Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo

Resenhas - Os Miseráveis

Ricardo Fontenele 26/02/2024

Ler um clássico é ler você.
Como diz o ponde, quando lemos um clássico lemos a nos mesmos. Eu já conhecia o começo da história de os miseráveis e precisava dar chance ao livro. Não costumo ler clássicos, não me acho tão capaz e confirmei lendo esse. É um livro denso, com muitos detalhes, mas que sabendo absorver o que precisa para entender a trama você consegue terminar. Li somente a parte 1 e confesso que tô enrolando para ir pra parte 2. Mas eu vou com a glória do senhor! ??

GustavoDC 17/02/2024

Muito bom!
Comecei a ler este livro na edição digital da Martin Claret, mas acabei adquirindo a versão impressa da Nova Fronteira, dividido em dois volumes. Sobre as traduções das duas edições, eu achei pouca diferença entre elas.

Sobre a história dessa primeira parte, confesso que o início é meio arrastado, como também nota-se isso em outras partes do livro. Porém, ao superar essas partes, o leitor será presenteado por uma construção de uma história fantástica e com personagens impactantes e bem construídos. Não é a toa que esse livro é tão admirado pelos leitores!

Não tem como você não se envolver com o personagem de Jean Valjean, Cosette, entre outros. Até personagens secundários, como o casal Thénardier mexem com o leitor!

Aproveitando que citei o casal Thénardier, confesso que eu fiquei meio impressionado com a forma que o escritor descreve a senhora Thénardier! Se esse livro tivesse sido escrito nos dias atuais, essas descrições dessa personagem iria causar um certo alvoroço!

Nota para esse primeiro volume 4.5 em 5 estrelas.

EduardoCDias 08/02/2024

Não deixe de ler em algum momento
Por mais que leia e releia essa obra o encanto não acaba. Meu livro preferido sem sombra de dúvidas. A história de Jean Valjean, um forçado que se redime após conhecer o bom bispo de Digne é uma obra incontornável. Mostrando miséria moral, material e vital durante e após a Revolução Francesa, consegue afetar o coração de qualquer um.

Edu 24/12/2023

Primeira parte miseravelmente magistral
Os miseráveis se apresentam em significado duplo. De um lado, aqueles que são atingidos pela miserabilidade do destino provocados pela humanidade. Por outro lado, aqueles miseráveis de alma, compaixão e de plana ausência de humanidade interior.

Essas miserabilibidades contornam-se e enfrentam-se numa amálgama indistinguível. Uma dando impulsão na outra para que a história desenrole-se seus fios.

A gente corre nas páginas que nos trazem a urgência, a gente respira nas páginas que entram em água serena. A gente chora quando há pena e sentimos raiva, quando é preciso odiar.

Me sinto pronto para a segunda parte...

Josue 23/08/2023

"Jean Valjean compreendia bem a expiação dos primeiros (...), Mas não compreendia a expiação dos outros a daquelas criaturas sem mácula, e perguntava a si mesmo, tremendo: "Expiação de que? Qual expiação"
E a voz da consciência respondia-lhe: "A mais divina das generosidades humanas a expiação pelos outros" "

Nah 20/07/2023

O livro mais incrível que eu já li
Um dos maiores clássicos da literatura mundial, Os Miseráveis fala sobre a degradação do homem pela desigualdade social e pela injustiça.

O romance traz quatro personagens centrais: o bispo de Digne; Jean Valjean; Fantine; e a filha desta, Cosette.

O bispo é um homem bondoso e honrado, que fez da caridade sua missão de vida. Tirando de sua boca para dar aos pobres, ele é o único que recebe de braços abertos o ex-forçado Jean Valjean.

Recém saído das galés, após 19 anos de confinamento por ter roubado um pedaço de pão, Jean Valjean é rejeitado onde quer que passe e só encontra abrigo na casa do bispo. O encontro muda completamente a vida do recém liberto.

A profunda mudança na vida de Jean Valjean faz com que ele siga os passos do bispo nas obras sociais.

