Viola de bolso

• Viola de bolso
• Carlos Drummond de Andrade
• Editora José Olympio - @grupoeditorialrecord
• Ano/edição: 2023 - 280 páginas

💬 Uma coisa é você ter um livro do poeta que você ama, outra coisa é esse livro ter emendas de próprio punho feitas por ele. Sim! Nesta obra há emendas feitas pelo Drummond à segunda edição do livro (veja na foto 2).

Vale lembrar que 'Viola de bolso' foi publicada pela primeira vez em 1952 na célebre Coleção Os Cadernos de Cultura e contava com 37 poemas, publicada pelo então Ministério da Educação e Saúde (veja a foto 3, sim, o livro traz a capa das edições passadas!🥰). A obra foi novamente encordoada pela Livraria José Olympio Editora em 1955 e passou a contar com 91 poemas (foto 4).

Agora, quase setenta anos depois, Viola de bolso é mais uma vez encordoada. E dessa vez, além das emendas, a obra também oferece ao público acesso aos originais da pasta do poeta e traz recortes de suas publicações originais em jornais (foto 5).

Ou seja, essa obra em capa dura, com belíssima diagramação, é um tesouro para que ama poesia. 💓

Aqui o leitor(a) encontrará vários poemas de homenagem como Sagarana, que homenagea Guimarães Rosa, e Signos que homenagea Manuel Bandeira. Tem poema para Lygia Fagundes Telles, Portinari, José Lins do Rego e muitas outras figuras importantes.

E tem também um dos meus favoritos 'A contagem do tempo'

🍂 (...) tempo além do tempo,
onde paira o sentido,
a razão última das coisas
imersas em poesia.

💬 Toda obra do Drummond é especial, mas esse trabalho extremamente primoroso é pra mim um tesouro! Fora do catálogo desde 1950, agora todos temos a chance de possuir o inventário afetivo do grande poeta. ❤️

Oliver- 13/11/2023

Mais uma vez...
Que Carlos Drummond foi um ser humano incrível, isso todo mundo já sabe. Nessa terceira edição de Viola de Bolso, a editora José Olympio nos trás poemas da primeira e segunda edição, com algumas alterações e anotações do próprio punho de Drummond, além de novos poemas encontrados pela família, justamente pensando em uma terceira edição para o seu livro. Achei um trabalho maravilhoso e muito bem acabado. Nota-se o carinho que a editora teve em fazer essa terceira edição.

Para quem tem as edições anteriores ( 1952 e 1955 ) como eu, recomendo ter essa terceira edição em seu acervo.

Jessy 23/07/2023

Leiam Carlos Drummond de Andrade!
?Que coisa é o livro? Que contém na sua
frágil arquitetura transparente?
São palavras, apenas, ou é a nua
exposição de uma alma confidente? (...)?

Desde quando assisti o vídeo da Glória Maria encontrando o poeta na véspera de Natal esbanjando simpatia e bons desejos para o mundo eu decidi: ?preciso ler Carlos Drummond de Andrade!" ?

Até agora todas as minhas leituras de Carlos Drummond de Andrade foram memoráveis, e com Viola de bolso não foi diferente. A primeira edição deste livro foi lançada em 1952 pelo Ministério da Educação e Saúde, na coleção Os Cadernos de Cultura. A segunda edição foi em 1955, pela livraria José Olympio Editora como ?Viola de Bolso, novamente encordoada?, e agora em 2023, pela sua terceira vez, nós a recebemos com essa belíssima edição nomeada: ?Viola de Bolso, mais uma vez encordoada?.

Posso destacar que a sua terceira edição é facilmente a mais especial de todas, pois aqui nós temos acesso aos originais vindos diretos da pasta que o autor estava organizando para uma nova publicação. (os detalhes que o Drummond deixou a lápis nos poemas ficaram tão bonitos que eu confesso ter deixado rolar uma pequena lágrima de emoção e admiração enquanto estava lendo). O livro é em capa dura, com um fitilho rosa mais fofo, e todo um trabalho editorial impecável.

Nos seus poemas, Drummond fala sobre o Brasil, do carnaval, do ano novo, fala dos seus amigos, o qual eu talvez tenha ficado 5 minutos parada na página do poema dedicado à Lygia Fagundes Telles, muito talvez). O poeta também sempre nos lembra da sua origem de Itabira, mas não esconde o seu amor pelo Rio de Janeiro. Bom, ler Carlos Drummond de Andrade é dedicar um tempo à uma poesia que te proporciona diversos sentimentos, e é uma poesia que você lê e sorri por saborear tanta sabedoria.

Fcentelles 09/05/2022

Não é minha leitura preferida mas....
Curti os poemas... sendo meu favorito o OBRIGADO.
Leitura bem legal de uma primeira edição.... ainda mais por te ganho no canal Quarto dos Gêmeos no YouTube.

Adriana Scarpin 19/07/2016

Invocação com ternura
"Poeta humílimo, em ritmo pobre,
todavia me sinto rico
se em Granada diviso a nobre
lembrança de ti,Frederico.

Toda essa árabe, agreste pena
de gitana melancolia,
como, à brisa, se faz serena,
vindo-te nos versos, García!

De um vinho andaluz corre a flama
por sobre a taça que se emborca.
Se mil mortes sofre quem ama,
é de amor que inda vives, Lorca.

E já baixam teus assassinos
a uma terra qualquer e vã,
enquanto, entre palmas e sinos,
tu inauguras a manhã."