A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges




Resenhas - A Vida Intelectual


260 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


ririlimas 18/08/2019

"O intelectual é jovem até o fim..."
A Vida Intelectual é um pequeno guia para os interessados em nutrir seu espírito com o conhecimento e o saber.

Nesse livro o autor explica o que é a vida intelectual, elimina conceitos errados que muitos têm sobre a intelectualidade, e específica que atitude devemos ter perante a leitura e o estudo. Porém, mais do que isso, ele nos mostra como fazer da vida intelectual um modo de vida, que deve influenciar todos os outros aspectos de sua existência.

O autor cita o filósofo São Tomás de Aquino para embasar suas idéias bem como muitas passagens bíblicas mas também usa de outrospensadores e filósofos importantes para dar peso às suas explicações.

Achei muito interessante os diversos hábitos e práticas que devemos ter antes, durante e depois de uma sessão de estudo para tirar o máximo possível de nosso trabalho.

Na parte final do livro o autor nos dá motivos e nos incentiva a fazer da vida intelectual o nosso modo de vida. Leitura obrigatória para qualquer um que deseja começar uma vida de estudos e pesquisa.

"O intelectual é jovem até ao fim. Dir-se-ia que participa da eterna juventude da verdade. Amadurece geralmente muito cedo, mas conserva-se ainda na pujança de vida quando a eternidade o vem recolher."
comentários(0)comente



Ezequiel.Soares 23/08/2019

Você não pode passar dessa vida para outra sem ler esse livro.
O melhor, até o momento, que li esse ano
comentários(0)comente



marialuizadveloso 18/10/2019

Um livro essencial e muito esclarecedor!
Esse livro é de grande importância para quem deseja buscar a intelectualidade. Porém, requer muito esforço, já que haverá diversas provações. Contudo, o resultado será compensador, visto que conhecer a Verdade deve ser um objetivo a ser alcançado para todos aqueles que a amam.
Assim, Sertillanges nos ensina como devemos nos direcionar nessa jornada de uma forma bastante clara e inspiradora.
comentários(0)comente



Erickson.Bicalho 30/11/2019

A verdade
Há uma verdade , porém em um mundo de ideologias vãs e fantasias, nem sempre ela se revela em meios a tantos devaneios ...o trabalho intelectual , o estudo são meios que nos conduzem a tal verdade e este livro nos ensina a como ir atrás e perseverar !!
comentários(0)comente



Tiago Torres 03/02/2020

Livro pra vida!!
Foi uma indicação do prof Olavo de Carvalho. Não é uma leitura simples, pelo menos pra mim, mas é um livro que fala da VIDA como um TODO. Preciso ler novamente, pois tenho certeza que aproveitarei mais. Fala de tudo, em todos os setores da sua vida. Da dicas de como ter uma vida intelectual proveitosa. Leia e tenho certeza que irá mudar a sua vida.
comentários(0)comente



Thiago.Batista 06/02/2020

null
Livro indispensável para quem pensa na vida intelectual. Estudar é uma arte que deve ser praticada e aperfeiçoada é sobre isso que Sertilanges vai tratar. Obra fantástica.
comentários(0)comente



caio.lobo. 30/05/2020

Essencial para os estudos
Com dicas simples de como organizar suas anotações e prioridade das leituras, até com instruções inusitadas como a de aproveitar inclusive nosso nosso para aprender, este livro deveria ser lido por todos que buscam aprender, ensinar ou criar. Mesmo sendo escrito por um padre no século passado, todos podem tirar proveito, e quem não é cristão pode substituir, ao meu ver, a oração pela meditação ou pela contemplação da natureza. Em suas citações de outros autores, Sertillanges dá suas recomendações veladas de intelectuais que devem ser lidos e estudados: Tomás de Aquino (este de maior influência sobre o autor), Leibniz, Aristóteles, Francis Bacon, Goethe, Pascal, Boecio,Nietzsche, Schopenhauer, Zoroastro, Beethoven, Darwin, Balzac, Pasteur e muitíssimos outros. Então é um livro essencial para tentar recuperar a intelectualidade dentro da modernidade.
comentários(0)comente



Rafaela de Kássia 17/02/2020

Direção nos estudos
Conselhos valiosos para quem deseja levar os estudos a sério e com maior proveito.

O autor aborda não somente como estudar, mas também como repousar e se divertir sem prejudicar o trabalho intelectual, as virtudes necessárias, como organizar a vida, preparar o trabalho e muitos outros pontos essenciais para quem deseja se dedicar à vida de estudos.

