O Perfume

O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

A_Sarah_Soares 18/02/2022

O perfume
Esse livro não tem um plot UAU mas a forma como foi escrita, a forma como mostra cada detalhe sobre a formação desse ser humano é intensa e prazerosa de ler, até os assassinatos ficaram pequenos diante da presença dele e o final, intenso como o resto do livro.

vtoria 18/02/2022

Foi uma experiência incrível.
O livro mais sensitivo que eu já li, descreve tanto os cheiros que parece que as páginas emanam a fragrância das coisas, as boas e as ruins. O livro tem um certo erotismo que é fascinante, um erotismo sombrio, ainda proibido, mas que parece sair dos desejos humanos mais reais. Agora é um dos meus livros favoritos.

amanda 18/02/2022

?A chama divina, que às outras pessoas é dada de berço e só a ele não fora dada, ele a conseguira.?

Eu não tive nenhuma surpresa com a leitura, porque já tinha assistido o filme e lembrava de cada detalhe, porque essa definitivamente não é uma história que se esquece, e o filme não altera o final que é o mais incrível e mais chocante que já vi acontecer. Apesar de ser uma leitura sem surpresas foi uma leitura intensa, fiquei louca pra chegar logo no final e ver AQUELA cena descrita e saber como os personagens chegavam a tal ponto no livro.
As únicas partes que não me prenderam foram os enormes detalhes sobre fabricação de perfumes que deixaram a leitura um pouco arrastada em alguns capítulos, mas o final surreal compensa o início arrastado e as passagens sobre perfumes.
Esse livro é intenso, é chocante, é viceral.
ThayAvalon 18/02/2022minha estante
Menina adorei tua redenha, faz tempo que quero ler esse livro tá meio exclusivo

amanda 18/02/2022minha estante
Você deve achar em sebo, minha edição foi 10 reais num sebo de rua kkkkk

Lia 16/02/2022

Muito muito bom
Se você quer um livre só sobre um assassino esse não é o livro pra você. O livro é muito mais que a história de um assassino, como está escrito na capa. O personagem principal, Grenouille, é muito interessante e complexo. Adorei. Vale a pena ler

Delma 12/02/2022

Intrigante
A história é envolvente. O autor faz descrições olfativas com maestria, levando o leitor a sentir alguns cheiros. Grenouille nos causa um misto de emoções.

Alessandro.Aguilera 11/02/2022

Um livro pertubador
Uma história que me provocou diferente sensações. Personagens que tiveram uma boa descrição, uma história interessante onde não conseguia parar de ler e como pano de fundo Paris do século XVIII. O livro foi lançado em 1985, mas a escrita do autor me remeteu aos livros escritos no final do século XIX e começo do século XX. Uma boa história para se começar a ler triller ou serial killer.

MF (Blog Terminei de Ler) 29/01/2022

Vendo minha lista de livros lidos resenhados recentemente, percebo que usei muito a palavra “absurdo”. Talvez seja influência de 2020 e 2021, anos onde diariamente flertamos com esse termo ao acompanhar a forma criminosa como a pandemia foi tratada. Enfim, o livro genial (e absurdo) da vez é “O perfume”, principal obra do escritor alemão Patrick Süskind. Na obra, conhecemos Jean-Baptiste Grenouille, um homem dotado de um dom raro: um olfato admirável, capaz de identificar os mais diferentes tipos de odores, aromas, o que o leva a uma carreira como perfumista. Contudo, sua situação começa a se complicar na medida em que ele passa a buscar a essência perfeita, capaz de seduzir qualquer pessoa, em uma rotina de crimes. Instigante, bem narrado e com um final surpreendente, a obra foi adaptada para o cinema em meados de 2006.

site: https://mftermineideler.wordpress.com/2022/01/07/top-2021-melhores-livros-lidos/

isabel 25/01/2022

Sinestésico e hiperbólico...
Sinceramente, este livro foi um divisor de águas pra mim...
É impossível ler o perfume sem se impressionar com a qualidade das descrições dadas pelo autor, especialmente em relação aos cheiros que o Grenouille sentia. Isso tornou o livro muito mais interessante :) Todas as descrições foram detalhadas sem serem chatas, o que é bem difícil de se ver por aí.
Por outro lado, não gosto do "tom" que o livro assumiu: parece que o autor colocou certas situações (especialmente no final) só para impressionar o leitor, o que devo dizer que funcionou, mas foi algo totalmente sem nexo e desnecessário, acho que poderia ter sido explorado melhor, mas confesso que não consigo pensar num final que possa condizer melhor com toda a história do que este.
Tenho que dizer, o personagem principal é uma interrogação, não sei se sinto compaixão ou repulsa... definitivamente, sua personalidade e sua obsessão foram bem descritos, mas tinha algo no desenvolvimento da história que não deslanchou, não me envolvi com ela... Então, concluo que a proposta foi muito interessante, mas na minha opinião, o enredo foi muito ruim!! sinceramente, não leria de novo...

Ailime.Kamaia 20/01/2022

Para ler, descobrir aromas e viajar
Que livro! Para quem gosta de romance do século XVII, para quem gosta de Thriller, para quem gosta de não- ficção (a pesquisa histórica é um dos pontos altos desse livro), para quem gosta de aromas e quer saber mais.
Descrever os cheiros é uma tarefa difícil, não somos acostumados a nomear o que cheiramos... E esse livro tem tantas e tão ricas descrições sobre os aromas...
É ideal para quem quer conhecer, mesmo que seja apenas pela imaginação, um pouco sobre a arte perfumista da França. Sonho em conhecer Grasse desde a leitura d'O Perfume. Um dos melhores personagens já inventados é o protagonista desse livro, só nos resta conhecê-lo.

Erika.Reis 14/01/2022

Eu não sei o que dizer
Esse livro é estranhamente perturbador e inconfundivelmente genial. A leitura é bem lenta, mas a escrita é boa. Demorei muito tempo porque não é um livro fluido, com muitos plots. Mas é muito interessante.

Tortorella 09/01/2022

Confesso que achei meio cansativo no começo, Patrick gosta de dar muitos exemplos e isso deixa meio cansativo. Entretanto, conforme o livro vai se desenvolvendo, você se acostuma e até gosta!
Achei um livro interessante, principalmente a forma como o personagem vive através do olfato, e confesso que gosto como Jean acredita que a beleza vista por nós é, na verdade, consequência do odor que exalamos
Não vou mentir, esperava mais do que acontecia na hora da execução, e gostaria que, no final de tudo, Antoine matasse o Jean. Em minha opinião, seria mais chamativo do que o episódio canibal.

Joshua Amaral 08/01/2022

Surpreendente!
Um livro pequeno, mas com um conteúdo grande. Muito bem escrito, as vezes fica meio enfadonho devido aos termos técnicos (que são necessários para se entender o enredo), mas que te pega de jeito. Adorei!