Todo dia a mesma noite

Todo dia a mesma noite Daniela Arbex

Resenhas -

nina460 19/07/2023

Simplesmente sem palavras. Foi inevitável chorar e sentir uma montanha russa de emoções, desde chorar e sentir compaixão por cada uma das famílias que foram citadas, até raiva e incômodo pela falta de justiça desse caso. Não sabia da gravidade dessa tragédia até ler e entender tudo o que aconteceu e não consigo achar uma palavra melhor pra descrever que não seja chocante. Admiro demais todos os familiares, amigos e funcionários da área da saúde que passaram por toda essa situação.

Marte 19/06/2023

É um livro extremamente necessário
NESSE LIVRO É CONTADO SOBRE O INCÊNDIO NA BOATE KISS, SENDO CONSIDERADO UM DOS SEGUNDOS MAIORES INCÊNDIOS NO BRASIL. ESSE LIVRO FOI ESCRITO EM FORMA DE HOMENAGEM ÀS VÍTIMAS DESSA ATROCIDADE. FOI UMA LEITURA MUITO DIFÍCIL, POIS A AUTORA ATRAVÉS DA SUA ESCRITA ,FAZ TRANSPARECER A DOR DOS FAMILIARES DAS VÍTIMAS. ALÉM DAS PERDAS, ALGUNS PAIS FORAM PROCESSADOS E TAXADOS COMO CULPADO. É UMA LEITURA QUE PRECISA DE MUITO CABEÇA PRA LER POIS NÃO É FÁCIL. RECOMENDO , POIS ESSE LIVRO TROUXE FATOS SOBRE O INCÊNDIO QUE ERAM DESCONHECIDOS POR MIM.

wayhiro. 04/06/2023

Cheguei ao conhecimento do livro após a série da Netflix e após terminar, corri para ler. O livro é totalmente impactante, várias vezes tive algum mal estar enquanto lia e/ou chorei pela dor dos pais ou com a descrição dos corpos dos adolescentes, ao mesmo tempo que xingava todos os responsáveis pelo crime.

Esse livro é a prova que um evento de amplitude gigantesca, como foi o incêndio da Boate Kiss, nunca deve ser esquecido. As pessoas que se foram nunca devem ser esquecidas e a justiça deve ser feita o mais rápido possível.

Li 07/05/2023

O relato de uma tragédia
Resenha por A Garota Entre Páginas:

No livro Todo Dia a Mesma Noite a jornalista Daniela Arbex faz uma reconstituição dos eventos ocorridos na madrugada de 27 de janeiro de 2013 na boate Kiss em Santa Maria.

Foi uma leitura extremamente difícil, que fiz o tempo todo com lágrimas nos olhos. Todo Dia a Mesma Noite é um relato de toda a dor que não só os pais das vítimas vivenciaram, mas também de todas as pessoas que trabalharam em todos desdobramentos da tragédia, desde os atendentes que trataram das vítimas aos motoristas de caminhões que transportaram os corpos.

Depois da tragédia de Santa Maria ninguém mais foi o mesmo.

A autora aborda a dor dos pais e a busca por seus filhos, o trabalho das pessoas que se voluntariaram a ajudar e a tragédia de tanta vida jovem, que tinha tantos sonhos e planos, perdida.

Em 2023 o incêndio da boate Kiss completou 10 anos. 10 anos que o país parou diante de uma das maiores tragédias da nossa história.

A tragédia da Kiss foi a combinação de ganância e negligência criminosas.

Todo Dia a Mesma Noite é uma leitura pesada, carregada de dor, mas muito necessária, pois não podemos nunca deixar essa história cair em esquecimento, ainda mais porque até hoje os culpados não pagaram por seus crimes.

Até hoje não houve justiça.

Gu Ribeiro 09/02/2023

Extremamente doloroso e necessário.
Com a chegada da série na Netflix, eu decidi ler o livro no qual a série foi inspirada.

Este é um livro extremamente forte e doloroso de ser lido, mas também necessário para entendermos com exatidão as coisas que aconteceram nesse "acidente". A riqueza dos detalhes te leva para dentro da Boate Kiss naquele longínquo 27 de janeiro de 2013.

