A Porta no Muro

A Porta no Muro H. G. Wells

Resenhas - A Porta no Muro

Cassio Kendi 21/05/2021

É um conto pequeno e bem escrito, que dá margem a algumas interpretações sobre o que a porta no muro representa. Para mim, é uma metáfora sobre escapismo, a ideia de que há alguma vida alternativa ideal logo ali, e os 'E se?' que surgem após cada decisão importante.
Tiago Mendes 21/05/2021minha estante
sim! eu amei esse conto, adorei as reflexões sobre as oportunidades que perdemos durante a vida

Cassio Kendi 22/05/2021minha estante
Bem isso, Tiago, vc fica pensando quais são as 'portas no muro' da sua vida

B.norte 22/05/2021minha estante
? Eu tambem amei esse conto!

Maria11360 23/05/2021minha estante
Também li faz pouco tempo e tive essa mesma interpretação de ser um "escapismo" e não uma oportunidade como muitos dizem.

Cassio Kendi 23/05/2021minha estante
Verdade, Rosiane, para mim também faz mais sentido esta hipótese do escapismo. Um indício forte é que no começo do livro é mencionado que a mãe do Wallace morreu durante o parto e o pai era distante, e foi na infância que ele descobriu a porta pela primeira vez

Andrea 13/06/2021minha estante
Acabei de ler e meu primeiro pensamento é que a porta foi uma metáfora pra morte. ?

marcelomayer 08/02/2023minha estante
Em todos os principais acontecimentos da vida do personagem a porta esteve presente, como se fosse uma fuga para o que ele estava passando. A hipótese do escapismo faz total sentido. Outro fato curioso é que o autor publicou o livro aos 40 anos, e em determinado momento ele associa a idade do personagem também aos 40, onde ele poderia estar passando por uma crise dos quarenta, onde o mesmo começa a vagar pelas ruas a noite em busca da fuga.

Luana.Kerolayne 29/05/2023minha estante
Daria um belo filme

Michela Wakami 06/09/2021

Será que sempre deixamos a oportunidade de vivermos algo melhor passar?
Como andam as nossas escolhas?
Quais são as nossas prioridades?
A correria do dia a dia, as vezes tem que ser moderada.
Fica a reflexão.
Refletindo....

Muito bem !?????

CPF1964 06/09/2021minha estante
Deixei passar a oportunidade de reler O Quebra Nozes....

Sorte sua ????

????

CPF1964 06/09/2021minha estante
Abandonou a Karolzinha né.....

Não.

Eu tava pensando em ler, mas 3 estrelas não me convence muito. hahaha

Michela Wakami 08/09/2021minha estante
Ana, mas vale a pena. É bom, muito curtinho, você lê em uma sentada. É bastante reflexivo.

CPF1964 08/09/2021minha estante
Posso ler em pé ? ???

Melhor sentado. ?

Ana Brolio 08/09/2021minha estante
hahahah aí vocês 2 me fazem rir demais.
Segunda estiver de graça eu baixo rs

????
Depois me conta se gostou, caso venha ler.

CPF1964 08/09/2021minha estante
Eu e Michela somos seres humanos sérios... Não entendi o que a Ana disse... Refletindo a respeito...???

Eu quase acredito viu??

Michela Wakami 08/09/2021minha estante
Esse post, está muito reflexivo.???

Milena.Saleh 14/04/2022minha estante
Esse livro e O País dos Cegos e Outras Histórias (inteiro de contos) são maravilhosos! O HG Wells é demaissss

Michela Wakami 14/04/2022minha estante
Milena, só li esse até o momento.
Mas quero muito ler outros do autor.

Milena.Saleh 14/04/2022minha estante
Outro que eu recomendo é o homem invisível. Passei o livro inteiro gargalhando. Nem parece que foi escrito há tanto tempo kkk

Michela Wakami 14/04/2022minha estante
Milena, tinha me esquecido, eu li o Homem invisível, é que já faz um tempinho.
Agora é sério, só foram esses dois kkkkk.

Dawison 23/03/2021

Apesar de ser um conto, deixa uma reflexão importante sobre a vida, especialmente sobre aproveitar as oportunidades.

Bruna | @bmartinssss 02/05/2021

Leitura fluída e rápida. Curti a história narrada no conto, mas não achei tão marcante.

Nicks_ 07/07/2022

A porta no muro
Um conto curtinho e fascinante. A escrita é linda e envolvente. O significado da porta no muro é subjetivo, acho que o autor quer que o leitor a intérprete à sua maneira. Recomendo! ?

Juju 09/01/2022

Escolhas...
"A porta no muro" é um conto em primeira pessoa, no qual o narrador apresenta o relato de um amigo sobre uma porta que dá acesso a um jardim perfeito em que a natureza é exuberante, os animais mansos e todos são bons e belos.

Este amigo, de família abastada, porém com um pai ausente e austero, encontrou a porta pela primeira vez na infância, quando teve acesso ao jardim e passou momentos precisos com crianças e adultos que o receberam como a um amigo querido; entretanto, ao final de um dia de muitas alegrias ele teve que voltar para o "nosso mundo".

No decorrer de sua vida ele desejou encontrar novamente a porta, e ela apareceu para ele, porém sempre em momentos em que ele tinha coisas muito importantes a resolver e escolhas precisaram ser feitas...

Este conto é curto, mas nem por isso menos impressionante, oportuniza inúmeras possibilidades para reflexão e diferentes interpretações para a conclusão da história.

