O perfume

O perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

Isis Lou 01/01/2023

Eu amei o filme e o livro também
Eu nem sabia que esse livro exista, mas um dia rodando na biblioteca achei ele e como eu sempre amei o filme, resolvi ler. Caras, não me arrependi. O livro e o filme parecem coisas diferentes, apesar de contarem a ?mesma? história, não é igual!!! Juro, leiam que é mt legal.

julia 27/12/2022

"Até então, acreditara que era do mundo de um modo geral que ele precisava escapar. Não era, porém, do mundo, mas das pessoas. Parecia-lhe que num mundo vazio de gente até dava para viver."
Simplesmente genial e bizarro. Um dos livros mais diferentes que eu li esse ano, a escrita do Patrick Süskind está incrível e o modo como ele descreve os odores te deixa impressionado. Além disso, eu adorei o sarcasmo do autor e esse humor um pouco mais pesado que ele tem (acompanhar o desfecho de alguns personagens secundários durante a história foi muito engraçado).
Apesar disso, eu senti que o enredo demorou bastante pra chegar onde deveria e essa demora me incomodou um pouco, porém quando o plot principal chega ele vem com tudo e a história se torna brutal e bizarra (que era o que eu estava esperando do livro e nesse quesito não me decepcionei). O último capítulo de O Perfume provavelmente vai ser um daqueles que eu nunca vou esquecer.

Tatiane 23/12/2022

Preparem o estômago
Não é um livro com cenas muito agradáveis para pessoas mais sensíveis. Mas a história traz cenas inusitadas e inesperadas. O final é bem interessante. Dá para "filosofar" bastante depois.

valen 14/12/2022

nao sei
o livro em si é bem legal, mas tem horas que a historia é muito devagar e do nada ela fica muito nada e sem dessnvolvimento chegando a ficar confusa

4at77 10/12/2022

O Perfume.
?Até então, acreditara que era do mundo de um modo geral que ele precisava escapar. Não era, porém, do mundo, mas das pessoas. Parecia-lhe que num mundo vazio de gente até dava para viver.?
(Patrick Süskind - 1985)

O inicio desse livro é muito bem narrado e instigante, quando comecei a ler pensei que se tornaria um dos meus livros preferidos, mas em determinado momento ele decepcionou bastante. Não acontece nada de muito brutal, pelo contrário, é tudo muito sutil e talvez eu só não esteja acostumada a ler livros com a escrita tão metódica quanto esse, mas foi uma boa experiência.

Os personagens são bem característicos, a narração não é difícil de compreender e o livro é bom, mas elevou nossas expectativas logo no início para no fim a história ser bem ?sem graça?, fora que eu vi muita gente tendo a mesma opinião que a minha, é uma leitura tão tediante que eu tive que buscar resenhas aqui no app pra conseguir formar uma opinião.

Não recomendaria, mas não é uma história totalmente ruim e repugnante, sinto vontade de dar mais chances para o Patrick, gostei da escrita.

readbyme 05/12/2022

confusa do início ao fim
comecei esse livro, pois tinha visto uma influenciadora digital lendo uns anos atrás e quando recebi a oportunidade de ler não recusei, mas me arrependo. O protagonista é desde o começo apresentado como peculiar por não possuir cheiro e ninguém conseguir ficar perto dele por muito tempo, mas não achei que essas características formariam um homem com um caráter tão psicopata. Fiquei o tempo inteiro curiosa com o rumo que a história tomaria, mas não acreditei quando vi o final, não consigo imaginar o que passou na cabeça do autor. Fiquei enojada ao ler sobre esse personagem, pessoalmente acredito que existam milhares de livros melhores então não perca tempo com esse por favor.

Tati 25/11/2022

Um clássico que não em agradou com o imaginei....
Um livro clássico da literatura estrangeira que não me agradou....ouvia muito bons relatos a respeito desse livro, mas não me surpreendeu.
Vale a pela a leitura pela complexidade do personagem principal e da história de vida que envolve....mas cabe ao leitor o julgamento final

Mat 24/11/2022

FODA
Posso ter demorado 10 meses pra ler? Talvez kkkkkkkkkk mas que livro foda, um dos melhores que eu já li e o final foi o mais impensável e genial possível 11/10
Raeder 24/11/2022minha estante
Só recomendo coisa boa eu sei eu sei não precisa agradecer

kafkalover 20/11/2022

li esperando um negócio completamente diferente e até que em um certo ponto chegou a ser isso que eu pensei que seria no início
muito bom leria de novo incrível amado lindo etc etc

@dinkley_atelie 20/11/2022

Livro muito bom, envolvente, li ao livro por causa do filme, ambos muito bons. Ele passou por muita coisa, mas não justifica tudo que ele fez.

Max 15/11/2022

Um ser estranho.
É um livro com tema bastante original, uma criança nascida miserável, sem cheiro e com a capacidade olfativa extraordinária. Sua ausência de sentimentos e afeto ao longo da história vai deixando um rastro de tragédias e mágoas.

Lilosinskas 06/11/2022

Se eu tivesse levado ao pé da letra o comentário da capa, talvez tivesse até gostado mais. (Comentário: "uma fábula sobre a vida de um assassino").

É preciso considerar que é uma fabulosa, não espere realidade ou loucura apenas da parte do assassino. Mas, considerando esse pormenores, o livro é mto bem escrito, tem um roteiro envolvente, diferente se tudo e a cada página sentimos os cheiros e sensações comentadas, é uma experiência interessante!

Até os 40% do livro achei um pouco arrastado, depois foi ficando confuso e dos 60% para frente as coisas começaram a se encaixar para mim.

É uma fabulosa, claramente, tem algumas lições que podemos tirar, algumas metáforas, enfim... é um bom livro; pesado, envolvente, denso e incomoda em diversos momentos, mas vale a experiência!

Alex 04/11/2022

Excelente
Há tempos eu vi o filme de 2006. Esse filme ficou marcado na minha memória, achei muito bom, me surpreendeu, me marcou mesmo.
Recentemente eu vi um trailer de um filme na Netflix baseado nesta obra e só então eu pensei que o filme que havia visto era baseado em um livro. Fui logo atrás do livro e não me decepcionei. É fantástico, com um nível de detalhes que te faz entender exatamente a cabeça do personagem, que te faz estar presente nos lugares onde se passa a história.
Linguagem fácil e simples de ler e entender, tornando o livro muito prazeroso.
Gostei demais ! Leitura obrigatória !