A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Bruno 10/11/2022

Um clássico do pensamento intelectual que o secularismo e a crise cultural deixaram no esquecimento.
A vida contemplativa é virtude ocidental desde os pitagóricos da Grécia antiga. Alçada por Aristóteles, encontrou na filosofia patrística e, depois, em Santo Tomás de Aquino seus defensores mais ferrenhos. A vida intelectual se entranhou no cristianismo e intercambiou com a religião valores que, até o início do último século, não podiam ser atribuídos exclusivamente a esta ou aquela. Não à toa, veio do seio da Igreja Católica o grande avanço intelectual e científico ao longo da idade média, bem como a fundação do ambiente universitário.
Padre Antonin-Dalmace Sertillanges ergue-se nas costas destes e outros grandes pensadores da antiguidade, como Pascal, na construção de seu próprio método de vida contemplativa. Sob o argumento pitagórico de que o conhecimento engrandece a alma e aproxima-a da divindade, Pe. Sertillanges defende a vida intelectual como ferramenta, junto à oração, de ascensão religiosa.
100 anos após o início da obra, o desenho intelectual do autor está na resistência à decadência intelectual e moral do nosso tempo. Não deveria causar surpresa: a religiosidade e o conhecimento são a antítese de um projeto de emburrecimento programado e secularista que toma o mundo ocidental contemporâneo.
A resistência é conservadora: olhar para o passado e recuperar a vida de gênios que trouxeram a sociedade ao estado de conforto que encontramos hoje.
Nada mais básico que o lema beneditino: ora et labora. Ampliado por Santo Inácio de Loyola: "Ore como se tudo dependesse de Deus e trabalhe como tudo dependesse de você".
Vinícius296 10/11/2022minha estante
Muito boa sua breve análise

Natalia 04/01/2023minha estante
Excelente análise . Inicie recentemente este livro e estou achando maravilhoso.

Tiago 22/02/2023

Uma obra que te ensina a transceder.
Este livro é como se você conhecer alguém que você admira de uma alta inteligência, alta humildade e muitas virtudes. Daí você teria oportunidade de pedir conselhos, ensinamentos de como chegar um dia a ser assim também. Mas é claro sem perder suas particularidades, pois o próprio autor o diz que cada qual terá suas próprias conquistas. Mas digo, é um livro pra se estudar e voltar várias vezes ao longo da vida, acho que uma leitura só não se consegue aprender tudo.
Rebeca445 10/03/2023minha estante
Esse livro é perfeito!

Tiago 10/03/2023minha estante
Gostei muito também, quero voltar a ler outras vezes ele pois tem grandes ensinamentos.

Ewerton Madeira 25/10/2022

Vida intelectual
Manual para uma construção da vida intelectual com base nos princípios cristãos. Meios para desenvolver seu hábito de estudo.

Ewerton Madeira 04/01/2023minha estante
Excelente livro para ler no começo do ano.

Rodrigo 23/10/2016

Quando falamos em um intelectual nos vem a mente a idéia de alguém que estuda e se dedica por um momento e com uma finalidade. É desconstruindo essa idéia errônea que o Padre A. –D. Sertillanges inicia seu livro que começou a ser escrito em 1920. Intelectual é aquele que mesmo que ainda comprometido com ocupações profissionais reservam o seu precioso tempo ao estudo e pretendem fazer do trabalho intelectual a sua vida e como recompensa o profundo desenvolvimento de espírito. Essa vida exige penetração, continuidade, empenho e disciplina. Diante de nossa cultura brasileira onde somos ensinados a estudar para se formar tão somente com um fim profissional não é de se admirar quão poucos intelectuais há em nosso meio. Muitos desses trabalham mas não sabem quem são e nem para onde querem ir. E quantos não desperdiçam seus tempos em coisas fúteis e banais?

É diante desse quadro estarrecedor que se encontra o homem, que o autor desse livro nos convida a entender, iniciar, cultivar e manter uma vida intelectual. Suas dicas são valiosas como o cuidado do corpo, o ambiente, as especialidades, o fervor e a concentração. Também nos concede valiosas orientações sobre o preparo da vida intelectual como a leitura: o que ler, as espécies de leitura e a escolha dos autores; a organização da memória: o que é preciso memorizar, a ordem e como memorizar; as anotações: como anotar, classificação das anotações e como se utilizar delas; escrever: a arte de escrever, a verdade, a individualidade e a simplicidade.

