A Roupa Nova do Imperador

A Roupa Nova do Imperador Hans Christian Andersen

Resenhas - A Roupa Nova do Imperador

midnightrainz_ 04/05/2024

O conto "A Roupa Nova do Rei", de Hans Christian Andersen, é uma adaptação de uma história espanhola mais antiga, onde um rei é enganado por tecelões fraudulentos que prometem fazer um traje visível apenas para pessoas inteligentes. Andersen alterou a história para destacar a vaidade e a soberba intelectual da sociedade, criticando a tendência humana de seguir modismos sem questionar. Ele utiliza a metáfora do traje invisível para representar a conformidade cega às normas sociais. O conto ressalta a importância de questionar as convenções estabelecidas e expressar críticas, mesmo contra maiorias ou minorias, como forma de compreendermos nossa existência de forma mais genuína.

de um modo geral, é um conto bem interessante e engraçadinho, recomendo

Karol com kah 28/01/2024

Uma grande lição
Estória clássica. As figuras são bem chamativas e apesar de curta, acredito que as crianças adoraram acompanhar a leitura.

Recomendo

Marina 09/10/2012

Indicado para todas as idades!
Ganhei esse livro de uma tia, quando ainda era criança. Na época, li e achei fantástico, mesmo sem saber direito quem eram a maioria daqueles artistas (tanto os escritores quanto os ilusradores!). Ao longo dos anos fui revisitando esse livro, essa história tão famosa recontada por todos os envolvidos (o próprio imperador, o menino que disse a verdade, os tecelões, a rainha, os seus filhos, a cozinheira, o bobo da corte, o espelho...até a cueca do imperador dá seu depoimento!). O formato desse livro é genial: a história se torna riquíssima, multifacetada e as ilustrações são incríveis. Sempre estará entre meus preferidos! Obrigada, tia. :)