The Conquering Sword of Conan

The Conquering Sword of Conan Robert E. Howard

Resenhas - The Conquering Sword of Conan

Newton Nitro 13/02/2014

O Oeste Selvagem Hiboriano!
E infelizmente chego ao fim de todos os textos originais do Conan, escritos pelo Robert E. Howard. Eu já estou familiarizado com a melancolia que sinto ao terminar um livro ou uma série de livros que me envolveram em sua leitura, mas dessa vez é maior, pois sinto uma grande pena por termos perdido Howard muito cedo, no momento em que sua escrita amadurecia e mostrava um potencial literário fantástico. Nesse terceiro volume estão duas das melhores histórias de Conan, “Beyond the Black River” e a famosa “Red Nails”. Além dessas histórias, a edição traz a famosa “Man-Eaters of Zamboula” (que foi adaptada para os quadrinhos com Neal Adams fazendo a arte) e duas versões de um rascunho da impressionante “Wolves Beyond the Border”, uma história meio western (faroeste) das fronteiras da Aquilônia com os territórios selvagens dos Pictos, durante o começo do reinado de Conan.

Os artigos do editor Patrice Louniet, que introduzem e encerram os volumes (que são belíssimamente ilustrados por Gregory Manchess), descrevem o processo criativo de Howard, mostrando a evolução dos temas e das estruturas das histórias de Conan. No final de sua vida, Howard se dedicava muito tempo a ler e estudar a história do oeste americano (ele era do Texas) e, pelas cartas que enviava para H.P. Lovecraft, estava mais interessado em se dedicar a escrever narrativas dentro desse período histórico. Isso se reflete nas últimas histórias de Conan, principalmente a fantástica “Beyond the Black River”, onde Howard se supera em termos de caracterização de seus personagens e complexidade narrativa. Nessa história, que se passa na fronteira estilo “velho oeste” entre os reinos da

“Red Nails” é outra obra-prima de Howard, um conto que cresce a cada nova leitura, cheio de referências bibliográficas e uma espécie de palavra final no eterno tema de Howard da civilização versus barbarismo. Em Red Nails, vemos uma civilização sendo destruída não pelos bárbaros, como frequentemente acontecia em outras histórias de Howard. Nesse conto é a própria civilização, isolada da natureza e de suas raízes, que se auto-destrói pela sua própria estagnação e artificialidade.

No final dessa jornada pelos textos de um dos maiores mestres da fantasia contemporânea, saio com a impressão de que, o grande segredo de Howard era sua paixão pelos temas que escrevia e pelos seus personagens. Uma paixão e energia que é palpável nos escritos, que é visível pelos adjetivos que polvilham a narrativa, pela emoção visceral das fantásticas cenas de ação.

Fica a recomendação, é uma leitura obrigatória para fãs do gênero. E fica a torcida para uma edição brasileira tão bem cuidada e trabalhada quanto esses três volumes da Del Rey (e que inclua os textos iluminadores do editor Patrice Louniet).

E vamos agora para os volumes dois e três da saga Mongoliad, de Neal Stephenson, Greg Bear e outros. Do barbarismo hiboriano para a invasão Mongol da Europa do século XIII !

site: http://tionitroblog.wordpress.com

Pintim 03/02/2011

The Conquering Sword of Conan, eh a terceira e ultima parte da serie de livros lancadas originalmente pela Del Rey Books (agora pela SF Book Club) com os contos do de Robert E. Howard sobre seu mais famoso personagem.

O livro eh obrigatorio para adimiradores de Conan, que alem de poderem ler os contos originais escritos por Howard (sem revisao, ou seja da forma como o autor os concebeu), teram mais de 100 paginas de material extra, entre cartas, mapas e varios esbocos e sinopses dos contos apresentados na edicao, feitos por Howard. Traz tambem a parte 3 sobre a criacao da Era Hiboriana. Enfim muito material para deixar qualquer fan mais do que satisfeito.

Destaque para o ultimo conto, "Red Nails", onde Howard narra com primazia o encontro de Conan e Valeria com uma civilizacao fadada a destruicao.

Tambem merecem destaque "The Black Stranger", classica historia de pirata de Conan, com varias inesperadas reviravoltas e a epica "Beyond the Black River".

O livro vem cheio de belas ilustracoes do artista Gregory Manches, que traz tambem um prefacio do artista.