Rio Liberdade

Rio Liberdade Werner Zotz

Resenhas - Rio Liberdade

Daniele Freitas Pacheco 24/06/2021

Livro infanto-juvenil bem interessante. Recomendo para leitores intermediários. Narra uma história de aventura, com nuances poéticas e críticas sociais.

Dyonathan 20/10/2020

Havia esquecido a profundidade que alguns livros "infanto-juvenil" possuem. Zortz nos conduz por uma deliciosa viagem pelos rios do pantanal em uma história sensível, com muita aventura e surpresas. Impossível não se envolver com Moreno e a trama que cerca a sua busca pela liberdade. Fica nítido o conhecimento do autor do pantanal brasileiro pela forma como nos apresenta e conduz por rios e florestas. Em sala de aula, sem dúvidas um ótimo livro para trabalhar na interdisciplinaridade entre português e geografia. Não posso encerrar essa resenha sem falar da sensibilidade do ilustrador Rayck em expressar visualmente os sentimentos e a jornada de Moreno.

><'',º> 22/05/2019

“Rio Liberdade” é um livro para jovens que todas as idades. O autor, o catarinense Werner Zotz, uniu um enredo fantástico a um tema eterno: liberdade. Escrito de forma bela e leve, do ponto de vista do personagem principal.

Fonte:

site: bibliocatolicasc.wordpress.com/2013/06/20/dica-de-leitura-rio-liberdade/

><'',º> 21/05/2019

Uma aventura no Pantanal. Filho de jornalista perseguido pela ditadura militar, ainda criança Moreno tem de trocar São Paulo pelo exílio na Europa. No retorno, a família passa uma temporada no Pantanal, e Moreno descobre as delícias da vida simples e o gosto da liberdade. Depois dessa experiência, trágicas circunstâncias o aprisionam na capital paulista. Mas ele quer retornar ao lugar onde aprendeu a viver de verdade.

Texto extraído do livro

yuri thome 30/12/2009

Aprendendo a Ler
De todos os livros da minha infância/adolescência, Rio Liberdade foi quem realmente consolidou o desejo da leitura. Ainda consigo, passados tantos anos, imaginar a sensação do menino Moreno vendo, por uma frestinha dos olhos, o pantanal explodindo em vida. É um livro para jovens, mas com uma história realmente comovente e que faz pensar. Deveria ser leitura obrigatória em todas as escolas.