O perfume

O perfume Patrick Süskind




Resenhas - O Perfume


700 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


ThaisaScarpa 07/04/2023

Que obra prima, de ninguém a todo poderoso. Para cada pessoa esse livro deve ser mais interessante em um aspecto diferente, o abandono, a invisibilidade, a pobreza e assim por diante. Um livro inteligente, interessante e surpreendente!
comentários(0)comente



mariana113 07/04/2023

Incrível.
Facilmente um dos melhores livros que já li. Já nos primeiros capítulos a narrativa nos envolve, nos convida a desbravar suas páginas.
O personagem principal, descrito como desinteressante, se torna algo incrível conforme o livro traça sua história. Não apenas ele, mas também os personagens secundários, que nos apresentam seus pontos de vista e se tornam igualmente importantes para o desenvolvimento da história.
Não é apenas um livro sobre um perfumista ou um assassino, mas um livro que demonstra detalhes profundos sobre a natureza humana e sobre a sociedade francesa daquela época. Nos transporta através do tempo por meio da descrição dos odores e perfumes feita pelos personagens, nos vendendo assim a principal ideia do livro: o poder do olfato.
Cativante do início ao fim. E que fim.
comentários(0)comente



Tatiane.Moscardi 04/04/2023

Jean-Baptiste Grenouille nasceu na França e foi abandonado pela sua mãe assim que nasceu, por não possuir cheiro próprio era visto como uma aberração pelas pessoas, morou em diversas casas, até ser vendido.

Quando ele cresce percebe ser diferente dos demais, possui características um tanto esquisitas, ele nota não possuir cheiro próprio, mas que é capaz de sentir os mais diferentes odores possíveis a longa distância.

Desde então seu principal objetivo é fazer o melhor perfume jamais visto, para isso Grenouille vai em busca de mulheres e inconsciente ele passa a cometer seus crimes.

Eu fiquei com dó do protagonista desde o início da história, ele não teve uma vida fácil e sempre foi tratado da pior forma. Isso explica o fato dele não demostrar nenhuma emoção diante do ser humano.

A primeira vez que ele sente um cheiro incrível ele percebe que vem de uma mulher, obcecado pelo cheiro ele acaba matando-a para retirar sua essência e a partir de então ele se torna um assassino.

O livro não é assustador, é um tanto poético, o autor ele descreve os aromas e odores de uma tal forma que é possível imaginar e até sentir o que o protagonista sentia.

Eu gostei bastante mas não é meu livro favorito, ou minha melhor leitura, porque eu achei que em algumas partes o autor dava uma enrolada na história, mas vale super a pena a leitura e quero muito assistir o filme.
comentários(0)comente



Sabelpimenteel 03/04/2023

A história já começou me deixando vidrada no personagem, o livro é bem interessante e eu gostei muito da história dele, apesar de achar algumas partes meio arrastadas. É um livro que vale a pena ser lido, e pra mim o final foi muito bom.
comentários(0)comente



letícia. 29/03/2023

Do céu ao inferno
Esse livro levantou as minhas expectativas de uma maneira surreal, chegou ao êxtase, mas foi uma queda tão surreal que me deixou com ódio puro. Os cultos que me perdoem.
comentários(0)comente



Sarah L.T. 15/03/2023

A alma sendo descrita em aroma
Quem já leu sobre ou viu documentários sobre Serial Killers, sabe que existe um ponto em comum entre todos eles: A aparente completa ausência de motivo para assassinar. É algo que nem eles mesmos conseguem descrever em palavras, um impulso, o "Fator X".

Em "O Perfume", questões completamente abstratas como afinidade, amor, impulso, empatia, alma e essência são colocadas em termos de aromas. A obra trata tudo o que é inexplicável aos seres humanos, como cheiros que não podem ser percebidos conscientemente por nosso olfato inferior ao de tantos animais.

Com isso, o protagonista, Jean-Baptiste Grenouille, o único capaz de discernir os mais diminutos aromas, se destaca. Desde o início do livro, ele é retratado como um homem sem cheiro e que, por isso, é assustador a todos os outros. Essa ausência de cheiro pode ser vista como uma analogia para a falta de alma, essência ou até mesmo empatia. Como não possui cheiro ou propósitos além do campo olfativo, sua única ambição é fazer um perfume que contém a soma dos cheiros, ou essências, de garotas que seu nariz julgou como as que possuíam os cheiros naturais mais divinos.

