O perfume

O perfume Patrick Süskind




Resenhas - O Perfume


700 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


L. B. Böer 16/02/2023

Infelizmente não foi 5 estrelas
O motivo para a minha avaliação ter sido 3,5/5 para um livro tão bom não poderia ser outro além desse que anda me afetando tanto em minhas leituras ultimamente: altas expectativas.
Infelizmente eu pensei que esse seria um thriller envolvente, em que temos uma atmosfera sombria e cheia de tensão. O livro só cumpre com a parte do envolvimento, em vista que o autor possui uma dessas narrativas magnéticas, que te prendem do início ao fim, mas a história se concentra apenas naquilo que já vemos no título: a história de um assassino.
O que eu esperava era algo mais investigativo, mas recebi uma descrição do ser humano como um animal, algo que me lembrou um pouco a canção ?construção? de Chico Buarque, pois a tensão da narrativa se concentra justamente nesse efeito de sentir o desgosto em ver a natureza humana operando de forma tão degradante.
Outro ponto que me incomodou um pouco foi a rapidez com que certos fatos foram narrados. A verdade é que, por Süskind possuir uma dessas narrativas brilhantes, eu ansiei por mais descrições e maior subjetividade na obra.
O livro é genial, e foi feito para ser uma obra de arte, pois ele te provoca diversas reflexões. Mas o que atrapalhou minha experiência foi a forma como ele me foi vendido.
Enfim, apenas leiam esse livro, porque tudo nele emana que ele será um clássico!
comentários(0)comente



Pidge ð 28/01/2023

O Perfume
Bizarro tá foi bizarro a experiência de ler esse livro
Por um lado é muito bem escrito e não chega nem perto de ser um livro difícil para se ler, mas para quem não gosta de muita descrição pode ser chato.
As vezes passam se capítulos sem ninguém conversando, porque na verdade nem tem muitas conversas no livro pq simplesmente nao precisakkkk

Fiquei traumatizada com o fim mas de resto o livro eh perfeito.
comentários(0)comente



Paula1735 26/01/2023

Uma história aromática
O perfume relata a história de uma curiosa sensibilidade olfativa de Grenouille. Um francês que devido as circunstâncias precárias de sua vida desde que nasceu, aprendeu a se importar apenas com os odores que foi encontrando ao longo do seu caminho.
Marcado por acontecimentos inusitados, Grenouille vai se tornando um homem diferente, não só por ter um nariz extremamente sensível, mas por ser capaz de qualquer coisa para ser o autor do perfume perfeito.
Com narrativa fluida e cheia de descrições Patrick Süskind nos guia pela jornada deste assassino.
comentários(0)comente



Lu 25/01/2023

O Perfume
Obra muito bem escrita, envolvente e que instiga o leitor a querer mais e mais da história.

Foca em toda a trajetória de vida do protagonista o que foi uma surpresa, visto que eu esperava que o livro fosse deter-se mais aos crimes cometidos em si, não tanto ao percurso.

Leitura muito interessante e marcante, diferente de tudo que já li. Bem descrito, a ambientação e descrição dos aromas faz com que o leitor sinta-se dentro da história.

O enredo me agradou, mas em minha opinião é um livro que foca mais em desenvolver o personagem e mostrar sua vida do que se ater a um enredo específico - nota-se este fato com a divisão da obra em quatro partes, além dos capítulos. Muito bem desenvolvido.

Recomendo a leitura, não conheço nada parecido.
comentários(0)comente



Maria16577 25/01/2023

Extremamente bem escrito, mas perturbador, pra dizer o mínimo. Achei muito interessante o modo como o autor leva a idealização das jovens virgens mortas (não sei se há um nome específico pra isso, mas é uma tendência cultural que vai desde "Virgens Suicidas" até a Laura Palmer de Twin Peaks) às últimas consequências, subvertendo todas as noções de moralidade, racionalidade e fé à exploração dos desejos mais terríveis e indizíveis e ao máximo primitivismo. A alegoria utilizada é extremamente incômoda, mas talvez por isso as mensagens sejam tão contundentes. Enfim, encantador.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Taysa.Nunes 24/01/2023

O cheiro tem peso?
Olha, esse é um daqueles livros que a gente não consegue parar de ler porque tem uma escrita muito envolvente. Pra muitos pode ser um livro cansativo, já que tem uma narrativa bem descritiva - mas no caso dessa obra é extremamente aceitável e existe uma explicação: o cheiro tem peso aqui. Conforme eu ia lendo, eu sentia todos os odores/perfumes no meu nariz (mesmo que fosse apenas o meu cérebro). O autor foi perspicaz pra que nos envolvesse ao fazer com que imaginássemos tudo o que ele descrevia. E eu gostei demais! Já assisti ao filme há alguns anos e acredito que tenha sido bastante fiel em muitos aspectos (outros nem tanto). Eu estava pra ler a obra há tempos e que bom que o fiz agora! Não me arrependo e recomendo!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



julia.sgarioni.1 18/01/2023

Detalhadíssimo
A obra em si é muito detalhada. O autor faz questão de descrever o personagem principal nos mínimos detalhes, e acho isso super relevante na obra, porque o Grenouille é muito interessante e vale a pena entender o começo de sua vida. Por outro lado, ele usou tantas páginas pra descrever Grenouille que, para quando a história realmente se desenrolou, ele não usou tantas páginas quanto achei que poderiam ser usadas. Então o livro é 80% de descrição do personagem e 20% sobre os assassinatos que ele cometeu e o final.

