Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas -

soubarroca 16/05/2024

Estação Carandiru, de Drauzio Varella
Eu não tenho palavras para descrever a forma como esse livro me impactou. O trabalho do doutor na prisão só me fez inspirar e admirá-lo ainda mais.

Confesso que me emocionei bastante com vários capítulos: naqueles em que os enfermeiros se identificavam com a medicina, naqueles em que havia testemunho religioso e em vários outros.

Não gosto do conceito de vítima da sociedade, mas é inevitável pensar se houvessem oportunidades, muitos daqueles homens não estariam ali. Também é possível observar que várias décadas se passaram e os problemas do sistema prisional continuam absolutamente iguais.

De resto, só fiquei na vontade de ler os outros dois livros que do doutor que tratam do tema: carcereiros e prisioneiras.

Recomendo demais a leitura.

Hickenbick 08/10/2023

Um soco no estômago
O livro tanto faz você sorrir quanto te deixa abatido a cada capítulo. Drauzio escreve muito bem, e as histórias que cada um viveu fora e dentro do presídio são inacreditáveis. Vale muito a leitura!
nathaliavirginia.meirelles 16/10/2023minha estante
A série é muito boa tb!

nathaliavirginia.meirelles 16/10/2023minha estante
E o filme tb!

Hickenbick 16/10/2023minha estante
Sim, me interessei pelo livro justamente por ter gostado da miniserie, é ótima mesmo :)

Ana Brison 01/10/2022

Ouvir um pouco sobre o ambiente carcerário possibilita a quebra de muitos mitos e preconceitos que se perpetuam por pessoas que nunca estiveram naquele ambiente.

Ouvir a respeito do massacre me fez prender o ar, ficar apavorada com tamanha violência, crueldade velada de "ordem". Continuo carregando o silêncio por trás do ponto final.

bartgirl 27/08/2021

Estação Carandiru
Que soco na cara absurdo e bem recebido! Drauzio (vrau nelas) é um escritor e profissional ABSURDO, amei ler esse livro, aprender sobre a realidade do sistema penitenciário brasileiro (que é absolutamente arcaico, violento e focado unicamente na penitência, e não na reintrodução) e que por trás de cada crime, existe uma pessoa em condição de vulnerabilidade, que tem sentimentos, necessidades próprias e reflexões sobre a própria realidade.

Por favor, LEIAM!!!!!! Essencial demais!

felipelima857 06/08/2021

Estação Carandiru é impactante.
Estação Carandiru mexeu bastante comigo. Drauzio fala de histórias que chegam a ser comuns em qualquer bairro pobre do nosso país. Absurdo em alguns momentos, hilário em outros, emocionante também. Excelente também para termos uma noção daquilo que era o sistema penal nos anos 90 e para percebermos que pouco mudou de lá pra cá. Uma das melhores leituras que já fiz!