Com tudo isso, podemos notar toda a analogia com assassinos em série sendo construída: a motivação, clara para o assassino e inexplicável aos outros; a escolha de vítimas, aparentemente aleatórias, sendo descrita como uma atração olfativa imperceptível a outros; e a sua ausência de cheiro como uma ausência de empatia ou alma.

O livro é absolutamente poético e fantástico, cheio de outras analogias e investigações sobre a essência humana e críticas profundas à humanidade.
comentários(0)comente



annjuli 08/03/2023

Minha experiência com O Perfume
Cara... Eu nem acredito que FINALMENTE terminei esse livro! Mas Ana, pq vc demorou tanto?? É um livro que não tem nem 300 páginas. Pois é, minha intenção nunca foi demorar isso tudo, desde o começo eu tive problemas em me adaptar com a história e também escrita do autor. Mas PRINCIPALMENTE com a história, ela é beeem pesada, pelo menos foi pra mim.
O livro ja te introduz a vida do Grenouille com uma narração que vai me marcar pra sempre. Por um segundo vc esquece que é a história de uma assassino e pode até começar a sentir pena dele, mas o autor não te da todo esse tempo, logo no início do livro acontece a primeira morte, com uma das narrações mais repugnantes possíveis, a forma como ele se sente e descreve o prazer pela fragrância da menina, sem nenhum tipo de remorso ou preocupação e de te deixar mal enquanto ta lendo. Não teve um momento em que eu tive um sentimento de alívio lendo esse livro, o tempo todo ficava impressionada com o fato de não só Granouille ser completamente repugnante e sem sentimentos, mas todos os personagens que cruzaram com ele durante a história. Eu acho que se fosse para resumir em algumas palavras seriam... Angústia, nojo, surpresa. Gostaria muito que eu tivesse conseguido desfrutar do livro de uma forma diferente, mas ele realmente é difícil. Com um começo e meio traumatizante e final surpreendente.
comentários(0)comente



B0nek1nh4 27/02/2023

O per....feito
É o livro dos livros, a minha paixão!!!! Meu livro predileto, de cabeceira... Meu amor... O que me deu gosto e cheiro pela leitura. Envolvente, perfeito, você começa a sentir os cheiros que ele de tão bem, descreve. Sem palavras. Sí cheirando.... Ops .... Quer dizer.... Deliciando com a leitura!
Ruivens 09/03/2023minha estante
Tenho essa mesma vibe sobre esse livro. A escrita é primorosa, a história é absurdamente envolvente, o final é surpreendente. Já li várias vezes.




Rafael2157 25/02/2023

O aroma parisiense
?As pessoas podiam fechar os olhos diante da grandeza, do assustador, da beleza, e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou de palavras sedutoras. Mas não podiam escapar do aroma. Pois o aroma é o irmão da respiração. Com esta ele penetra nas pessoas, eles não podem escapar-lhe caso queiram viver. E bem para dentro delas é que vai o aroma, diretamente para o coração, distinguindo lá categoricamente entre atração e menosprezo, nojo e prazer, amor e ódio. Quem dominasse os odores dominaria o coração das pessoas?

É uma história que te pega desde o início. Inclusive, que porrada são as descrições iniciais desse livro. A escrita do autor é excelente, mesmo com uma escassez de grandes diálogos entre os personagens, esses são muito bem desenvolvidos e aproveitados durante a história do protagonista.
É inegável o talento do Patrick pra descrever essa Paris pré-revolucionária. Suja, grotesca, impiedosa, mas ao mesmo tempo viva (no sentido que o século XVIII permitia, claro). Mas eu de fato me senti super imerso e acho que o destaque é o contexto histórico que o autor resolveu ambientar a história.

Olha, esse final? Ainda não digeri e vou pensar durante algum tempo se gostei ou não. De qualquer forma, se for ler, prepare um estômago e parcela essa leitura. Pq foi um baque ler tudo em um dia só.
comentários(0)comente



mari 25/02/2023

Parfum
Comecei a ler por indicação de uma amiga e juro que durante a leitura pensei iria odiar.

