O Povo Pataxó e suas histórias

O Povo Pataxó e suas histórias Angtchay Pataxó ... {et al }

Resenhas - O POVO PATAXÓ E SUA HISTÓRIAS

Biblioteca Álvaro Guerra 10/05/2022

Esta obra é resultado de um trabalho feito pelos professores Pataxó, que escreveram, ilustraram e compilaram as várias histórias reunidas aqui, que falam sobre coragem, orgulho, tradição e sua luta por sobrevivência.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788526006188

@esselivrotemhistoria (ig) 11/07/2021

Somos todos comunidade. Não  precisamos de datas fixas para nos lembramos e repensarmos nossas condutas, ampliar nosso universo de conhecimento.

?O povo Pataxó e suas histórias
??Angthichay, Arariby, Jassanã, Manguahã, Kanátyo- Professores Pataxós
?globaleditora (2000)
Uma obra que nos apresenta a história  de um povo, suas tradições, costumes, lendas e cotidiano.

"Obrigados a esconder seus costumes, os Pataxó hoje se esforçam para avivar sua língua Patxohã e rituais "dos antigos" como o Awê. Alguns grupos conservam seu idioma original, a língua maxacali."

A história do contato desses grupos com os não-indígenas se caracterizou por expropriações, deslocamentos forçados, transmissão de doenças e assassinatos. O livro conta sobre o massacre de 1951. Tiramos suas matas e com isso seu modo de se alimentar, colocamos roupas e tiramos deles os seus costumes. Mas, ao que parece, os abusos sofridos por esse povo não  ficaram na história (passe pra ver as últimas notícias).

Curioso é  que os autores tem seus "nomes cristãos":
Arariby Pataxó é o Antônio A. Silva, Manguahã Pataxó é Valmores Conceição da Silva, Kanátyo Pataxó  é  Salvino dos Santos Braz.
Não sei quem propôs que eles se apresentassem dessa forma na ficha catalografica do livro (editora, ou os próprios autores?), mas só  vem reforçar um domínio e hierarquia velados (#sqn).

#pataxo #maxacali #diadoindio #triboindigenas #indio #indigena #massacrede1951 #ngthichay #arariby, #jassanã #manguahã #kanátyo #professor