O Quarto Mistério

O Quarto Mistério M. Souza Celius

Resenhas - O Quarto Mistério

Swelen.Cysne 25/11/2022

Uma ficção instigante
Quem pensa que essa história é sobre religião, engana-se. O livro é uma ficção científica contendo muita física, muitos mistérios e muita ação.

O protagonista é um adolescente (Adam) que o autor soube explorar bastante o seu crescimento à medida que líamos cada capítulo. Quando ele descobre o primeiro mistério, confesso que fiquei um pouco curiosa e fui perguntar ao autor se eu havia entendido corretamente, percebi que em partes sim, e ele me respondeu que:

“Precisava expressar a dificuldade extrema do mistério de alguma forma.”

Revelo a vocês que ele conseguiu! A imaginação dele é bem fértil e, como disse a ele, o autor viajou legal 😂😂😂

A mente de Adam é comparada com a formatação de um computador mudando como ele passa a interpretar o tempo e o espaço.

Gostei do final, achei certas coisas bem necessárias e o desenvolvimento muito bom, poderia até ser um filme.

Este livro é bem instigante e faz a gente pensar sobre muitas coisas, inclusive achei bem rico em palavras, me fez até lembrar em uma referência do livro de Nelson Rodrigues (O Óbvio Ululante) quando ele usa a expressão “obviedade ululante”, na página 598.

A leitura é para amantes de ficção, para quem gosta de uma leitura inteligente ou para quem quer começar a gostar. Indico demais! ☺️

O segundo livro vem aí e eu já estou na fila para lê-lo também 😍

Maria 25/11/2022

O quarto mistério é um livro de ficção científica, escrito pelo autor nacional M. Souza Celius.

Nosso personagem principal é o Adam, um adolescente, nerd, vivendo em 2070, como qualquer outro, até o dia em que ver uma anomalia no céu, algo como rasgo negro no ar, achando estranho, mas percebendo que ninguém mais parece ter visto, ele tenta esquecer o episódio.
Quando a noite chega, ele percebe que está acontecendo novamente próximo de onde mora e decide gravar com suas lentes a criatura que sai da fenda formada, mas na imagem capturada não se ver fenda nem criatura, apenas o estrago causado, mesmo assim ele decide mostra para a melhor amiga, Iris.
A amiga o incentiva a perguntar sobre isso a Mark, um cientista e inventor famoso, na mostra de tecnologia que terá na escola, ele concorda mas chegado o momento acaba por fazer diversas perguntas, porém nenhuma relacionada a seu objetivo inicial.
Contudo durante uma palestra que ele assistia na mostra, Mark aparece ao seu lado e pergunta sobre as fendas, sem tempo de explicar qualquer coisa, pois logo um surto de fendas com criaturas alienígenas se inicia na escola, e tudo que o garoto quer é salvar o máximo de pessoas possíveis, Mark acaba por salvar todos se livrando das criaturas que corroíam tudo que tocavam.
E assim começa essa história, onde Noah, outro cientista e inventor, começa a aproveitar-se do medo da população para adquirir poder, enquanto Mark está em outra dimensão tentando descobrir o motivo da invasão, Adam cria um grupo de resistência, o Turbulence, que cresce cada dia mais e tenta descobrir o primeiro mistério, Mistério do Tempo e Espaço, para ajudar no combate a Noah.

Minha opinião: eu amei ter participado dessa leitura coletiva, o livro foi muito bem escrito, é extenso (625 páginas) mas nem um pouco cansativo, cada capítulo nos estimula a ler mais, para descobrir o desfecho da narrativa. O mundo futurístico em que se passa foi bem pensado, e construído de tal maneira que é fácil imaginar o ambiente, e nos vermos imersos na história de tal forma que é como se fôssemos parte do Turbulence.

Lucas | @luagonoslivros 17/05/2022

Que mal faz um pouco de Física?
Se a ideia de que você pode aprender tanto, mas tanto, que vai chegar num ponto que seu cérebro vai se modificar para suportar a quantidade e qualidade dessas informações tornando você um "super herói" pode parecer simples, eu lhe pergunto: então por que não vi isso antes?

Os Mistérios da Física estão aí e os seres humanos que ousarem traçar o árduo caminho de aprendizado para descobri-los podem ser recompensados com poderes que a ciência não pode explicar. Na verdade podem. É esse o ponto!

Aí que entra Adam, um garoto que se vê no meio de um anúncio apocalíptico: fendas interdimensionais estão se abrindo pelo planeta e feras de outro mundo estão invadindo a Terra e matando quem cruze o caminho.
Mas, o que parece estar acontecendo por acaso, vai acabar se desenrolando numa trama mais profunda, envolvendo alienígenas e dois homens que descobriram alguns Mistérios com um passado obscuro.

O que me chamou a atenção nesse livro é que ele te fisga desde o início. Os capítulos iniciais são exemplos de equilíbrio entre apresentar a história de forma objetiva e com clareza, mas mantendo o tom de suspense para instigar o leitor a seguir pela jornada. E do meu ponto de vista, vale a pena!

São mais de 600 páginas com o desenrolar de uma trama de aventura (esse menino vai reunir os amigos para tentar fazer algo de significativo para ajudar a humanidade), política (pessoas poderosas vão mover os pauzinhos para obter controle da população) e CIÊNCIA (afinal, o Adam vai ter que aprender Física nesse processo kkkkk) Mas não se assuste, não tem muitos conceitos difíceis ou expositivos, é mais no âmbito abstrato. Inclusive, as cenas envolvendo a descoberta dos Mistérios são feitas para você imaginar e usar suas próprias referências para preencher as lacunas do que está acontecendo.

Temos uma dose de situações típicas de livros de Fantasia, como sonhos misteriosos e batalhas épicas utilizando super poderes. E ver isso sendo usado num SciFi me anima muito, ainda mais nacional.

Um Encontro com o Caos é uma ficção científica perfeira para iniciantes no gênero e deve agradar desde leitores mais jovens até os mais experientes.
Estou ansioso pelo próximo livro e espero que outros leitores embarquem comigo nessa jornada!