O autor adverte que não é uma vida fácil, mas que proporciona frutos que vale a pena colher.
comentários(0)comente



Alexia.Gassenferth 13/04/2024

Achei o livro interessante.
Apesar de ser um contexto cristão e do começo do século XX, trouxe algumas boas reflexões.
O livro aconselha homens que queiram se dedicar aos ofícios intelectuais com disciplina e afinco, mesmo que seu trabalho remunerado não seja acadêmico ou científico.
Os conselhos são mais gerais e filosóficos. É preciso um certo esforço de adapta-los ao contexto atual.
Pra mim, que sempre gostei de estudar, resgatou a vontade de ter parte dos meus dias dedicados ao desenvolvimento intelectual, mesmo que ele não sirva ao propósito financeiro ou de carreira.
Nossos antepassados deixaram muito conhecimento para nós e é um desperdício não tentar aproveita-lo
comentários(0)comente



Ju 15/12/2018

A Metalinguagem Necessária
Tenho refletido sobre o meu processo de conhecimento, assim como outros temas que quando mais nova não atentei. Este livro pode me proporcionar um excelente instrumento para se chegar a essência do que seria aprender. Descobrir as leis que regem o nosso mundo. Por vezes comparando o ato de buscar o conhecimento ao ato de buscar a Deus, pois em verdade, o que se busca é a verdade.
Eu particularmente não gostei muito das torções de passagens bíblicas feitas pelo autor, porém o conteúdo em si é muito elucidativo e ocasionou em mim um desejo multiplicado pelo estudo e pela contemplação do Universo. Seja por meio do estudo teológico, da Medicina ou Idiomas,... em tudo se aplicando os conceitos básicos de A.D. Sertillanges é possível seguir pelo caminho em busca da verdade. Aquela pepita de ouro soterrada em uma caverna que nos custa achar e após achada, passando-se a água corrente e o mercúrio a fim de tocá-la pura... é assim que comecei a ver tudo e acredito ter sido o livro um dos influenciadores do mesmo.
Creio que esta será uma leitura revigorante a todos que desejam se colocar como eternos aprendizes e, assim, seguir na nau dos sedentos pelo conhecimento e de futuros produtores de algum material (seja ensinando, produzindo livros através de suas reflexões, ou outra forma de compartilhar seus achados – para Sertillanges, e para mim também – todo conhecimento deve produzir frutos. De preferências, frutos bons e saudáveis, que sirvam de auxilio para muitos outros produzirem os seus próprios frutos.
comentários(0)comente



Victor.Geyson 25/11/2018

Inspeiadod
Um livro que eu diria ser inspirador, embora seja pequeno admito que tive uma certa dificuldade de leoiral, mas isso não se deve a seu conteúdo, talvez a forma. O livro uma obra excelente para iniciar as pessoas no maravilhoso, mas inocuo, caminho do conhecimento.
comentários(0)comente



Luiz.Flavio 03/07/2018

Ser intelectual.
Sertillanges organiza neste guia os meios necessários de se tornar um intelectual com técnicas e hábitos que visam a introspecção e, ao mesmo tempo, contato com a verdade eterna e imutável . A ciência e a filosofia são coroadas com a teologia. Fortes influências de Santo Tomás de Aquino.
comentários(0)comente



Phelip 01/05/2020

?Quem conhece o valor do tempo sempre tem o quanto precisa.?
Para os que estão dispostos a se aventurar na caminhada de ser intelectual, ou ao menos tentar entender os caminhos é um livro essencial. As recomendações sobre administração do tempo, sobre os objetivos e sobre o espírito do intelectual são atemporais. O autor combate vigorosamente as distrações neste percurso, sendo extremamente útil na sociedade moderna onde gastamos precioso tempo nas redes sociais e em outras efemérides.
O livro é dividido em duas partes a conselhos gerais e a de orientações práticas.
A parte de princípios gerais aborda de maneira excelente como se tornar um intelectual. O intelectual é um amante da verdade e dos livros, alguém com um objetivo e disposto a realizar escolhas, não busca apenas o discurso corrente mas aprofunda-se na compreensão dos fatos.
O intelectual além do conhecimento enciclopédico é alguém que busca a verdade.
A segunda parte onde o autor propõe dicas práticas não é tão proveitosa em virtude de toda a tecnologia que dispomos, orientações sobre fichários, arquivos foram ultrapassadas pelo tempo.
comentários(0)comente



Henry 02/05/2020

Orientaçoes para a vida toda.
Sinceramente, toda pessoa que se acha intelectual (independente da forma), deveria ler esse livro. Não apenas para si inspirar, mas também, para inspirar outros.
comentários(0)comente



Bruna 08/05/2019

Esse livro pode dividir a sua vida de leituras.
Eu sempre me perguntei porque eu sinto prazer na leitura. Em algumas dessas ocasiões cheguei a pensar que estivesse lendo para "aparecer" ou para me distrair.
Nunca pensei na vida de leitura como um caminho para a vida intelectual, mas secretamente meu espírito ansiava por uma definição de vocação.
Não posso dizer que sou uma intelectual. Mas quando li nesse livro que a vocação intelectual é perseguir a verdade e se deleitar nessa busca meu coração parou por alguns segundos e agora nada me tira da cabeça que talvez minha vocação seja a investigação e a verdade.
Leia esse livro! Faça um favor ao seu intelecto!
comentários(0)comente



260 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR