A Porta no Muro

A Porta no Muro H. G. Wells

Resenhas - A Porta no Muro

carol_lp 20/06/2023

A Porta no Muro
Muito reflexivo e te leva em busca do sentido da vida através da metáfora da curiosidade. Não me prendeu muito, mas depois me fez refletir e questionar muito. Tem diferentes formas de interpretação e gostei disso!

Vanessa2215 18/06/2023

Reflexivo
Um homem narra história contada de um amigo chamado Wallace

Wallace durante na infância, viu uma misteriosa porta em um muro. Essa porta prendia sua atenção e até começou a se tornar atrativa. Foi então que ele entrou.

Observou um jardim lindo e acolhedor, começou a sentir leveza, as cores eram limpas e perfeitas. Sentiu alegria e paz intensa, não sentia medo e brincava com todos, parecia de certo modo, conhecer as pessoas que ali estavam. Tudo era lindo, harmônico e perfeito. Preenchia todos os desejos do seu coração.

Mas depois dar seguir uma mulher misteriosa de ar sombrio, tudo acabou e ele começou a se vê em uma rodovia fria e escura.

Depois de falar com seus pais e amigos sobre o ocorrido, resolveu nunca mais contar essa história novamente pois todos alegavam ser fantasia da sua imaginação

Mas no seu coração ele ansiava encontrar a porta novamente. Essa porta representava seus desejos mais intensos e irrealistas.

Sempre que ele estava prestes a tomar uma decisão importante, que mudaria o rumo sua vida e até mesmo de outras pessoas, ele se deparava com a porta mas por causa das circunstâncias, não deixava se levar.

esse conto é sobre metáfora para os sonhos perdidos, para as projeções de vida abandonadas no meio do caminho, em detrimento das ocupações, dos compromissos, do dinheiro, dos cargos que perseguimos durante a vida e que não deixam tempo para os nossos projetos do coração.

Ele seguia a razão -Com exceção a última vez- não deixou que seu desejo profundo se realizasse.

E cabe a nós confiar no narrador enquanto ele nos guia através dessa jornada cheia de alegorias sobre o conflito da humanidade, entre atender ao chamado dos nossos sonhos ou a expectativa da sociedade.

Esse conto abre margem pra várias interpretações e eu o vejo mais puxado pra filosofia. Vejo a porta como uma valvula de escape. Wallace sempre foi cercado por compromisso e em todos os momentos em que tinha dúvidas, a porta aparecia.

É isso que a vida em sociedade trás Responsabilidade com a família, emprego e contas nos deixa sucinto e limitados. Quantas vezes deixamos de seguir o desejo do coração por ser algo que já definimos como fracassados?

Se a porta era ou não o fruto da imaginação do protagonista cabe a nós refletir. Mas sabemos que ele tinha vida tristonha porém bem sucedida.

Esse conto me faz querer conhecer mais as obras do tão aclamado "pai da ficção científica moderna"

Juliane.Teixeixa 18/06/2023

Legalzinho de ler! É curto e fluído. Me pareceu um pouco com a história da Alice, mas mais simples e curta.

lAvia 15/06/2023

A porta no muro
"Nós vemos o mundo simples e comum, o muro de tábuas e o buraco. Pelos nossos padrões, ele saiu da segurança para a escuridão, o perigo e a morte. Mas foi assim que ele viu?"

Jessica 09/06/2023

Reflexivo
Um conto breve e reflexivo. Wallace é um político bem sucedido que conta a um amigo sobre um porta que levava a um jardim que viu ao longo da sua vida. Porém sempre que a porta desse jardim aparecia, as circunstâncias não permitia que ele escolhesse entrar na porta. Mas depois, o personagem era tomado pela angústia de não ter escolhido o jardim, além disso, ele idealiza o local como se lá houvesse uma felicidade que ele não tinha na vida real. O leitor é levado a refletir sobre as escolhas (portas) que não escolhemos ao longo da vida ou se tudo não passa de uma ilusão. Se o certo é seguir o caminho da certeza ou se deveríamos nos aventurar em "jardins" desconhecidos.

Henrique Sanches 09/06/2023

Ficção científica bastante introspectiva!
Leitura #025 / 2023

A primeira leitura de Abril foi "A Porta no Muro", é um conto de H. G. Wells publicado em 1906.

Desta vez, o autor nos apresenta uma obra de ficção científica bastante introspectiva e melancólica.

O conto aborda temas como a busca por significado na vida, a dualidade entre o mundo real e o imaginário e a busca pela felicidade e realização pessoal.

Na história, acompanhamos Lionel Wallace, que ao atravessar uma porta verde num muro qualquer, numa rua não identificada quando garoto, teve uma experiência que nunca mais se repetiu.

A busca por essa porta sempre esteve presente na vida de Wallace, mas ele só a avistava quando não podia, por algum motivo, por ela passar...

Anos depois, Wallace torna-se um político de sucesso, mas começa a se sentir insatisfeito com sua vida.

Ele então começa a procurar desesperadamente a porta verde que havia visto na juventude, acreditando que ela poderia levar a um mundo mais satisfatório.

Acho que esta é a ficção científica mais filosófica que li do Wells e vale a pena ser conhecida.

Este ebook está gratuito no site da Amazon, aproveite e boas leituras.

#hGwells #ficçãocientífica #scifi #conto

site: https://www.instagram.com/p/CsSX4XvrP5z/

Alê Sousah 08/06/2023

Fiquei apaixonada por esse conto
Esse conto me fez refletir muito. O personagem Wallace era bem sucedido mas não era feliz.

Acredito que A porta verde era uma forma de escape de sua realidade. Embora ele tivesse tudo de bom que uma vida pode nos proporcionar, ainda sim lhe não era feliz, e para ele, tudo que viu e vivenciou dentro daquele paraíso atrás da porta era bem mais valioso.

Jack 08/06/2023

????
Li, li, li e a cada página que passava parecia que eu sabia menos sobre o que estava se tratando o livro.

Sim percebi que ele abre margem para algumas interpretações, mas até cheguei a achar que no final teria uma explicação ou pelo menos algo que desse para deduzir melhor o que estava acontecendo ali, mas simplesmente foi uma leitura rápida, chata e que sinto que perdi 25 páginas da minha vida.

skuser02844 24/05/2023

A porta no muro
talented,brilliant,incredible,amazing,showstoppin,spectacular,never the same, totally unique,completely not ever been done before,unafraid to referenc

Eduarda 19/05/2023

Esse livro tem uma escrita boa e envolvente, ele permite varias interpretações.
Gostei bastante e pretendo ler mais onras do autor

LivesDL 17/05/2023

Todos Nós Temos Uma Porta no Muro
Um conto curto, bem escrito e que dá margem para interpretação é literalmente um bingo do que eu mais gosto de ler, e posso dizer que o senhor H.G. Wells entrega tudo o que promete em “A Porta no Muro”. Um conto metafórico sobre aquela porta que todos nós temos e que vamos ignorando mais e mais conforme o tempo vai passando; um singelo lembrete para que nunca nos esqueçamos do que há por trás dessas portas, nem por nada nem por ninguém.

MariaEduarda6 16/05/2023

Um toque de magia na vida comum
Gostei muito desse conto, é instingante e traz reflexões sobre o que realmente pode ter acontecido. Um toque de magia na vida comum.

danda 15/05/2023

Peguei para ler sem ter visto nada sobre, nem fazer ideia do que se tratava a história e me surpreendi positivamente. senti uma energia mágica de infância fantasiosa, uma fuga da realidade e a possibilidade de metáforas diversas para a tal porta no muro