A Porta no Muro

A Porta no Muro H. G. Wells

Resenhas - A Porta no Muro

Junior Claudiano 03/05/2023

Não me acrescentou nada em minha vida. Li, li, li e não entendi o propósito do conto. Não valeu a pena o curto tempo gasto.

maviburci 02/05/2023

Uau!
Nossa, fui sem expectativa nenhuma, mas me surpreendi. refleti muito e achei a leitura leve. vale muito a pena e o tempo. rapidinho de ler!

Shirlei.Machado 01/05/2023

Curtir demais
Ainda sonho com essa porta.
Quero ler novamente ainda esse ano.

Publicado pela primeira vez em 1906, A Porta no Muro leva o leitor ao mundo de lembranças de Lionel Wallace, que certa vez encontrou uma misteriosa porta verde numa parede branca. Para um amigo, ele conta suas experiências após esse acontecimento inusitado. Cabe a nós confiar neste relato enquanto somos guiados através de uma jornada cheia de alegorias sobre o conflito da humanidade, entre atender ao chamado dos nossos sonhos ou a expectativa da sociedade.

Danielle.Almeida 01/05/2023

Bom para passar o tempo
Esse conto é muito bem escrito e interessante, não achei tão envolvente e cativante. É legal para quem quer conhecer a escrita do H G Wells, ou pra ler algo para passar o tempo. Mas não foi o melhor conto que já li.

Paloma Costa 30/04/2023

Conto leve, mas reflexivo
Esse conto fala da história de um homem que, quando criança, entrou em uma porta de um muro e conheceu um mundo mágico, mas que depois, mesmo essa porta aparecendo para ele, não pode entrar mais nesse mundo mágico. E ele se arrependia de não ter tido a coragem de entrar novamente nesse mundo de paz, aconchego e fantasia. Achei a história bem interessante e reflexiva.

Ana R. Rodrigues 30/04/2023

Queria eu encontrar essa porta pra fugir um pouco do mundo!
Não dava nada pra esse conto e acabei sendo surpreendida com minha identificação com o Lionel!

O elemento da porta enquanto passagem para um mundo mágico e acolhedor traz à tona a ânsia por uma realidade menos cruel que a nossa. Ela encantou o pequeno Lionel Wallace, que vivia uma vida extremamente regrada no século XIX e carecia da mãe para compensar a rigidez do pai, mas poderia encantar a mim ou a você, em meio a nossas diferentes adversidades da vida do século XXI.

Me encontrei chorando com a volta dele para o mundo de cá, me lembrando também das vezes que só queria me teletransportar para um lugar só meu, ou quando batia aquele sentimento de "o sonho acabou" para qualquer coisa legal que me acontecesse e acabasse rápido demais. Incrível como depois de mais de cem anos esse conto continua dialogando com a gente ao tocar nessa ferida!

Recomendo para quem gosta de histórias de Isekai (famigerada Fantasia de Portal) e também de Alice no País das Maravilhas, que tem tudo a ver ?

Saori Malfoy 28/04/2023

Talvez eu precise reler um dia.
Não sei se gostei muito do livro, tanto que é um dos motivos de eu ter dado 3,5 estrelas. Me senti um pouco perdida com a história, pois não sei se dentro da história o que aconteceu era só imaginação do Wallace ou era real. Num ponto, ele me fez refletir sobre a relevância dos sonhos, ou até mesmo, tentar entender e decifrá-los. Apesar de ser um livro pequeno, acho que a questão da porta no muro acaba tendo uma representação e interpretação diferente para cada pessoa que lê.

skuser02844 25/04/2023

Metafora? Ou dissociação?
Gostei bastante do conto, interessante que ele nós permite várias interpretações! Séria a porta uma metáfora, ou o nosso protagonista tinha crises de dissociação?

Emile.Darcy 23/04/2023

Vibe forte de Jardim Secreto e Nárnia, o conto transmite bem a sensação de arrependimento ao se abandonar algo mágico e único em prol das prioridades mundanas.

Idma 22/04/2023

Um conto simples mas intrigante
---------
"Nós vemos o mundo simples e comum, o muro de tábuas e o buraco. Pelos nossos padrões, ele saiu da segurança para a escuridão, o perigo e a morte. Mas foi assim que ele viu?"

ycarvlhoo 22/04/2023

Não entendi nada
Eu esperava ser um livrinho interessante e que me prendesse, mas o único ponto positivo foi a escrita. A leitura nao fluiu, a história não me prendeu e eu ficava perdida a cada página. O final foi muito corrido e eu não consigo pegar nada da história. Vou ler um pouco sobre o livro para ver se eu entendendo mas, de verdade, decepcionada eu estou.

anaclaraklopfer 22/04/2023

Um conto culto com diversas interpretações
A Porta no Muro foi a minha primeira experiência com contos no kindle. Li em alguns dias, sem pressa, e percebi que quero repetir a dose.
A escrita não é uma das minhas favoritas, mas a forma em que os diálogos foram construídos me aproximaram mais da trama.
Acredito que a mensagem final tenha uma abertura para interpretações. Não concluí a minha, mas posso dizer que achei muito interessante.

Ketylin Maia 21/04/2023

Esperava mais!
Achei a leitura bem confusa. As reflexões sobre a influência das pessoas e das circunstâncias em nossas escolhas na vida são válidas, porém, o texto é parado e pouco interessante (na minha humilde opinião).
Trata-se de uma leitura curta e rápida, sendo assim, acho que vale a pena conhecer e tirar as suas próprias conclusões!

Karina309 21/04/2023

Inusitado
Acho que é um conto metafórico mais do que tudo. Sobre perdas de oportunidades e imposições externas à nossa vontade.
Interessante.