Minha Querida Julie

Minha Querida Julie Tayana Alvez

Resenhas - O Casamento

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ca Melo 13/08/2020

Um livro que eu não sabia que precisava... (Com amor, Dublin - Livro 2)
O casamento foi um livro que eu não sabia que precisava. A continuação da história de Júlia e Robert me conquistou de uma maneira que foi difícil não me sentir tão representada aos sentimentos da Júlia.
Eu gosto dessa experiência que livros assim me marcam: quando a personagem protagonista consegue te representar tanto na aparência, quanto nas situações semelhantes (não que eu more em Dublin e tenha um cara como Robert à minha espera, rs). Mas digo principalmente por tocar em assuntos que dizem respeito a um relacionamento amoroso e com ele as inseguranças por ser uma mulher negra e achar maneiras de se autossabotar.
Para aqueles que amam um romance clichê, esse livro não vai te decepcionar: é o tipo de história com algumas questões mal resolvidas, mas que a gente sabe como vai terminar, deixando aquele quentinho no coração. O que não significa que a trama deva ser desmerecida por isso, muito pelo contrário. Tayana Alvez é uma mulher negra escrevendo histórias românticas sobre e com protagonistas negras? Não por acaso a nota final da autora no livro revela ainda mais o racismo e ausência de mulheres negras, não só na publicação de livros, mas também com suas imagens nas capas de livros. Enquanto eu crescia eu não tive nenhuma protagonista em que eu me visse representada. Vejo que está mais no que na hora da nossa literatura ser empretecida.

Com uma narrativa dividida em capítulos alternados entre Robert e Júlia podemos ter diferentes perspectivas de cada um e compreender os seus sentimentos e aflições. Aqui o relacionamento também é tratado de forma real, não há perfeição e o livro também não se propõe a criar personagens perfeitos. Eu compreendi muito do que a protagonista passava e chorei em diversos momentos com as (nossas) cicatrizes e dores, inseguranças e felicidades. Poderia destacar aqui diversos pontos sobre a condição da mulher negra em relação aos relacionamentos: solidão, ser usada como um objeto exótico (principalmente num país europeu), e sua condição de não ser uma mulher para relacionamento, quem dirá um compromisso tão sério como um casamento, oficializado no caso.
Aqui permanecem o mesmo cenário do primeiro livro a Irlanda, com as crianças fofas e sem a glamourização dos intercambistas brasileiros que precisam se submeter a diversos subempregos para se manter. Mas agora estamos vivenciando uma Dublin real, já que a autora contextualiza a história durante a pandemia de covid-19 em que estamos vivendo.

site: https://abookaholicgirl.wordpress.com/2020/08/13/resenha-o-casamento-de-tayana-alvez-duologia-com-amor-dublin-livro-2/
Tayana Alvez 19/08/2020minha estante
Camila, entenda: Você é perfeita.

julia 22/02/2023

Oque acontece depois do felizes para sempre?
Foi essa a pergunta que fez ficar muito curiosa para o spin off de O Irlandês.

Essa sequência da história conseguiu ser mais incrível do que o primeiro, eu amo livros com segundas chances então eu sabia que esse não ia me decepcionar.

Aqui temos o oposto do primeiro livro, enquanto O irlandês é super fofo e romântico, Minha querida Julie é só sofrimento e muitas emoções (o que eu amo).

Neste volume a narrativa se intercala entre Julie e Robert e isso nos permite compreender os sentimentos dos dois. O casal vai enfrentar muitos desafios por conta de traumas do passado.

O desenvolvimento dos personagens é incrível, principalmente o de Robert na terapia, por meio da cartas foi sensacional! Pra quem acompanhou o diário de leitura nos stories sabe como eu sofri lendo essas cartas :0

Vai ser difícil esquecer esse casal.