Os não-iniciados em filosofia poderão ter algumas dificuldades na linguagem e em alguns termos e pressupostos filosóficos que o autor usa, pois o mesmo parte de um pressuposto filosófico de Tomás de Aquino. Mais se lido com atenção e devidas ressalvas essa obra nos concede tesouros preciosos para nossa vida intelectual.

Mais do que nunca nossa sociedade precisa de pessoas de que entendam que a vida intelectual não está restrita somente a algumas pessoas. A vida intelectual é um estilo de vida. Para isso é necessário sair do comodismo, ter coragem, determinação e perseverança. A ininteligência é inimiga do saber e isso é uma afronta a Deus que é a fonte de toda sabedoria e ao homem criado a Sua imagem e semelhança. Mude seus hábitos, cultive uma vida intelectual para a Glória de Deus.
Paulinha 28/10/2021minha estante
Uauuu, que resenha fabulosa! ??? Fez-me ávida para a leitura deste grande livro. Concordo plenamente contigo, faz-se nescessário por mais mentes brilhantes de vida intelectual. Gratidão pela resenha simplesmente magnífica! De fato e em verdade Deus é a nossa fonte de toda a inteligência, foste muito feliz ao expressar quê - "é uma afronta ao Criador", somos Sua melhor criação e como tal, devemos honra- lo usufruindo de todos os recursos com os quais Ele nos deixou. Sábias palavras, resenha fabulosa! ???

Filipe 23/12/2022minha estante
Resenha extraordinária, em um mundo onde o conceito de sabedoria está plenamente deturpado, uma obra que revive a verdadeira essência dessa virtude tão complexa e necessária, torna-se necessária. Obrigado por compartilha-la conosco!

Freignan 26/05/2014

A Vida Intelectual, seu Espírito, suas Condições, seus Métodos
( A.- D Sertillanges)
Durante todo o decurso da história, temos personagens que se destacaram nas suas áreas de atuação, sejam nas artes,na política e etc. Nesse caso se tornaram destaques devido a intelectualidade no qual foram iniciados
Diego 27/12/2014minha estante
O livro é maravilhoso. Sem dúvida o melhor livro que eu já li. É um guia para descobrir se você tem ou não vocação para dedicar sua vida aos estudos e se tiver, como segui-la. Dá dicas preciosas que podem e devem ser aplicadas: sono, alimentação, oração, estudos, obras a ler são uns dos muitos exemplos. Esclarece onde surgem as nossas melhores idéias e como aproveitar ao máximo os nossos momentos de plenitude. O livro descreve com as palavras exatas sentimentos universais que todos sentimos e que não conseguimos expressar. É uma leitura maravilhosa, deliciosa e especial. Recomendo para todas as pessoas que me perguntam o que ler. Leiam com a alma. Vale muito a pena.

Elis 31/07/2020

Nada demais.
Leitura por vezes cansativa. Poucas novidades ou passagens que nos cause insights. Não leria novamente. Prefácio fraquíssimo, com palavreado chulo num livro que promete a intelectualidade.
Um intelectual não pode se manifestar de forma chula? Num livro? De um padre... Num prefácio?
Falo apenas sob meus gostos e padrões: Não me causou boa impressão.
Vanessa 22/12/2020minha estante
"Não causou uma boa impressão" então você não leu o livro todo?

Matheus.Araujo 27/06/2020

A Instrução do Conhecimento
Infelizmente, a vida intelectual brasileira está tão inexistente que há uma sombra sob a atividade intelectual: é vista praticamente como nicho universitário e não como um verdadeiro fim em si mesma, já que buscar a Verdade é buscar a Deus e, consequentemente, o preenchimento do espírito. Pe. Sertillanges mostra, numa retórica absolutamente inspiradora, a vida intelectual não como ocupação social, profissional ou muito menos um passatempo (que deveria ser seguida sem disciplina), mas como um estilo de vida, um verdadeiro corpo de virtudes que devem moldar sua personalidade. Aconselha sobre leitura, local de estudo, notas, memória, entre tantos outros. Livro de cabeceira, deve ser indispensável como ponto de partida de qualquer vida de estudos.
Douglas 30/09/2020minha estante
Ótima resenha

Sabrina 31/05/2022

Cristão intelectual
Que livrinho mais maravilhoso! Sem contar que a capa é linda, passei horas admirando.

Um livro breve mas com ensinamentos muito importantes. Quebrou uma tabu pra mim de que os cientistas/intelectuais são todos ateus. Foi muito legal de se lê e entender como ser um cristão e 'prestar serviços a sociedade' através da ciência.

E o viver segundo a vontade de Deus, para se apossar das inspirações do Espírito Santo nos escritos e pesquisas, foi o que mais me marcou. Com certeza serei uma profissional muito melhor na minha área, após a leitura deste livro. Em tudo me apoiarei em Quem me deu o dom da inteligência!
DANILÃO1505 31/05/2022minha estante
?????????

Vies Cristao 11/12/2020

Você é um consagrado
Todos que desejam trilhar o caminho da vida intelectual e assumir um compromisso com a Verdade, devem ler esse livro.

Livro bem prático, com escrita cativante. É uma verdadeira aula sobre caminho de estudos e escrita.

Recomendo!
Rodrigo 08/08/2021minha estante
Comecei a ler essa semana

Tiago.Costa 01/10/2022

Demorei para terminar de ler esse livro, mas aparti do momento q vi q não se tratava de um livro simples tive que mudar a forma de leitura para uma leitura mas analítica onde poderia ver e analisar os detalhes de cada ensinamentos e orientações. Bom acredito q terei q revê-lo novamente. Tem livros q vc le rápido mas tem uns q vc se aprofundar e esse é um desses.

Lucas 06/11/2022

Livro bem interessante para que possuí o interesse de entrar na vida intelectual, métodos de estudos, pode ser bem produtivo, ótimo leitura!!!
Jeff Silva 04/01/2023minha estante
Vai ser a minha primeira leitura do ano

Fooks 19/06/2020

Um chamado à intelectualidade!
O livro do A.D.Sertilanges esclarece inúmeras dúvidas acerca de tudo que gira em torno da vocação intelectual.Desde conselhos mais práticos como ler livros,memorizar idéias e tomar notas a aconselhamento espiritual,o padre criou uma grandiosíssima obra,de caráter relativamente simples,que deveria ser o ponto de partida de todos que se dispõem a uma vida pautada em uma permanente jornada pelo conhecimento.Na sociedade em que vivemos,a cultura do intelecto está,sem dúvidas,em estado de letargia,a um ponto tão grave,que a infecção se espalha até atingir os meios acadêmicos,locais onde o saber deveria se fazer presente em seu mais alto esplendor.Esse livro é o banho que precisamos,para limpar as impurezas que sujam a nossa vida intelectual.
Vivi 27/06/2020minha estante
Eita muito bom

Valério 08/02/2019

Valioso roteiro
Sertillanges apresenta diversos conselhos para aqueles que querem uma vida dedicada ao estudo e aperfeiçoamento, ainda que tenham outras obrigações em seu dia a dia (considera que basta dedicarmos duas horas por dia ao nosso aprimoramento pessoal).
Além de filosofar sobre a importância do saber, traz dicas práticas para ser bem sucedido como estudioso, tais como saber separar as principais obras, ter o tempo de lazer, o cuidado com as distrações.
Obra apoiada em São Tomás de Aquino.
Vários trechos dignos de nota mostram um livro bem escrito e ideias bem desenvolvidas. Fica um deles:
"O intelectual não é filho de si mesmo; ele é filho da ideia, da Verdade eterna, do Verbo criador e animador imanente a sua criação"

O livro tem base Cristã, mas pode ser lido mesmo por ateus, bastando para isso desconsiderarem trechos que remetem diretamente à religião.
Davi.Rezende 21/02/2019minha estante
Será que é melhor ler esse primeiro ou O Trabalho Intelectual - Jean Guitton?

Jeff's 19/04/2020

Para quem quer ser um intelectual
Muito longe de ser um livro técnico que só diga o que fazer, Sertillanges é como um pai que, nos educando, ensina-nos a sermos pessoas.
Nos mostra não só técnicas mas virtudes a serem desenvolvidas e nos ensina a fortalecer nosso espírito para atingir essas virtudes.
Além de tudo isso, Sertillanges dá dicas de técnicas de estudo, anotações, arquivamento, hábitos e etc.
Sarah 19/04/2020minha estante
Te mandei meu contato,aguardo retorno :)