É quando seu caminho se cruza com o de Fantine, uma jovem que se vê jogada de uma hora para outra na mais profunda miséria.

A narrativa tem como palco a França do século XIX, um país marcado por grandes revoluções, instabilidade política e grande pobreza.

Um manifesto contra a desigualdade social, o romance é uma obra atemporal, pois levanta questões que ainda fazem parte da realidade mundial.

Nas palavras do próprio autor, no prefácio do livro: "enquanto houver na terra ignorância e miséria, não serão os livros como este decerto inúteis". E de fato este não é um livro inútil. Muito pelo contrário, é uma obra de grande relevância social.

O romance traz ainda personagens cativantes, mas também traz alguns dos personagens mais odiosos da literatura e quem já leu provavelmente sabe de quem estou falando haha

Ler a primeira parte desse grande romance foi uma experiência incrível. O livro tem uma narrativa muito imersiva, embora trágica e repleta de desesperança. A primeira vez que senti um certo alívio enquanto lia foi aos 77% do livro.

Confesso que algumas partes podem ser de difícil leitura, como o capítulo dedicado à batalha de Waterloo, mas isso não diminui em nada a grandeza da obra.

Um livro que merece e deve ser lido e, claro, motivo de reflexão.

@injoyce_ 04/02/2023

Os Miseráveis
Que livros meus senhores, que momento, que livro esplêndido.
Completamente apaixonada pela leitura dos miseráveis, ansiosa p iniciar o livro dois.

Ricardo.Reis 30/12/2022

Clássico sensacional
Um livro espetacular que narra uma história muito envolvente, que faz com que você fique pensando nos personagens mesmo após terminar a leitura. A história fascina, ensina e gera muitas reflexões. Na metade do livro têm partes um pouco maçantes, mas é bacana como o autor mostra os traços da sociedade francesa da época.

Alemão 16/07/2022

Os miseráveis
O melhor livro que já li!!! Um clássico da literatura Francesa que faz jus a sua fama!! Víctor Hugo consegue manter o leitor ligado o tempo todo e mostra de maneira clara traços da sociedade francesa da época!!! Indico o todos os leitores!!!

Mari Lopes 09/07/2022

Releitura
"Os Miseráveis" continua sendo, para mim, uma grande obra-prima de Victor Hugo. Conheci a história de Jean Valjean e Cosete em 2019. Hoje, aos 20 anos e 3 anos após a primeira leitura, estou revindo essa estória linda novamente. E volto a afirmar o que disse em 2019: Que história sensacional!

O Vol1 da editora Nova Fronteira contém os livros 1 e 2, dos 5 livros que compõem o calhamaço francês.

ingridosantos 06/06/2022

Gostei bastante do inicio, mas os capitulos sobre waterloo é de morrer, não acaba nunca, fiquei alguns meses sem querer olhar pro livro se tão ruim que estava. Fazendo resenha agora porque achei que só tinha a versão com os dois volumes juntos

IF FDC 08/05/2022

Perfeito
Eu adiei tanto essa leitura mas sinto que quando li foi no momento certo , esse livro me tocou de mil formas e eu amei muitas partes e achei algumas chatas kkkkk faz parte pois é um livro de outra época , mas ele é perfeito , já estou lendo a "continuação " dele e também estou amando

Luana Karla Nogueira 07/05/2022

Uufaaa
Eu adoro as ideias que o Victor Hugo traz eu gosto muito do estado reflexivo, crítico que ele demonstra nas histórias. Mas a densidade, a complexidade, não sei se ainda estou preparada. Foi muito bom conseguir finalizar o primeiro volume. Todos os personagens são interessante com tramas de cortar o coração. Os fatos históricos contextualizam e são exaustivamente discutidos de maneira um pouco distanciada

Adri Crivelaro 15/03/2022

Depois de assistir séries e filmes, nada como o livro! Fiquei mais apaixonada pela história? Sim! Apesar de ter algumas partes muito descritivas, não tem como não se envolver com os personagens e com a história, que segue atual em muitos aspectos. Amei!