A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells

Resenhas - A Máquina do Tempo

Adriano 28/05/2022

Após finalizar a leitura de "A Máquina do Tempo", meu primeiro contato com H.G. Wells, saio com a agradável sensação de ter descoberto um autor que provavelmente figurará em minha lista de favoritos daqui pra frente.
Quanto à obra, ainda que em muitos momentos eu tenha achado o autor detalhista demais, no geral senti fluidez na leitura. Foi interessante perceber como Wells tinha ideias muito à frente de seu tempo, e as críticas sociais inseridas no livro, principalmente na figura dos Eloi e dos Morlocks.
Sem dúvidas, muito em breve lerei mais obras do autor.
Cosmonauta 28/05/2022minha estante
Um futuro distópico e como tal reflexo dos erros da sociedade da época do autor e que permanecem repetidos na nossa também.

Lama 06/04/2021

Uma referência primária da ficção
Um livro incrível com uma narrativa tão cativante. Um dos dinossauros da ficção científica, a vanguarda da viagem no tempo. Muito gostoso de ler.

Canteli Marcio 09/05/2023

Clássico
Por ser uma das primeiras histórias de viagem no tempo merece nota DEZ.

Sobretudo porque foi escrita antes da Teoria da Relatividade.

Mais uma coisa ele acertou:
no futuro a humanidade ficou mais burra.

Excelente leitura #recomendo

Bellesbooks 12/02/2022

??
Não sei muito bem o que dizer desse livro, obviamente que ele passa longe de ser ruim mas acho que fui com muita sede ao pote espera mais profundidade sobre as causas sociais, gostei da visão diferenciada que o autor impôs sobre o futuro ( bem diferente do que estou acostumada a ver) infelizmente nenhum de nós vamos está presente nesse tempo relatado na estória. Ainda assim pretendo ler outras obras do autor.

Framboesa 15/11/2020

Muito bom!
Gostei muito, só achei que ele poderia ter escrito mais sobre a história. Porém, ele foi revolucionário para sua época, com certeza vou ler mais obras dele.

thelondonriver 17/01/2021

Interessantíssimo mas um tanto rápido; acho que isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Dá pra ver que cabia mais aprofundamento, o que seria muito legal, mas mesmo assim foi ótimo.

gabytes 02/07/2023

Wells teoriza um futuro em que a humanidade, após atingir o ápice do progresso tecnológico e triunfar sobre a natureza, se divide em 2 espécies distintas: os Eloi, descendentes dos aristocratas e classe superior que, na ausência de adversidades como fome, doenças e guerras, perderam todas as características evolutivas que os mantinham no topo;
E os antagonistas Morlocks, descendentes da classe trabalhadora e oprimida que foi forçada a viver e labutar no subterrâneo para manter o luxo dos humanos na superfície, fazendo com que desenvolvessem características mais fortes. São representados como os 'malvados' e 'abominações' por causa de sua relação simbiótica com os Eloi, apesar de ser hipócrita julgá-los como o Viajante fez, pois os humanos atuais são muito mais cruéis com os criadouros de animais para abate.
É uma obra muito interessante e a mensagem que o Wells quis transmitir no contexto social de seu tempo, é totalmente diferente da interpretação que os leitores podem fazer atualmente.

Marlos 28/02/2022

Neste livro, acompanhamos o protagonista, um cientista, que após perder o controle de sua máquina do tempo, acaba indo parar no ano de 802.701, onde tem contato com os Eloi, e com os Murlocks.

Assim como em "A Guerra dos Mundos", é possível ver a crítica social entranhada no enredo, onde Elois e Murlocks fazem uma alusão aos ricos e aos pobres, que apresar de habitarem o mesmo planeta, vivem realidades de mundo totalmente distintas.

Foi um livro de leitura mais rápida, porém muito edificante.

LucasLucena 30/04/2022

Viagem direto ao presente
Wells a frente do seu tempo, imaginou a máquina que viaja no tempo, e ao viajar para o futuro imagina uma sociedade utópica ou distópica?

E como boa representação do ser humano chegando em terras novas, taca fogo literalmente na sociedade que ali existe.

História curta, com teor político, de fácil leitura, e sem dúvidas um clássico que resiste muito bem ao tempo.

Kess 02/09/2023

O livro conta sobre o "viajante do tempo", sem dizer quem ele realmente é, mas a história fica curiosa no decorrer, pois o personagem apresenta diversas incógnitas INIMAGINÁVEIS sobre sua viagem e o lugar onde ele se encontrava.

Achei interessante a maneira com que o livro aborda, a longo prazo, os resultados de uma sociedade capitalista. Mostrando em primeiro momento, uma utopia futurista, que mais tarde, veremos se tratar de uma distopia, causada pelas consequências de uma sociedade aristocrata.

A visão do autor sobre a evolução humana é chocante, assim como vislumbra o fim doa tempos

Sensacional.

"Minha explicação era muito simples, e plausível o suficiente - assim como é a maioria das teorias erradas!"

Luis.Felipe 05/04/2021

? A genialidade de um escritor atemporal?
MARAVILHOSO!!!

Se tem um coisa que posso dizer é que amo ser carregado pela narrativa. Apesar de ser um livro curto, a narrativa cativante e extremamente imersiva de H.G. Wells, torna-se mais viciante a cada página!

H.G. Wells foi um gênio de sua época e seus trabalhos ecoam até hoje nas mentes de todos.

Sua mente diferenciada, proporcionou uma visão que para nós do presente é algo encantador e intrigante, IMAGINA NA ÉPOCA DELE.

Vale muito a leitura. O próprio livro é a máquina do tempo de Wells!!

Alexandre 06/05/2021

"Lastimei o quão breve fora o sonho do intelecto humano. Este se havia suicidado. Avançara aos poucos em direção ao conforto e às facilidades, uma sociedade equilibrada, com segurança e perpetuidade como palavras de ordem, para enfim alcançar seus objetivos e, no fim, chegar a isso. (...) Trata-se de uma lei na natureza que negligenciamos: a versatilidade intelectual é uma compensação por mudanças, perigos e problemas."
Ou seja, acomodar nos levará a ruína. O livro em si é bem chatinho, com a história toda contada pelo narrador em primeira pessoa, mas toda a ideia por trás é espetacular.

Paula 13/04/2022

A forma da qual H.G. Weels retrata ficção científica misturada com um pouco de horror me lembra bastante alguns dos contos de H.P. Lovecraft, apesar de notar neste último um apego maior pelo horror do que pela ciência. A visão de futuro da qual Weels traz nessa narrativa é algo da qual eu jamais tinha parado para pensar e nem nunca tinha visto igual, achei fascinante. No entanto, acredito que se o contexto da qual o autor se encontrasse fosse um pouco mais próximo do meu, a narrativa tomaria formas bem mais diferentes. De qualquer forma, achei uma leitura incrível

Mutante X 06/10/2021

Agradável viagem
Leitura obrigatória para fãs de literatura e ficção científica, A Máquina do Tempo é, talvez, a obra máxima de H. G. Wells (embora ele tenha outros livros bem famosos, como a Guerra dos Mundos e O Homem Invisível, que fazem parte do box lançado pela Editora Pandorga juntamente com este.). Escolhi este para ler antes dos outros justamente por uma paixão pela temática de viagens temporais (e Wells foi o pioneiro no tema, para quem não sabe). O livro conta a história do personagem chamado apenas de Viajante, narrando suas aventuras no distante ano de 802.701, onde a Terra vivia uma distopia, dividida em duas facções: os Eloi (que vivem uma vida perfeita na superfície) e os Morlocks (seres disformes que vivem no subterrâneo). O texto é uma óbvia visão política do comunismo, vertente apoiada pelo autor, e precisa ser lido com o contexto da época em que foi escrito (1895). Com uma narrativa dinâmica e a trama envolvente, a obra nos leva a viajar com o personagem, visualizando as situações que ele vivenciou no distante futuro. Wells concluiu a história de forma perfeita e, com isso, mostrou sua grande capacidade criativa. Não é à toa que seu nome é, até hoje, considerado como um dos mais importantes da ficção científica.

site: http://mutantexis.wordpress.com