrar o Senhor basta que tu entres em ti mesmo.

Carolina 24/05/2023

Sermões de um trapista brasileiro
Este é o primeiro livro que leio da MBC que contém alguns comentários totalmente relacionados com a cultura brasileira e originalmente escrito em português. Ainda que o trapista brasileiro em questão seja naturalizado, demonstra ter grande conhecimento da língua e dos costumes do Brasil.

A leitura é leve e agradável, a escrita simples e os capítulos curtos e temáticos. No decorrer das páginas, vários tópicos vão sendo propostos e refletidos - amor, vida, morte, ressurreição, perdão, arrependimento, conversão, silêncio, contemplação, pecado, virtude etc. Traz diversas passagens marcantes e comentários elucidativos. O capítulo "Batismo do Senhor" inclui comentários explicativos sobre todos os Mistérios Luminosos.

Victor 05/09/2020

Se tornou favorito!
Sinto que não tenho palavras suficientes pra resenhar a experiência que foi ler esse livro.

O título faz juz à obra. Me senti realmente vivendo a vida de São Bernardo, ali do lado dele, vendo tudo acontecer, como se estivéssemos o tempo todo juntos. Nos momentos bons vibrei de alegria com o santo e nos momentos ruins, sofri com ele. E no fim, parecia que eu estava ali, vivenciando sua morte.

O monge que nunca deixou de ser monge em momento algum de sua vida. Viveu intensamente sua vocação e nem mesmo os grandes encontros com o rei da França ou as vezes em que o Papa o pedia para representá-lo fizeram com que este homem fosse tomado de vaidade. Mantinha sempre em seu coração o motivo pelo qual foi para o mosteiro: viver para Deus e para si.

Sou suspeito pra falar dessa obra e de São Bernardo, pois logo de cara me identifiquei com seu temperamento melancólico, mas diferente dos melancólicos habituais, este era diferente. Bem resolvido com seu temperamento, o santo não reclamava, aprendeu a apreciar os momentos de solidão (os quais eram seus preferidos) e sofrimento - que belo exemplo e que belo tapa na minha cara.

Enfim, que obra incrível!
Com certeza, se tornou uma de minhas preferidas.

Andre.S 03/09/2020

Vida de São Bernardo de Claraval
Um livro sobre a vida de São Bernardo de Claraval que utiliza vários escritos do próprio Santo e amigos contemporâneos dele. Um livro bem chato de se ler, onde o autor não se atém ao curso e acontecimentos da vida de São Bernardo e mergulha na filosofia e escritos do Santo.

Kelvin.Araujo 29/08/2022

Um Santo De força
São Bernardo consegue agir dentro e fora do monastério, em ambos lugares transmite a força de sua fé em palavras e atos. Afinal de contas a santidade está em fazer a vontade de Deus seja qual for.

Carlos.Daniel 19/08/2020

Uma biografia que ensina!
"Se não se pode viver no mosteiro, que se leve uma vida monástica no lugar onde se está."

A Vida de São Bernardo, publicada pela @minhabibliotecacatolica, é uma biografia belíssima.

O autor alterna a narração sobre a vida do santo com os escritos do próprio Bernado, e também de seus contemporâneos.

Quem lê esta obra, além de conhecer um pouco de sua história, encontra também preciosos conselhos para vida espiritual.

"Tu não necessitas, homem, cruzar os mares, atravessa as nuvens, escalar os Alpes. Eu te asseguro, o caminho nao é assim tão longo: basta que entres em ti mesmo para aí encontrar teu Deus."

Cada passo de Bernardo era em vista de seu objeto: esconder-se, entregar-se e ocupar-se de Deus.

"Buscar a Deus é um bem maior. Penso que dentre todos os bens da alma, não há nenhum outro que valha a pena."

Para ele, a função do monge - assim como de todo cristão - é conhecer e amar a Deus, unindo-se a ele através da oração, do trabalho e do conhecimento de si.

"O homem foi criado à imagem de Deus, ao mesmo tempo uno e trino. Sua alma, que era - não necessariamente tinha - memória, inteligência e vontade, fora feita para se lembrar de Deus, conhecê-lo e amá-lo."

Enfim, quem lê esse livro com certeza sai mais edificado. São Bernado, é exemplo de grandes virtudes!

"Demonstrava fé magnânima, esperança paciente, caridade transbordante, suprema humildade e piedade extraordinária."

São Bernado, rogai por nós!

Gabriela2248 05/09/2020

Gostei!
O livro traz uma série de sermões de Dom Bernardo, todos divididos por tema. Aliás, é uma ótima ideia ler os sermões aos poucos, de acordo com as festas que o monge comenta em cada um deles.
Confesso que não gostei de todos. Em alguns momentos torci o nariz, pois tive a impressão de que assuntos e personalidades seríssimas estavam sendo abordados com certa irreverência. Por outro lado, também me deparei com muitas meditações interessantes e que me levaram a refletir mais sobre Deus e os santos. Enfim, no geral é um bom livro, mas nada extraordinário.

Gabriela2248 05/09/2020

Muito bom!
Confesso que antes de ler este livro eu sabia praticamente nada a respeito de vida monástica. Porém, saí da leitura maravilhada e até me questionando se não seria uma boa ideia entrar para a ordem cisterciense hahah
O autor conseguiu abordar não só a biografia de São Bernardo (de quem eu nada conhecia, aliás), mas também mostrou em que consiste a santidade, o recolhimento total em Deus, o sentido de vocação... Enfim, ler essa obra foi uma experiência enriquecedora.
O que me decepcionou é o fato de o aspecto histórico ter ficado de lado em vários momentos. Quase não se fala sobre as cruzadas, e, quando se fala, é superficial. Além disso, na biografia de um santo tão mariano, apenas uma ou duas páginas trataram de Nossa Senhora. Eu esperava bem mais!
Enfim, no geral foi um livro ótimo e que recomendo bastante para quem quer entender mais de vida monástica e da importância de seguir a vocação que Deus tem para cada um de nós.

Barbara Louize 19/01/2021

Livro muito bom! História de um dos grandes santos da Igreja. Recomendo a leitura.

1 | 2 | 3 | 4