O enredo em si já é bem diferente de tudo o que estou acostumar a ler, mas a escrita do autor é tão boa, mas tão boa que parecia que eu estava sentido o cheiro de cada detalhe que ele descrevia.

Ele possui aquele dom de deixar você vidrado mesmo se o assunto ali não é tão interessante. E é por conta desses assuntos que eu não estava curtindo tanto a leitura. Tem muitas informações sobre perfumista, perfumes, fragrâncias, como fazer perfumes e bla bla que eu não estava tão interessada e a leitura acabava ficando maçante.

MASSSS, entretanto, porém, nas partes em que isso não ocorria era tudo muito frenético. Fiquei bem interessada no personagem principal. Achei ele diferente e queria entender o porquê ele é assim. Fiquei tanto tempo tentando decifrar ele que nem imaginava o plot que seria o final.

Como o próprio livro diz, a história é sobre um ASSASSINO. O livro vai abordar desde o nascimento desse assassino até os tempos em que ele cometia assassinatos. Foi bem interessante acompanhar esse personagem que além de cheiro também não tem personalidade nenhuma, mas que sabe deixar o leitor curioso sobre cada passo.

Recomendo!
comentários(0)comente



Diego Piu 25/02/2023

Uma leitura mais fluida do que imaginava.

O livro é dividido em 4 partes:
- A Primeira é a melhor de todas, com um início pra lá de impactando;
- A Segunda, na minha experiência, é super arrastada e dava pra cortar pelo menos metade;
- A Terceira começa arrastada (talvez pela sensação que fica da anterior), mas a história volta a ficar empolgante.
- A Quarta (e menor de todas) é apenas pra fechar a história e com um final gótico e interessante.
comentários(0)comente



Thaís Q. 24/02/2023

Para quem quer uma leitura breve
No decorrer da história, você fica várias vezes do lado assassino, que ganha sua simpatia e repugnância ao mesmo tempo.
Tem seriado inspirado neste livro e tem um filme que cumpre o papel de passar a essência da obra.
comentários(0)comente



Isabela.Esmanhotto 24/02/2023

Um dos meus livros favoritos
Gosto da perspectiva diferente sobre a humanidade que esse livro proporciona, mostra como nós somos um pouco podres por dentro. Apesar do protagonista agir pouco como humano, acompanhei sua trajetória com curiosidade e choque. Muito interessante e perturbador na quantidade certa.
comentários(0)comente



Jeffez 24/02/2023

Simplesmente torturante
O começo do livro estava até dando a entender para mim que seria inspirado em outro livro e me deu expectativas de que realmente fosse. Mas não, foi para um norte totalmente gelado e opaco, o fato de uma criança ter nascido com um super dom olfativo e ser desprezada e passar por fases em sua vida de tortura e humilhação pelas ruas de Paris dava até para "concordar" com o que o personagem pensava, foi interessante saber do talento dele e como ele desenvolvia para conseguir os melhores perfumes. Mas chegou a momentos péssimos com detalhes desnecessários (que deu mais sono que tudo) que poderiam ter sido reduzidos ou até mesmo não citados, parecia que o escritor tinha perdido o seu foco, em momentos estava interessante o enredo depois ficava péssimo, eu não conseguia nem entender. Contar a história de forma resumida trás mais interesse a história do livro do que propriamente ler. Tudo bem o livro se passar nas redondezas de paris mas os nomes das ruas também em francês acabou me incomodando bastante, eu não sabia se eu tava lendo certo, se eu conseguiria lembrar a rua caso o protagonista tivesse que voltar lá. Foi realmente muito entediante para mim. Eu gostaria que ele tivesse sido mais trabalhado, tivesse optado por outro rumo e quem sabe até tinha salvado o final que foi choco e sem graça!
comentários(0)comente



Mimis 23/02/2023

Talvez fosse perfeito pra época
É um clássico bem diferente dos que eu já li, esperava mais suspense, tinha muitas expectativas com esse livro. A história é boa, detalhista, me envolveu bastante, mas achei os personagens tão insípidos! Entendo que pro protagonista era exatamente essa a intenção, mas até pra alguém tão traumatizado ele deveria ter mais personalidade, até pra um psicopata.
comentários(0)comente



700 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR