At Home

At Home Bill Bryson

Resenhas - At Home

Fabrício Franco 07/02/2023

Toda casa é um museu.
Do que eu li: um livro difícil de descrever. Poderia resumir como um tour pela casa do autor, Bill Bryson, em Norfolk. É mais ou menos organizado por cômodos, porém o autor passeia por algumas tangentes. Ao passo que escreve ostensivamente uma história da domesticidade, Bryson não consegue resistir a uma anedota espirituosa ou a um fato obscuro; enquanto divaga na história de cada cômodo da casa, ele aborda tópicos sobre comércio, arquitetura, tecnologia e geografia, que moldaram as casas no que são hoje. Como sempre dizem que a verdade é mais estranha do que a ficção, o autor prova que essa expressão é muito verdadeira.

Nicole 24/02/2022

Ótimo livro
Todos os livros do Bill Bryson são um constante aprendizado. O autor tem uma escrita muito bem humorada, ele vai tirando sarro de algumas situações enquanto vai narrando.
Esse livro conta a história da vida das pessoas do reino unido ao longo dos séculos. A ideia do livro começa quando o autor se muda para uma casa antiga na Inglaterra e começa a se perguntar sobre como era morar nela em outros tempos. O que mudou? Que cômodos não existiam e foram adicionados?

A partir disso, ele entra numa jornada para nos contas a história das casas, da vida de pessoas comuns que viviam nelas no passado, seus hábitos, seus medos. O livro fala de diversos assuntos como a evolução dos materiais de construção, a história da moda, a cultura familiar do século XIX, a invenção da eletricidade, as condições de higiene do século XVIII, os hábitos culinários das pessoas, como surgiu a sala de estar, entre várias outras coisas.

É uma leitura demorada, pois o livro é grande e bem informativo, mas vale muito a pena ter essa paciência.