Lawrence da Arábia

Lawrence da Arábia Alessandro Visacro

Resenhas - Lawrence da Arábia

Lucas1429 29/08/2023

Excelente obra sobre Lawrence da Arábia
Muitos conhecem este personagem lendário, seja por terem lido seu livro "Os sete pilares da sabedoria" ou por terem assistido "Lawrence da Arábia" de David Lean, mas não possuem conhecimento total da importância de Lawrence para o império britânico no teatro de operações do oriente médio e no futuro para o surgimento das operações especiais.

Lawrence não só foi uma peça chave durante os conflitos travados durante a revolta árabe, mas também foi o responsável por abordar técnicas pouco difundidas à época, e que hoje em dia conhecemos como operações de guerrilha ou pelo seu nome mais técnico, guerra irregular.

Com sua perspicácia, foi capaz de identificar a oportunidade de ganhos táticos e estratégicos se empregados meios não convencionais de guerra, somado a sua capacidade de compreender a sociedade e cultura árabe, a ponto de unir e influenciar povos e tribos árabes ao esforço de guerra contra o império otomano, e estes foram fatores decisivos para atingir objetivos políticos decisivos.

O que o fez ser reconhecido e admirado até os dias de hoje e continuará a ser, foi a sua visão à frente do tempo, onde a guerra era estudada e conduzida à risca por uma doutrina de guerra clássica. Lawrence não só contestou a efetividade dos manuais de guerra clássicos, como também apresentou uma nova forma de se fazer guerra, estudada e aperfeiçoada até os dias de hoje.

Neste livro, a vida de Lawrence é abordada de maneira rápida mas sem comprometer nada pela rapidez de como as informações são trazidas, muito pelo contrário, acredito que é a medida certa para um bom entendimento e fluidez do texto.
Uma leitura fácil e agradável, não exige quaisquer pré-requisitos de conhecimento para o bom entendimento e aproveitamento da obra.

Leila de Carvalho e Gonçalves 20/07/2018

O Doldado Do Futuro
Adquiri esse livro numa promoção da Amazon, pois sou fã do filme "Lawrence da Arábia" e do protagonista, Peter O'Toole, falecido recentemente.

Comecei a leitura sem muitas expectativas e devo confessar que fiquei encantada com o minucioso trabalho de pesquisa e o texto agradável de Alexandre Visacro.

Afora a biografia de Thomas Edward Lawrence ou Lawrence da Arábia, o volume também apresenta cronologia, bibliografia e um interessante glossário.

Para aqueles menos familiarizados com o protagonista, o Coronel Lawrence é considerado um dos criadores da moderna técnica de guerrilha. O jovem oficial britânico lutou ao lado de tribos nômades do deserto durante a Revolta Árabe (1916-1918) e sua fama como herói militar foi promovida pela reportagem do conflito feita pelo jornalista Lowell Thomas como também pela sua autobiografia, "Os Sete Pilares da Sabedoria".

Aceite meu convite e venha conhecer "O Soldado do Futuro" e como suas práticas de combate estão intrinsecamente ligadas ao mundo moderno, influenciando desde o ataque às Torres Gêmeas até a captura de Saddan Hussein e o assassinato de Bin Ladden.