A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Gustavo Lima 28/08/2015

Fraco, entediante e frustrante.
Não gostei. A proposta do livro é boa, mas achei este um livro fraco, entediante e frustrante. Fraco, devido seu conteúdo ser formado por preceitos extremamente simples que, em grande parte, não constituem nenhuma novidade. Entediante, pelo uso excessivo de metáforas cansativas e desnecessárias para explicar tais preceitos. Frustrante, porque esperava mais de um livro que faz parte da Coleção Educação Clássica da editora É Realizações, bem mais. O primeiro livro que eu li dessa coleção foi o “Como ler livros” do Mortimer Adler. Esse, sim, foi um livro que me deixou maravilhado! Mas este do Sertillanges... No entanto, isso não significa que não se possa aprender algo com ele. Se você é alguém que esteja começando agora sua vida intelectual, talvez ele sirva pra você, só que para mim não serviu muito. Nele não há nada de excepcional. Não o recomendo. O “Como ler livros” do Adler é mil vezes melhor!

Alexia.Gassenferth 13/04/2024

Achei o livro interessante.
Apesar de ser um contexto cristão e do começo do século XX, trouxe algumas boas reflexões.
O livro aconselha homens que queiram se dedicar aos ofícios intelectuais com disciplina e afinco, mesmo que seu trabalho remunerado não seja acadêmico ou científico.
Os conselhos são mais gerais e filosóficos. É preciso um certo esforço de adapta-los ao contexto atual.
Pra mim, que sempre gostei de estudar, resgatou a vontade de ter parte dos meus dias dedicados ao desenvolvimento intelectual, mesmo que ele não sirva ao propósito financeiro ou de carreira.
Nossos antepassados deixaram muito conhecimento para nós e é um desperdício não tentar aproveita-lo

Douglas Mesquita 08/10/2016

O guia para uma vida dedicada aos estudos
Este livro merece ser lido infinitas vezes, encaixa-se naquela categoria de livros inesgotáveis, sempre que abro este livro para uma breve releitura, encontro alguma coisa nova que passou despercebida em leituras prévias.
Um livro que nos mostra a transcendente beleza e espiritualidade que paira sobre o espírito daquele que dedica a sua vida para a eterna busca pelo Verdadeiro.

Natalie Lagedo 18/06/2017

Em 1920, o padre Sertillanges escreveu A Vida Intelectual, uma pequena obra-prima que propunha ser um destrinchamento dos Dezesseis Preceitos de São Tomás, mas que ganhou corpo prático para a preparação, o durante e o momento posterior ao estudo. O objetivo da obra é mostrar ao pretenso intelectual métodos eficazes para a aprendizagem e despertar a maior virtude: a estudiosidade, aliada da temperança. O ato de estudar não deve ser vão, disperso. Por isso, conhecer-nos, saber quais são nossos propósitos, é uma das melhores formas de adquirir essa qualidade.

O intelectual é um consagrado, possui uma vocação. Estudar é cooperar pelo Bem e tudo deve elevar para Deus, pois tudo Dele procede. A leitura desordenada é tara, como outra qualquer. Dessa forma, após definir o objeto, devemos cuidar do corpo, já que é a partir dele que é feita a passagem da ignorância para a ciência. O autor chama a atenção à observação, silêncio, absorção e repulsa a maus comportamentos, características básicas do estudioso.

A prudência exerce grande papel nessa tarefa, pois é escusado abrir mão da vida em sociedade para viver em teoria, correndo o risco de cair em mera abstração. O conhecimento deve ter aplicação na vida prática. A disciplina é a chave para o bom desempenho. O ideal é manter a concentração durante algumas horas e depois levar o resultado aos outros, sem ambição ou soberba. Levar conhecimento é levar Deus. Há quatro espécies de leitura: de fundo, de ocasião, de estímulo ou de edificação e de repouso. Cada uma tem uma exigência e um objetivo. Cabe a nós distingui-la e fazer uso da interligação de conteúdos. Seria o que hoje chamamos de interdisciplinariedade. Um conhecimento isolado é vazio.

O autor fala que é primordial filtrar os livros e nos livros. Apesar de, à primeira vista, parecerem coisas iguais, não são. Filtrar os livros significa diferenciar as fontes de formação das fontes de informação. Aquelas são a base de quem somos. Estas, os fatos que podem ser descartados e devem ser selecionados. Já filtrar nos livros é filtrar a leitura stricto sensu, requer experiência e orientação, o que nos leva ao problema de se tomar uma vida intelectual sem o devido norte. Para isto, o padre aconselha que estejamos reunidos sempre que possível com pessoas com objetivo em comum.

A Vida Intelectual vai além de observações para os estudos. São métodos completamente perenes e fundamentais para o desenvolvimento do humano enquanto ser dotado de inteligência.

Erik Medeiros 25/11/2017

Fundamental
Um livro que todos deveriam ler. Essencial não somente para a vida intelectual, mais também para a vida como um todo em todos seus segmentos. Mudou minha vida.

Luiz.Flavio 03/07/2018

Ser intelectual.
Sertillanges organiza neste guia os meios necessários de se tornar um intelectual com técnicas e hábitos que visam a introspecção e, ao mesmo tempo, contato com a verdade eterna e imutável . A ciência e a filosofia são coroadas com a teologia. Fortes influências de Santo Tomás de Aquino.

Victor.Geyson 25/11/2018

Inspeiadod
Um livro que eu diria ser inspirador, embora seja pequeno admito que tive uma certa dificuldade de leoiral, mas isso não se deve a seu conteúdo, talvez a forma. O livro uma obra excelente para iniciar as pessoas no maravilhoso, mas inocuo, caminho do conhecimento.

Ju 15/12/2018

A Metalinguagem Necessária
Tenho refletido sobre o meu processo de conhecimento, assim como outros temas que quando mais nova não atentei. Este livro pode me proporcionar um excelente instrumento para se chegar a essência do que seria aprender. Descobrir as leis que regem o nosso mundo. Por vezes comparando o ato de buscar o conhecimento ao ato de buscar a Deus, pois em verdade, o que se busca é a verdade.
Eu particularmente não gostei muito das torções de passagens bíblicas feitas pelo autor, porém o conteúdo em si é muito elucidativo e ocasionou em mim um desejo multiplicado pelo estudo e pela contemplação do Universo. Seja por meio do estudo teológico, da Medicina ou Idiomas,... em tudo se aplicando os conceitos básicos de A.D. Sertillanges é possível seguir pelo caminho em busca da verdade. Aquela pepita de ouro soterrada em uma caverna que nos custa achar e após achada, passando-se a água corrente e o mercúrio a fim de tocá-la pura... é assim que comecei a ver tudo e acredito ter sido o livro um dos influenciadores do mesmo.
Creio que esta será uma leitura revigorante a todos que desejam se colocar como eternos aprendizes e, assim, seguir na nau dos sedentos pelo conhecimento e de futuros produtores de algum material (seja ensinando, produzindo livros através de suas reflexões, ou outra forma de compartilhar seus achados – para Sertillanges, e para mim também – todo conhecimento deve produzir frutos. De preferências, frutos bons e saudáveis, que sirvam de auxilio para muitos outros produzirem os seus próprios frutos.

Danielle.Almeida 10/02/2020

Essencial
Sertillanges baseia-se nos dezesseis conselhos de São Tomas de Aquino para escrever sobre a vida intelectual.
Para Sertillanges a vida intelectual é uma vocação dada por Deus e desta forma, o intelectual deve dedicar-se ao estudo com a devoção devida, sempre em busca da Verdade.
Apesar de ter sido publicado pela primeira vez em 1921 é um livro atual com conselhos práticos, uma obra envolvente pela maestria e devoção de Sertillanges.

Bruna 08/05/2019

Esse livro pode dividir a sua vida de leituras.
Eu sempre me perguntei porque eu sinto prazer na leitura. Em algumas dessas ocasiões cheguei a pensar que estivesse lendo para "aparecer" ou para me distrair.
Nunca pensei na vida de leitura como um caminho para a vida intelectual, mas secretamente meu espírito ansiava por uma definição de vocação.
Não posso dizer que sou uma intelectual. Mas quando li nesse livro que a vocação intelectual é perseguir a verdade e se deleitar nessa busca meu coração parou por alguns segundos e agora nada me tira da cabeça que talvez minha vocação seja a investigação e a verdade.
Leia esse livro! Faça um favor ao seu intelecto!

Leonardo 25/06/2019

Sertillanges me prendeu e me fez refletir a cada momento em várias apresentações de certos paradoxos, se é que posso julgar assim. Propõe a solidão, mas não a solidão completa; propõe que se leia pouco, mas não motivado pela preguiça; propõe que se faça bem o que nos é devido, mas que não trabalhemos demais, ou só dediquemos à leitura. A lição para mim, no todo, é que ainda tenho muito a aprender com o caminho de leitura que estou a trilhar e que, sem Deus nada sou, tampouco serei. A simples recomendação de orações de Laudes, Completas e breves anotações do sonho em fichas tornaram-me outra pessoa de imediato; eternamento grato.

ririlimas 18/08/2019

"O intelectual é jovem até o fim..."
A Vida Intelectual é um pequeno guia para os interessados em nutrir seu espírito com o conhecimento e o saber.

Nesse livro o autor explica o que é a vida intelectual, elimina conceitos errados que muitos têm sobre a intelectualidade, e específica que atitude devemos ter perante a leitura e o estudo. Porém, mais do que isso, ele nos mostra como fazer da vida intelectual um modo de vida, que deve influenciar todos os outros aspectos de sua existência.

O autor cita o filósofo São Tomás de Aquino para embasar suas idéias bem como muitas passagens bíblicas mas também usa de outrospensadores e filósofos importantes para dar peso às suas explicações.

Achei muito interessante os diversos hábitos e práticas que devemos ter antes, durante e depois de uma sessão de estudo para tirar o máximo possível de nosso trabalho.

Na parte final do livro o autor nos dá motivos e nos incentiva a fazer da vida intelectual o nosso modo de vida. Leitura obrigatória para qualquer um que deseja começar uma vida de estudos e pesquisa.

"O intelectual é jovem até ao fim. Dir-se-ia que participa da eterna juventude da verdade. Amadurece geralmente muito cedo, mas conserva-se ainda na pujança de vida quando a eternidade o vem recolher."

marialuizadveloso 18/10/2019

Um livro essencial e muito esclarecedor!
Esse livro é de grande importância para quem deseja buscar a intelectualidade. Porém, requer muito esforço, já que haverá diversas provações. Contudo, o resultado será compensador, visto que conhecer a Verdade deve ser um objetivo a ser alcançado para todos aqueles que a amam.
Assim, Sertillanges nos ensina como devemos nos direcionar nessa jornada de uma forma bastante clara e inspiradora.

Erickson.Bicalho 30/11/2019

A verdade
Há uma verdade , porém em um mundo de ideologias vãs e fantasias, nem sempre ela se revela em meios a tantos devaneios ...o trabalho intelectual , o estudo são meios que nos conduzem a tal verdade e este livro nos ensina a como ir atrás e perseverar !!

Tiago Torres 03/02/2020

Livro pra vida!!
Foi uma indicação do prof Olavo de Carvalho. Não é uma leitura simples, pelo menos pra mim, mas é um livro que fala da VIDA como um TODO. Preciso ler novamente, pois tenho certeza que aproveitarei mais. Fala de tudo, em todos os setores da sua vida. Da dicas de como ter uma vida intelectual proveitosa. Leia e tenho certeza que irá mudar a sua vida.