Eugênio Onêguin - Volume 1

Eugênio Onêguin - Volume 1 Alexander Púchkin

Resenhas - Eugênio Oneguin

Jose 22/05/2024

Breve resumo
Oniéguin é um bon vivant que se entedia com tudo e todos, vai para o campo e Tatiana uma mocinha se apaixona por ele. Inocente, ela escreve uma carta apaixonada confessando todo seu amor para Oniéguin. Ele acostumado a seduzir e com os joguinhos das coquetes despreza e recusa o amor de Tatiana.

Tempos depois ele a encontra casada com um general, dama da alta sociedade. Se arrepende do que fez e dessa vez é ele quem escreve cartas apaixonadas para Tatiana. Será que ela vai dar uma chance a ele? Será?

Escrito em versos, ao mesmo tempo que Púchkin narra essa história de amor, narra também os costumes da época, as diferenças entre as estações do ano, campo e cidade.

É uma leitura que nos faz pensar que nem sempre a mocidade estará ao nosso favor.

Reginaldo Pereira 09/05/2024

Uma bela história? em versos!
Realmente assustou um pouquinho, quando abri a obra e me dei conta de que eram versos (e não a prosa ?normal? a qual me acostumei), mas ainda assim decidi encarar e me desafiar! E logo no primeiro verso, Púchkin já mostra o motivo da sua tão grande fama no mundo literário! Não apenas foi prazeirosa a leitura dos versos, como também foi muito tranquila e fluída, sobretudo por ser uma bela história.

O personagem principal é quem dá nome ao livro. Evguiêni não se mostrou cativante, mas desperta interesse talvez justamente por ser um ?ser humano normal?, cansado da vida aristocrática, e desacreditado de tudo. E seu caminho cruza com a meiga Tatiana, que em minha opinião, carrega consigo a beleza de toda a obra (aliás, fazia tempo que não me encantava tanto com uma personagem?!!!).

Mas ainda merece destaque o modo como Púchkin, no meio da história, conversa com o leitor! Trás à obra uma sensação dupla de intimidade, tanto do autor com os personagens, mas do autor com o leitor em si, e isso é bastante agradável e, em muitos momentos, até mesmo divertido!

Enfim, minha segunda experiência com esse mestre da literatura russa (a primeira foi com ?A Filha do Capitão?) e em ambas, de formas distintas, saí com a sensação de que valeu a pena!!!

Vicente 21/02/2024

Egveny Onieguin
É... Eu entendo o porquê dos russos gostarem tanto dele. Que homem, que escrita, que temas, que maturidade, que obra! Poderia escrever mais um sem-número de "Que..."s, mas nada faria justiça a beleza que é esse texto. Tatiana, tu virou minha nova personagem feminina favorita da literatura. Que final incrível que o Pushkin deu à ela!

Pedro.Inocente 20/02/2024

Pai da literatura russa ??
Minha primeira experiência lendo Púchkin e de um modo geral, gostei bastante da leitura, não é o tipo de livro que estou acostumado e certamente Púchkin não é meu autor russo favorito, mas ele se mostra nessa obra especificamente um excelente poeta, algo que não notei em outros escritores, ainda sim faltou algo que não sei dizer, pra dizer que esse livro foi perfeito.
Ainda sim, com certeza recomendo a leitura, Púchkin foi importantíssimo para diversos temas e autores que vieram depois, como Dostoiévski, Tolstói, Turguêniev, etc!

jullia.0 21/01/2024

Quem lê literatura russa conhece púchkin antes mesmo de ler púchkin. é muito raro ler um dostoiévski ou turguêniev e não achar nenhuma citação ou influência do autor de "evguiêni oniéguin".
não me apeguei tanto ao drama e personagens, mas acho que o ponto forte aqui é a relação construída entre narrador e leitor.

Wanderreis 12/01/2024

Faltam versos e estrofes
O livro tem diversas estrofes com versos faltando e várias estrofes inteiras ausentes, sem que o tradutor, na introdução ou nas notas, nos informe o porquê disso!

gi 28/12/2023

Em poemas
Primeiro romance que leio em forma de poemas, achei um arraso. A escrita de puchkin é incrível, como alguém consegue fazer todo um romance ter tanto sentido assim de uma forma tão completa, claro que tem estrofes que ou talvez eu não peguei o sentido ou realmente não tinham, mas nada que não se releve.
A história vale demais a pena, nos faz pensar naquela frase que pessoas confusas machucam pessoas ou algo assim. e realmente porque achei bem interessante como nos prendemos a narrativa, nos envolvemos com a trama do personagem. maravilhosa experiência.

Ketley7 04/11/2023

Tatiana
Gostei muito desse romance em verso. A Tatiana é a melhor personagem desse livro. Acho que o final foi perfeito apesar de um pouco triste, Oniéguin finalmente aprendeu uma lição!
Em dados momentos o livro pareceu uma novela mexicana com as paixões, duelos e reviravoltas kkkkk muito bom.

Matheus 24/10/2023

Evguiêni Oniéguin - Aleksandr Puchkin
Leitura excelente, através de sua narrativa em versos, Puchkin tece uma história envolvente que abrange temas de amor, sociedade e destino. Uma das partes mais notáveis do livro é a caracterização do protagonista,Oniéguin , um cético que representa a aristocracia russa da época. Sua jornada de autodescoberta e suas complexas interações com outros personagens são cativantes. Outro aspecto marcante é o retrato de Tatiana, a jovem e inocente heroína que se apaixona por Oniéguin. A carta de amor que Tatiana escreve a Oniéguin é uma das cenas mais comoventes da literatura, revelando sua profundidade emocional e anseios.
A trama se desenrola em meio à alta sociedade russa, destacando as normas e convenções da época. Puchkin utiliza sua prosa poética para explorar os dilemas morais e sociais de forma brilhante. Além disso, "Evguiêni Oniéguin" é repleto de reflexões filosóficas e observações perspicazes sobre a vida. A obra é um testemunho da habilidade de Pushkin como poeta e romancista, e sua influência na literatura russa é inegável.

EstAfani.Sandmann 16/09/2023

Uma história de amor linda
Uma história de amor escrita em versos. Não conhecia o autor, russo. Mas fiquei incrivelmente apaixonada pela forma com que ele cria a personagem principal. O desprezo que ela recebeu fez dela uma mulher incrível. E essa mulher incrível já não se apaixonava mais como antes. Me identifiquei um pouco, talvez porque sofrimento nos faça mais forte, mas também quebre a forma com que nos apaixonamos novamente.

Sofia Meneghel 11/09/2023

"Vai o leitor negar seu perdão, à leviana audácia da paixão?"
Magnifica tradução de um dos, na minha opinião, melhores clássicos da literatura russa. Uma história interessante justamente pela sua simplicidade e pelo foco na psique dos personagens.

abibliotecadamica 31/07/2023

Excelente
Escrito na primeira metade do século 19, por Aleksandr Púchkin, esse lindo romance em versos ganhou uma edição da Penguin, com apresentação e tradução do professor, tradutor e romancista Rubens Figueiredo. Obra pioneira da literatura russa, vários tópicos presentes na narrativa foram explorados nas décadas seguintes em obras diversas, tais como o conflito entre cidade e campo, e o tema do "homem supérfluo", como destaca o professor Rubens em sua introdução. A trama nos apresenta Oniéguin, jovem fidalgo que viaja para o campo, onde herdou uma propriedade rural, a fim de fugir do tédio. Lá conhece a jovem e simples Tatiana, que por ele se apaixona. O amor de Tatiana é rejeitado, mas anos depois outro encontro acontece. Porém, nem sempre o destino e as normas sociais estão do lado dos apaixonados. Trata-se de um romance bastante famoso, já publicado anteriormente no Brasil, e eternizado em uma ópera de Tchaikovski, mas uma edição com apresentação e notas de apoio do Figueiredo vale absolutamente a pena, então quem estiver pensando em adquirir, recomendo muito essa pequena preciosidade.

Paula 29/07/2023

Evgueni Onieguin
Evguiêni Oniéguin, de Aleksander Puchkin é um romance em versos publicado em série entre 1825 é 1832 e, no ano seguinte, em volume. Obra que consolidou a literatura russa, aborda a temática do homem supérfluo, representado pelo personagem que a entitula. Trata-se de um aristocrata ocioso e facilmente entediado que herda uma propriedade rural. Por lá, ele conhece Tatiana Larina, uma jovem romântica, leitora de romances estrangeiros, que se apaixona por ele, mas é rejeitada. Tatiana é irmã de Olga é vizinha de Lienski.
A obra é repleta de referência culturais locais e estrangeiras. Como pano de fundo histórico, temos os antecedentes da Revolta Dezembrista, que visava o fim da autocracia e a emancipação dos camponeses. Pode-se dizer que Evgueni Onieguin é, em certa medida, uma ficcionalização do próprio Puchkin, que foi exilado e censurado por criticar a ordem política vigente e por apresentar um comportamento que ia de encontro à moral e aos bons costumes da época.
A poesia de Puchkin, traduzida por Rubens Figueiredo ficou incrível, com uma cadência agradável e imagens belíssimas.
Ótima leitura!
#Puchkin
#EvgueniOnieguin

nflucaa 23/07/2023

Simplesmente estupendo.
Estou impressionado com o quão gostoso é ler este romance em versos! Uma experiência diferente, incrível.

O livro em si é ótimo, revelando muito do espírito próprio do povo russo, além de questões que, também, falam à alma humana em geral. A maneira como o narrador dialoga conosco, leitores, é única! Aquela coisa que nos filmes se chama ?quebra da quarta parede?, sabe? No fim acaba que narrador e você, leitor, são também personagens do livro. Incrível!

Tornou-se um dos meus favoritos da vida. Recomendo fortemente a todos. Leiam-no! No início, o fato de ser escrito em versos pode causar estranheza, mas não se enganem, a leitura flui de maneira fantástica. É, realmente, um romance em versos.