A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Clodoaldo 19/08/2021

Viva para a verdade!
Um livro indispensável para quem deseja inicar uma vida de estudos, pois te mostra que não basta estudar, tampouco estudar para alimentar sua soberba. O livro te mostra, principalmente se for católico, como é o teu dever defender a verdade, estudar para conhecer a verdade! Te fala sobre amizades, repouso, preguiça! Para mim que sou católico, pareceu que estava tendo uma direção espiritual cara a cara com o sacerdote. Portanto, não se apeguem a resenhas, leiam que garanto que será uma experiência insigne!

Ir.Vivian.CMES 07/08/2021

Para quem quer se dedicar ao intelecto
Uau! Um livro maravilhoso prático e direto para quem deseja estudar, não basta sabermos as coisas, isso temos de monte em um mundo que se tem todas informações em um estalar dos dedos, é necessário o aprofundamento para adquirir o saber.
Chega de acreditar no que falam está na hora de aprofundar no estudo e adquirir a verdade, nos lugares e nas fontes certas.

Henri 05/08/2021

Sensacional!
O livro é simplesmente sensacional, ele tem o poder de mudar vidas, todo mundo deveria ter como prioridade ler!

Pedro 29/07/2021

A vida intelectual é pautado na disciplina e na abstinência de certos prazeres que podem nos afastar desse objetivo.

Pedro 01/07/2021

Instruções Intelectuais
Ouvi falar muito sobre a importância da leitura dessa obra para todos aqueles interessados em seguir um caminho de estudos. No decorrer das páginas ficou clara a intenção de Sertillanges em instruir gerações de estudiosos, de forma que grande parte dos escritos permanecem relevantes na atualidade.

O livro discorre sobre as principais questões que circundam o cotidiano de um indivíduo devoto do trabalho intelectual. Não obstante, o autor apresenta problemas que ainda estão por vir e os métodos de resolução dessas questões que afligem a vida dos estudantes.

Seria impossível resumir todos os ensinamentos de uma obra tão significativa na formação do intelecto, mas escreverei sobre algumas falas que foram relevantes na minha concepção.

Durante o livro, Sertillanges desmistifica questões como a necessidade de isolamento do intelectual. Explica a necessidade de equilíbrio e de viver experiências externas que mesmo não sendo parte do trabalho intelectual, ainda contribuem para um descanso mental.

Ele nos instrui para termos atenção quanto aos grupos sociais em que nos inserimos e os males de um envolvimento excessivo com a vida social, nos alerta sobre a necessidade de momentos de silêncio e oração na busca de maior consciência nos estudos. Além disso, recomenda que saibamos um pouco de cada assunto, por mais que tenhamos que nos aprofundar em algo realmente importante para nós.

Ademais, o autor discorre sobre como o estudante deve enxergar além do que se vê e procurar ensinamentos em todas as coisas, mesmos as mais simples que ninguém valoriza. Ele diz que os livros devem ser um ponto de partida para nossa independência, e não limitar as perspectivas.

Muitas outras recomendações são abordadas e instruções dadas na obra. Comecei a ler com grandes expectativas e terminei sem nenhum arrependimento. Leitura essencial.

Ka. 24/06/2021

sei que não é todo mundo que acredita em algo superior, em verdades e/ou sequer gosta ou dá atenção a uma vida intelectual, de entender e buscar o sentido nas coisas da vida e tá tudo bem! mas tive uma fase que eu estava voraz pelos estudos e esse livro me ajudou bastante inclusive na parte meditativa. bem escrito, fluído, não é um simples livro, você aprende muitas coisas com ele pro resto da sua vida. muito especial e tenho bastante memória afetiva.

Isabel Verena 22/06/2021

Virou meu livro de cabeceira. Fantástico livro para quem procura a vida de estudos.

Zaqueu 21/06/2021

Essencial para uma vida de estudos intelectual
Com dicas práticas, que ao serem colocadas no hábito da leitura teremos uma vida mais rica de conhecimento, aquele buscado em cima da verdade e não só do que costumamos ouvir.

Sammy 20/06/2021

A Adega de Vinhos
Fazendo jus a categoria de prolegômeno, A Vida Intelectual de Sertillanges é a literatura para quem deseja ingressar nessa consagração.
O intelectual vai ser sustentando em três grandes pilares que lhe alicerçarão durante sua apopeia: constância, paciência e perseverança.
Sendo assim ensinado, existe uma miríade de sacrifícios, àquele que "escolheu a renúncia; mas a renúncia enriquece-o mais que uma alta opulência. Perde o mundo, e o mundo lhe é dado espiritualmente".
Ame a verdade se queres adentrar nesta adega misteriosa.
E assim, "se seguires este caminho produzirás frutos úteis e alcançarás o que desejas."
Digo um breve adeus ao Sertillanges, pois indubitavelmente voltarei.

Furiatti 18/06/2021

Aos eternos estudantes uma obra necessária
Quero agradecer ao Rodrigo Gurgel (@rodrigogurgel12 no insta) pela indicação, um livro que possui uma enorme importância.

Em a vida intelectual de Antonin-Dalmace Sertillanges somos elucidados sobre questões como vocação, virtudes, organização, sacrifícios, descontração entre muitas outras.
Se você é um estudante, se você tem em mente que a escola não é um fim, e sim um começo, eu te recomendo este livro.
Meu vocabulário aumentou muito após esta leitura, recomendo ler com um dicionário ao lado, apesar de a linguagem não ser das mais fáceis, ao ler com concentração da para pegar o que esta sendo passado.

Como fiz a leitura no livro físico, tomei prejuízo em post-it, é muita coisa importante sendo passada, respostas a dúvidas internas antigas, dicas preciosas, como exemplo cito: "Não consideres de quem ouves as coisas, mas tudo o que se disser de bom, confia-o à tua memória".
Digo com plena convicção que a leitura mais importante do ano foi esta.

Kássio Meniglim 17/06/2021

Princípios para uma vida intelectual
Sertillanges, aborda de forma especial os assuntos da alma. Ensina verdades eternas que é o caminho para uma vida feliz e realizada. Dos temas cotidianos aos intrincados, se expressa numa linguagem clara e objetiva.
Mesmo ocasionalmente fazendo menção aos católicos, os princípios abordados se estende para pessoas de qualquer grupo, crença ou religião. Eu não sou católico e foi muito proveitoso!
Tudo pode ser extraído!

dani 03/06/2021

Verdade
Certamente será lido outras e outras vezes. Nada se perde. Não há uma só frase neste livro que seja inútil ao leitor. Tudo se aproveita e ensina... produz frutos.
Mas o mais importante é o fato de direcionar nosso olhar para a Verdade, para a Eternidade e apresentar as riquezas do exercício vocacional do trabalho intelectual.
Finalizo a leitura muito grata pela obra de Sertillanges e extremamente edificada por seu trabalho.

Daniel1912 02/06/2021

Muito educativo
Antonin-Dalmace Sertillanges faz uma cirurgia pelos conselhos de São Tomás de Aquino. Neste livro se pode aprender com quem se relacionar, como se relacionar, como se faz uma obra, como conseguimos estar mais plenos com a Verdade (Deus) e também como deve ser feito os nossos descansos! "A vida Intelectual" é uma vida de harmonia entre estudos, trabalho e relacionamentos! Incrível demais este livro! Recomendo!