Ana Karina 17/10/2022

O Casamento
Ahh que leitura gostosa, adorei reencontrar essa familia, achei algumas partes um pouco repetitivas, por isso até tirei 1 estrela, tinha algumas horas que eu tinha vontade de trancar os dois no quarto e deixar eles lá para conversarem, pq tudo se resolveria se eles simplesmente conversasem, por isso que achei a história um pouco repetitiva, mas não tirou o encanto da história, gostei bastante de concluir a duologia. Recomendo!

Livia473 27/08/2023

Sinceramente, sinto que não devia ter lido ele. Acabou com o encanto que adquiri no primeiro livro, porém li esse por ter chamado minha atenção e por ter adorado o primeiro.

Senti muita raiva nesse livro ir vários motivos que não vou citar para não ter spoiler, mas com certeza posso falar que uma delas foi de rob e sua tristeza ao luto, o quanto a pressa deles mostrou que no final não foi algo tão bom assim e a culpa que Julie sentia.

No geral foi um livro bom, mas sinto que não havia e ao mesmo tempo havia necessidade desse segundo livro. Ele foi bom para nós mostrarmos o quanto rob ficou destruído e agiu como uma carcaça ganhando no mundo completamente perdido durante todo o livro, e só retornando para o seu corpo quando um balde de água fria foi jogado sobre ele e quando Julie vou que as vezes ter quebrado suas regras não foi algo bom.

Amanda 21/08/2020

Romance REAL e necessário
Assim que terminei O Irlandês fiquei com muita vontade de ler mais sobre esse casal tão lindo que é a Julia e nosso querido Robert. Poderia ser um conto de dias dos pais ou sobre o casamento e para minha surpresa algumas semanas depois a Tayana vai lá me me lança esse livro. O Casamento nada mais é a história real do que acontece depois dos "felizes para sempre". Digo realidade por que muitos livros nos prendem com o florecer do amor entre um casal, mas poucos falam da realidade quem vem depois com as mudanças e primeiras questões que sempre ocorrem em toda relação, sobretudo, entre pessoas com histórias de vida e e posições sociais tão diferentes como Rob e Julia e como um casal deve ser maduro e conversar sobre todas elas. Rob com seus traumas do passado e tendo que lidar com as filhas (super fofas e fundamentais nessa relação) e a Julia com seus medos e inseguranças devido ao papel dela na nossa sociedade. A Tayana fala muito bem desses assuntos de forma leve e me vi muito reflexiva com a nota final da autora dizendo o quanto foi difícil achar uma boa foto para a capa no google (noiva negra) e como precisamos de mais histórias de mulheres negras reais e amadas e não apenas fortes lidando com tanto sofrimento. É uma história de amor contemporânea, linda e real. E por isso recomendo super a leitura
P.S: lembro de ter mandando um direct para a autora apenas desabafando como estava emocionada e ela me respondeu minutos depois sendo extremamente fofa e atenciosa. Valorizem as autoras nacionais :)))

Evany Campos 09/11/2023

Depois do final feliz tem a vida
Me diverti muito lendo esse livro. Quando terminei O Irlandês (o primeiro) fiquei em cima do muro sobre ler o segundo ou não. Não porque não gostei dele, mas aquele livro tinha terminado de um jeito tão gostosinho que me questionei se eu precisava de mais. Aí veio o meu surto de leitura uma atrás da outra e coloquei esse livro na agenda pra balancear as coisas e apenas me deleitar como uma boa leitura e uma boa escrita. E que delícia de história. Ainda melhor que o primeiro. Um livro regado de amor, mas também de dores e de medos reais. Eu adorei mergulhar nas questões de Robert e de Julie sem deixar me divertir com um casal que alinha amor pela literatura e que fofoca junto. Esse livro é um respiro bem vindo num dia de chuva. Foi aí que percebi que sim, eu precisava ler esse livro e ter a lição de que final feliz é na verdade viver um dia após o outro procurando ser melhor e fazer melhor por si mesmo e por quem se ama.

Lin Nascimento 18/10/2020

O poder do Diálogo
O que no primeiro livro a autora fala sobre as inseguranças e solidão da mulher negra. Neste segundo livro a autora fala sobre o luto e a importância de passar pelo mesmo. Sobre como é poderoso o diálogo numa relação. Fiquei apaixonada nessa história do início ao fim.

Bia Lopes 29/01/2021

Coração quentinho...
Uma história apaixonante que só lendo para você entender o tanto que a história te prende...

Rosy 25/03/2021

Mexeu comigo
Fui ler esse livro despretensiosamente, por já ter lido o primeiro dessa duologia, O irlandês. E devo confessar que gostei mais, embora tenha dado a mesma quantidade de estrelas. Por quê? Esse livro mexeu comigo, de verdade. Vários diálogos entre os personagens falaram comigo, sobre relacionamentos passados e mais ainda sobre o meu relacionamento presente. Muitas dúvidas no início, mta insegurança e medo. Por isso me identifiquei MTO com o Rob e a Julie. Tinha tudo pra ser um 5 estrelas, mas algumas atitudes deles foram bobas, precipitadas e até infantis pra eles, que passaram por tanta coisa juntos. Fiquei decepcionada em algumas desses momentos, mas no geral eu gostei bastante. Acho a representatividade super importante nesse livro, como no primeiro. As vezes pode parecer repetitivo, mas é necessário. Um leitura super fluida e envolvente que vc consegue até ler em um dia, se tiver algumas horinhas disponíveis. Pra mim, super recomendado.

Jaque 02/09/2020

Agora pronto...
Preciso de um Robert na minha vida pra ontem, hoje, agora!
Esse segundo livro foi a cereja do bolo que estava faltando.
Amei amei amei demaisss. Julia e o Robert se completam, e as meninas, meu Deus, virei diabética de tanto doce/ fofura que elas são.
Parabéns a autora, precisamos enaltecer o trabalho das autoras brasileiras cada vez mais, e você fez um lindo trabalho.

@recordandolivros 15/09/2020

Gratidão!
Quando li "O Irlandês" não imaginei que precisava de uma continuação para estória, mas, ao começar a leitura percebi que ela era necessária. Essa continuação me fez enxergar e sentir tantos sentimentos: alegria, medo, dor, insegurança e realização.
Foi maravilhoso ver o amadurecimento e florescimento desse casal maravilhoso.

Vale muito a leitura.

Ismenia.Ir 28/05/2021

O casamento
Nossa que maravilhoso poder ler mais um pouco dessa história e desse casal que tanto amo.

Fátima 17/08/2020

A conclusão da duologia que conta a história de Julia e Robert.
O livro o casamento mostra ao leitor os desafios que um casal passa depois que decidem ficar juntos. Desafios esses que fazem ambos fazem ambos crescerem e assim fortificar mais ainda esse amor.
Robert ainda está passando por dificuldades, mas está tentando melhorar com ajuda de uma psicóloga e assim segue grande parte do enredo do livro. O que chega a outro fator importante da história, o fato de que Robert procura ajuda, ele chora quando sente que precisa, conversa com a namorada e deixa as cartas na mesa. A construção do personagem Robert o tira do machismo que o impediria de ser verdadeiro com esses sentimentos,
Júlia por outro lado está sofrendo por não saber como ajudar Robert, mas também está enfrentando suas próprias dificuldades que foram impostas a ela desde pequena na realidade em que vivia no Brasil.
Os dois apesar de tentar fingir que os problemas não os estão afetando, sentam e conversam sobre seus problemas. O que de fato torna uma casal tão bonito e unido, é o fato de conversarem, falarem o que sentem e expor seus piores medos.
Tayana Alvez construiu personagens que é fácil ao leitor gostar, situações as quais é possível entender o sofrimentos dos dois, se encantar pela paixão dos dois, rir e choras com os dois.
O casamento é um livro que vai aprofundar o relacionamento, as dificuldades e a força do amor quando se está disposto a ajudar e ser empático com o outro.
Tayana Alvez 19/08/2020minha estante
Ain

Maria.Rafaela 04/09/2020

Eu achei muito repetitiva a história.
Gostei, mas esperava um pouco mais...

1 | 2 | 3 | 4 | 5