É praticamente impossível não se emocionar lendo está obra, acompanhando passo a passo a luta dos profissionais no dia do incêndio para manter as pessoas vivas, e a dor da perda dos pais e familiares. Todos os filhos que se foram, irmãos, amigos, netos, enfim, jovens, na maioria dos casos universitários, com uma vida inteira pela frente, interrompidos de viver seus sonhos.

Dói demais saber que até hoje ninguém está culpado nem foi punido pelo assassinato dessas pessoas.

A lei no Brasil é uma merda!

#LutoPorSantaMaria

thay 05/02/2023

todo dia a mesma noite
gostaria muito de conseguir comentar essa leitura da maneira que ela merecia, mas temo nao ser capaz. demorei mais de um mês para terminar esse livro e me sinto mais abalada do que nunca.

?durmo nas imagens e lembranças.
as vozes se misturam na minha mente.
o tempo não passa.?

Erika.Oliveira 03/02/2023

Uma leitura pesada, porém necessária
Sem dúvidas foi um dos livros mais tristes que li até hoje. Eu tinha apenas 15 anos quando aconteceu e lembro bem como foi chocante acompanhar as notícias. Que essa história nunca seja esquecida pelas autoridades e que a justiça seja feita, pois creio que além da dor da perda, sentir a dor da impunidade seja ainda pior.

Mar_cardias 22/01/2023

Emocionante
Que livro emocionante e tocante, eu confesso que comecei a leitura um pouquinho assustada com alguns comentários sobre ser muito pesado mas foi definitivamente ao contrário me senti triste e comovida pela dor desses familiares que perderam seus entes queridos e ainda terem que suportarem críticas e desrespeitos absurdos apesar de sua dor, guerreiros eu diria e espero que todos encontrem paz e finalmente à justiça que tanto almejam e nada mais é do que justo.

dani 16/01/2023

?Se a recordação de uma tragédia é dolorosa, imagine carregá-la dentro de si. As mães de Santa Maria sabem perfeitamente o que é isso. Aliás, só elas conseguem dimensionar a devastação causada pelo esquecimento do som da risada de um filho. ?

Essa leitura foi tão cruel mas tão necessária. A cada minuto
da leitura, o coração ficava ainda mais apertado. É de cortar o coração saber que tantas vidas foram levadas e que até hoje, não foram devidamente julgadas pela justiça.

anelymwho 16/10/2022

Profundo, sensível e doloroso
Um livro que abre inúmeros caminhos pra reflexão. Os relatos são de dilacerar o coração. Uma ótima leitura pra quem busca entender mais do que ocorreu na devastadora madrugada de janeiro de 2013.

Deixo aqui um trecho, já da conclusão, que resume bem o ocorrido:

"A construção da memória do pior desastre provocado pelo homem na história recente do Brasil é necessária. Só assim o país poderá lidar de frente com as causas e as consequências de uma tragédia que envergonha pela matança e pela impunidade."

Diego 11/06/2022

Mais uma vez Daniela Arbex nos entrega um livro-documentário (não sei existe um gênero do tipo) que é arrebatador desde o início da leitura. Os relatos são muito tristes com gatilhos que geram angústia e inconformação seja pelo luto dos parentes ou pelo falta de empatia de algumas pessoas. Recomendo a leitura.

Fernanda 07/04/2022

Todo dia a mesma noite
Ao ler não tem como não se transportar ao dia dos acontecimentos na Boate Kiss.
Muito provavelmente pelo fato das imagens televisivas virem à nossa mente, constantemente, em cada fato detalhado no livro.
Um livro com uma narrativa extremamente sensível, a ponto das lágrimas rolarem copiosamente em muitos momentos. Não se trata de algo puramente jornalístico, é realmente emocionante.
Leitura altamente recomendada.

Luciana 15/03/2022

Pesado... imensurável a dor de todos os envolvidos nessa tragédia.
Para quem conheceu Santa Maria antes e depois, os dias que se seguiram foi de muita dor e sofrimento, a atmosfera da cidade mudou completamente. Nunca vou esquecer e por isso demorei tanto para conseguir ler esse livro.
Difícil... muito difícil...

Rafa 02/03/2022

Foi uma releitura tão dolorida quanto a primeira vez ?
Não costumo marcar meus livros mas quando ganhei o livro físico tive que reler para marcar com post-its todas aquelas passagens, frases que tanto me apertaram o coração quando da primeira leitura em 2018.
Antonio41 02/03/2022minha estante
Toda pessoa tem que lê esse livro.