Apesar disso, o final é simplesmente extraordinárioo... eu amei! E por isso eu dei 4.5 estrelas! Agora só falta assistir o filme!
comentários(0)comente



marcella. 15/01/2023

??
minha reação ao final foi literalmente P.Q.P. literal. Não tem muito oq dizer sobre este livro apenas leiam, é super interessante e ?
comentários(0)comente



Dani 14/01/2023

Viciante, imersivo e envolvente!
Devorei esse livro e não foi à toa. Uma leitura super fluida, com uma escrita impecável e extremamente rica em detalhes, tornando-a imersiva e nem um pouco cansativa. Os olhos deslizam pelas páginas com envolvimento e sede de curiosidade. Amei!
comentários(0)comente



Roberto 13/01/2023

oscilante
Comecei a ler porque, dado pelo título, achei que fosse um suspense. Quando o protagonista da história nasce com um dom até então nunca visto a respeito de habilidades olfativas, com certeza se espera um livro excepcional. Mas, tendo lido a obra, posso dizer que ela deixou a desejar.

Em alguns momentos, a narrativa tinha uma boa estrutura e ela realmente despertava o meu interesse. Já em outros, a história se perdia, fosse com páginas e páginas cheias de descrições redundantes ou então com acontecimentos bizarros e malucos. Nada na história é muito racional. Talvez fosse o comportamento esquisito dos europeus no século XVIII.

Quando estava mais ou menos na página 200, ainda não havia compreendido onde o livro queria me levar e qual o seu objetivo. O enredo gira em torno da vida de Grenouille, desde o nascimento até sua idade mais adulta, e não sobre algum momento ou acontecimento específico. Particularmente, acho que isso deixa a história mais cansativa e sem liga.

Sobre o final eu nem vou comentar de tão bizarro. Apesar de tudo, o livro traz um personagem único, e talvez valha a leitura para conhecer sua história, mas não recomendaria.
comentários(0)comente



Dhaka.Felix 12/01/2023

texto parado e com final bom
Não podemos negar que as descrições dos cheiros são excelentes, no começo vc realmente imagina cheiros, mas dps de algumas paginas o livro vira só isso.

Patrick deixou para contar a história só nas ultimas 50 páginas, e de forma muito corrida!

Ele queria tanto desenvolver o personagem que esqueceu da história! As vitimas só apareceram nas ultimas 20 pgs, e foram 25 mortes!!! Pecou muito nesse ponto!
comentários(0)comente



caromitts 09/01/2023

até cheira, mas não fixa
O protagonista é um chato narcisista cujo único traço de personalidade é ter um olfato apurado (além de ser feio). De tão chato e presunçoso, a cada pensamento dele eu só conseguia revirar os olhos. No início me pareceu interessante, logo depois ficou arrastado e no meio eu não aguentava mais tanta descrição de cheiro, acontecimentos aleatórios sem propósito. Daí até o final eu só torci pra acabar logo. Cheguei para uma história "babadeira" de serial killer, fui embora com mortes toscas numa cartilha do "Boticário".
comentários(0)comente



Ray 09/01/2023

Interessante, mas...
A própria capa dessa edição e de tantas outras, dá a entender o teor erótico que envolve a ideia de uma pessoa roubar o perfume do corpo de um ser vivo. É perturbador e gera desconforto, naturalmente, porque é o objetivo do livro. Mas sinceramente achei que por mais que fosse óbvio que isso iria descambar pra algo sexual, quando aconteceu, fiquei decepcionada, porque sempre causa aquela sensação de histórias assim serem escritas pra erotizar e violar o corpo feminino muito jovem, meio que dando vazão à esse tipo de imaginário, que sempre ocupa essas narrativas com o objetivo de chocar mesmo. Sempre meninas muito jovens, virgens e sei lá mais o quê, ligadas a pureza e outros adjetivos nesse sentido. Achei blasé, mas interessante no início, arrastado no meio, e entediante do início da terceira parte até o fim. Grenuille é pouquíssimo humano, e não dá pra dizer que foi desumanizado nem nada disso, ele simplesmente nasceu assim, não tem camada nenhuma que não a obsessão pelos cheiros, a única coisa que importa pra ele no mundo, não possui qualquer dilema, e quando flerta com isso em dado momento do livro, a conclusão acontece incrivelmente rápido. Foi uma leitura bem mais ou menos, mas recomendo pra quem ficou curioso e quer tirar a prova....
comentários(0)comente



700 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR