Fingersmith

Fingersmith Sarah Waters

Resenhas - Fingersmith

gprotti 22/10/2023

Fiquei doidona
A história é muito original e cheia de plot twist que me deixaram biruta da cabeça. Não diria que é um livro propriamente de romance porém é incrível como o desenvolvimento e profundidade das personagens se atrela com o desdobramento da trama.
Só senti falta de uma continuidade no plot final por se tratar de um livro longo acho que teria lugar para isso.

AMANDA3038 27/11/2022

??????????
meu interesse por esse livro surgiu após assistir the handmaiden. descobri que a versão sul-coreana era na verdade uma adaptação de uma minissérie inglesa, que era uma adaptação fe um livro de sarah waters.
esse livro é tão bem trabalhado e construído, de uma delicadeza, um clímax, uma reviravolta, uma pena que não consigo encontrá-lo na versão física para a minha prateleira.

Ralph 05/06/2022

Maud teria conta no AO3, certeza ..
TW: violência, menção de abuso sexual, violência/morte animais, sangue, maus tratos...

Gente, a história é Mara.

Cheio de reviravoltas, o livro sabe que veio pra isso, até porque é dividido em partes, uma com POV da Sue e a outro com POV da Maud, aí depois conclusão.

Achei bem sensata as situações. Com livros desse genero, vemos personagens sendo colocados em certas situações a agir de maneira bem burra pelo bem do plot, mas aqui não achei que isso aconteceu. Achei bem verdadeira e coerente toda a trama.

Os personagens parecem vivos. Toda vez que alguém falava da cozinha da Mrs sucksby parece que eu tava lá. Isso se dá pela riqueza de detalhes na escrita que também é mara e que também é o que tava matando um pedaço de mim toda vez que eu pulava mais uma página inteira de detalhes insignificantes.

Como Sarah Waters gosta de escrever.

O livro é enorme. A escrita é linda. Mas, meu deus, dava pra lançar com metade das páginas se tirase detalhamentos desnecessários de locais e objetos, comentários extensos sobre personagens que aparecerem só uma ou duas vezes, literalmente trechos que não somam e nem diminuem no plot... aí seria cinco estrelas.

Outra coisa é o romance. Eu aceito a conclusão, mas achei que foi pouco construído. Teve pouco foco. 95% do romance se passou na cabeça das moçoilas até que no final...

Recomendo a leitura. É boa. Os filmes também.

CCataldi 20/02/2022

Uma trama perfeita
A primeira vez que eu quis ler esse livro, eu acabei desistindo. O inglês é escrito de uma forma mais antiga, a história é complexa. Acabei deixando de lado. Resolvi dar mais uma chance e não me arrependi. Dos livros de Sarah Waters, esse é o que tem a melhor trama. Você consegue amar os personagens, odiar os personagens, amar só um deles... E, assim, a trama vai desenrolando. Você passa raiva até o momento que, quando percebe, o livro termina da melhor forma possível.

brendanic 03/03/2021

O filme é melhor
Fiquei muito interessada em conhecer o livro que inspirou o filme "A Criada", que achei incrível.

E nesse caso algo raro aconteceu, o filme é melhor que o livro. A adaptação foi ótima e tirou todo o excesso que o livro tem.

Muita enrolação pra nada, eu só não desisti da leitura porque queria muito saber o que seria diferente do filme. Mas em vários momentos é possível passar páginas inteiras sem perder o que é importante pra trama.

O enredo é ótimo, mas a execução arrasta muito e no final perde de vez o fôlego...

Menina.Jasmim 11/08/2020

Ótima leitura
Sue nasceu em Londres e foi criada por um casal de índole um tanto quanto questionável depois que sua mãe foi sentenciada à morte. Ela cresceu em meio a trapaças e ladrões, o único universo que conhecia até sair de casa para trabalhar em um maquiavélico plano arquitetado por um conhecido da família, Gentleman. Sua parte no plano era convencer a herdeira de uma grande fortuna, Maud, a se casar com Gentleman, então prenderiam a mulher em um sanatório e ficariam com a herança.

Maud vive uma realidade bem diferente da de Sue. Sua mãe morreu em um sanatório e ela foi criada pelo tio, que a vê apenas como uma secretária e ajudante. Maud cresceu em uma casa rica e é a única herdeira da fortuna do tio, mas não sabe se comportar como uma dama, já que nunca a ensinaram isso. Ela aceita a indicação de Gentleman para ter Sue como sua criada, mas algo na jovem faz Maud vê-la de forma diferente.

Fingersmith foi uma leitura que fiz com minha amiga que é apaixonada por Sarah Waters. Eu havia assistido a “A Criada”, que é um filme coreano baseado no livro, e adorei, então estava ansiosa para a leitura.

A história é dividida em três partes, duas narradas pela Sue e uma pela Maud. As personagens são bem diferentes uma da outra, a forma como cresceram, como veem o mundo, e como narram a história. A autora soube construir muito bem as duas protagonistas e fazer o leitor torcer, mesmo que elas não merecessem tanto (ou merecessem…). Porém, apenas as protagonistas despertaram certo afeto em mim e talvez por isso tenha torcido mais por elas, já que os outros personagens são pessoas horríveis e eu espero que queimem no fogo do inferno.

Eu senti tanto com esse livro… Ri, fiquei triste, shippei… E, principalmente, passei raiva. A autora é ótima em criar plot-twist atrás de plot-twist e o leitor quando pensa que já sabe o que está acontecendo, leva um socão na cara e fica perdido de novo. Muitas emoções xD

Foi uma ótima leitura, com muitos altos e baixos, daquele tipo de livro que te prende e faz torcer para que as coisas acabem bem e que as personagens tenham um momento de paz. Adorei o casal e mesmo que ambas as personagens não sejam um poço de virtudes, elas foram boas companhias na leitura.

site: http://ultimasfolhasdooutono.blogspot.com/2020/08/fingersmith.html

AnaGabriela.Vilhena 07/03/2018

O que dizer sobre esse livro? Eu já tinha visto o filme baseado nele (Handmaiden) e por tal, achei que já soubesse tudo sobre a história. Como eu estava errada... O livro não parou de me surpreender em momento algum. Uma história que definitivamente deve ser lida.