Gostaria de destacar que o estilo de narração me lembrou vagamente "A cidade e as serras" de Eça de Queiroz; e a ideia de uma porta que abre caminho para um outro mundo me trouxe à memória "As crônicas de Nárnia: o Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" ("A porta no muro" foi publicado em 1906, antes de Nárnia).

Sobre as obras de H. G. Wells confesso que não me entusiasmei com "A guerra dos mundos", mas a experiência com os contos desse autor tem sido uma grata surpresa. Dele li também o conto "O ovo de cristal", muito, muito bom!

Recomendo muito a leitura de "A porta no muro" e o ebook está gratuito na amazon, vocês podem baixar no kindle ou no app do celular.

Boas leituras e até mais!
Biel 09/01/2022minha estante
Não tinha feito esta conexão com a "A cidade a as serras". Realmente lembra um pouco. Antes de ler este conto, tive contato com o H.G. Wells com "A máquina do tempo". É um bom livro, mas, por ser uma das primeiras obras, pode te soar incompleto e simplório.

Juju 09/01/2022minha estante
A máquina do tempo será a minha próxima leitura do Wells. Valeu pelo comentário! ?

Entreletraselivros 08/11/2023

Quantas "portas no muro" você já deixou de abrir?
Acredito que esse é o tipo de conto para o qual existem diversas interpretações possíveis, a depender do contexto e momento de vida no qual o leitor se encontra. No meu caso interpretei a porta como uma metáfora sobre as oportunidades únicas que encontramos ao longo da nossa jornada.

Quantas "portas" você já deixou de abrir? Quantas vezes você vagou por aí procurando-as novamente, enquanto devaneava sobre o mundo de maravilhas que poderia ter encontrado do outro lado?

Nati Morgan 27/06/2021

Baixei esse ebook gratuitamente na Amazon a alguns meses e decidi ler hoje.
A leitura é fluida e não leva nem 30 minutos.
Ele nos leva a questionar sobre escolhas que fazemos durante a vida. Fazemos escolhas que nos trarão paz? Ou apenas escolhemos algo porque o outro disse que será melhor para nós?
O que nossa essência busca e a rejeitamos por achar que é apenas coisas da nossa cabeça?
Esse conto nos leva a diversas reflexões, e provavelmente quando for relê-lo, terei outra interpretação dele.
Sera que existe uma porta no muro para todos? Sera que é possível encontrar esse lugar que nos leva a sentir apenas uma grande paz?
Recomendo a leitura, até porque é bem rapidinha de se fazer.

@prazerliterariooficial 24/05/2021

Imposições
A vida, a que vivemos e, não necessariamente queremos, nos impõe decisões, às vezes, involuntárias, acabando por nos levar a fatalidade mental do imaginável mundo de alucinações sem auxílio de uma droga real, apenas da droga da obediência.

Katia Rodrigues 18/11/2021

"Eu já sabia que não deveria procurar depois o que não se encontra procurando"
No gênero do conto tudo importa: cada palavra é uma pista para entendermos a história. E com este não seria diferente, porém aquilo que o torna único, creio eu, é o fato de que esse conto não quer ser desvendado.

Seu trunfo está no leque de possibilidades e interpretações, cada vírgula, cada ponto, cada espaço, tudo está cheio de significado. Extremamente intrigante e reflexivo, é uma ótima leitura para dias preguiçosos.

Ig: @ingrisias

Manuh 05/02/2023

A Porta no Muro
Conto curto e cheio de significados.

Quantas portas deixamos de entrar ao longo de nossa vida?
Para onde elas nos levaria?

Será que a porta era real ou apenas uma fuga emocional?

Por fim, ele encontra a sua porta ?

flor de lotus 09/01/2023

o que conecta eu e um cara de 1906
peguei esse livro por ser curto e por achar que me daria uma folga depois de longas leituras, mas me deixou mais pensativa que elas.

de certa forma, foi um abraço. mas também pegou em um ponto sensível pessoal. pra mim, foi uma grande metáfora de escapismos e devaneios excessivos, em que a porta aparecia pro personagem quando ele queria, mesmo que inconsciente, sair da realidade e ir pra um mundo ideal. então a porta seria até um símbolo literal de entrada e saída.

não sei quanto disso é a narrativa moldando minha percepção e minha percepção moldando a narrativa :/

VK 99 02/10/2023

I'm looking for the magic
Wells não deixa de me surpreender, sempre de forma arrasadora.
Esse conto de apenas 25 páginas contém trechos que me capturaram de forma assustadora, por falar em coisas que muitas vezes penso e fantasio nos frequentes intervalos em que tento fugir da realidade.
Consegue estar entre meus favoritos em meio à vários livros e várias páginas.
Uma experiência breve e surreal.

Saori Malfoy 28/04/2023

Talvez eu precise reler um dia.
Não sei se gostei muito do livro, tanto que é um dos motivos de eu ter dado 3,5 estrelas. Me senti um pouco perdida com a história, pois não sei se dentro da história o que aconteceu era só imaginação do Wallace ou era real. Num ponto, ele me fez refletir sobre a relevância dos sonhos, ou até mesmo, tentar entender e decifrá-los. Apesar de ser um livro pequeno, acho que a questão da porta no muro acaba tendo uma representação e interpretação diferente para cada pessoa que lê.

Diogo Ramos 29/07/2022

Afinal era um sonho? O que na va verdade não é um sonho...
Conto simples mas que trás paralelos existencialistas, linguagem culta porém acessível, a forma de contemplar a vida conduzida nesse livro do Sr. Wells é admirável, instigante e em proporções amedrontadora.