O Perfume

O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

te amo shawn 02/11/2023

SEM PALAVRAS
Demorei muito para ler o livro, não por ele ser ruim, mas porque eu n tava motivado pra ler kkkkkkk o livro, por mais que descreva muito todas as ações, é muito bom! a insignificância que o Jean demonstra pelas pessoas e a importância que vê no odor delas é tocante! o livro é bem ?macabro? mas eu adorei! Jean-Baptiste Grenouille foi ?um homem de olfato extraordinário em meio ao mau cheiro generalizado do século XVIII?.

C. P. 02/11/2023

O perfume
Eu primeiro assisti ao filme e como e de costume, o livro tem muitp maks a acrescentar!!
Todos os momentos em que as pessoas sofriam como se fosse um karma quando se livravam dele...
A coisa dos assassinatos demora, muita coisa acontece na vide dele até chegar ao momento derradeiro, mas tido é necessário pra se entender como tudo chegou até ali

Nathalia222 01/11/2023

O Boticário caótica
MEU MANINHO O QUE FOI ISSO, o livro tem uma premissa extremamente interessante e um tanto quanto pretensiosa, a maneira como o autor aplica a superioridade no personagem é PERFEITA, toda alusão, toda mensagem, tudo de maneira tão subjetiva e ao mesmo tempo esfregando verdades em nossa cara. O plot não é TÃO avesso a história, entretanto é algo que te faz pensar por um bom tempo. A linguagem não é tão rebuscada, ao contrário, é bem facinho de ler, entretanto é bem detalhado e pode incomodar um pouco.

@tigloko 08/10/2023

"Quem dominasse os odores dominaria o coração das pessoas"
Gosto quando os livros têm esse estilo sensorial. Aqui o autor usa e abusa desse recurso, é bastante imersivo. São descritos os aromas mais comuns( bons e ruins) até os mais inusitados, como o cheiro do vidro ou de uma maçaneta, para se ter uma ideia do nível do olfato do protagonista. Foi uma loucura embarcar nessa jornada pelos odores. A parte que ele cria um perfume para cada situação( para se manter disfarçado ou chamar atenção, por exemplo) fez minha cabeça viajar. Tem um pouco de ficção histórica também, que para mim é sempre bem vindo.

É uma pena que a leitura seja bem chata em alguns desses momentos, pelas longas descrições da preparação dos perfumes. Entendo que é preciso descrever o mínimo para se conhecer e entender. Mas chegou um momento que eu não estava mais aguentando esse tanto de processos descritos repetidas vezes. Acredito que dava para ter cortado muita coisa para a leitura fluir melhor. Porém, mesmo com essa enrolação toda, a leitura flui até que bem, visto ser um livro com poucos diálogos.

Meu maior problema com o livro foi seu desfecho. Eu não consegui entender qual era o propósito do protagonista. Ser amado ? Odiado? Ter o controle sobre todos através do aroma? Eu realmente fiquei bem confuso quanto a isso. Mas, no geral, foi um bom livro apesar de ter meus problemas com ele.

Lets 07/10/2023

Diferente de tudo que ja li e é tão realista que a gente quase consegue sentir os cheiros relatados no livro, mas isso torna o livro descritivo demais o que por muitas vezes me deixou entediada e com sono. Do início até a metade da história senti pena do assassino por toda a rejeição que ele sofreu por parte de todo mundo, as pessoas só aceitavam que ele ficasse por perto para beneficia-las e se aproveitarem da boa vontade e do talento dele, mas isso passa quando você vê o quão perturbado e doentio ele é, amei o final e acho que não poderia ter sido de outra forma, totalmente condizente com a história e os sentimentos e pensamentos do protagonista no decorrer de tudo.

Dominike.Grassi 29/09/2023

Livro sensacional!
Desde da primeira página fiquei envolvida com a leitura! Adorei! E durante a leitura só fiquei pensando que queria ler mais livros fascinantes como esse.

Maryane.Avelino 28/09/2023

Sentes o cheiro da putrefação humana?
Esse livro é magnífico, através de um assassino nos levamos a pensar a vida humana superficial e seus estímulos naturais ou de fracos mentais. Os cheiros se misturam e se transformam em filosofia nessas páginas.

Andrea 26/09/2023

Vou completamente na contra mão da maioria das resenhas aqui: Livro chato, teve horas que me senti naquelas coisas de "Arrume se comigo". É um clássico, legal, tem seu valor, mas pra acontecer algo interessante, precisei não dormir em cima do livro. Até agora, foi o pior livro do ano pra mim, e olha que li coisas duvidosas.

Helenilma 04/09/2023

Primeiro vi o filme e depois por acaso tive acesso ao livro, foi uma agradável surpresa ver o quão melhor ele é. O personagem principal é mais profundo e mais cinza, quase vazio em relação a adaptação que humaniza mais algumas cenas. O autor consegue trazer para a leitura a presença e importância dos aromas com maestria, penso que o toque genial é nosso protagonista não fazer uma grande separação de aromas bons e ruins, e o quanto essa não separação também aparece nos atos dele ao longo do livro.
Já li e reli várias vezes, é sempre uma boa leitura.

Eddie.Erikson 02/09/2023

Recebi como indicação e guardei certa expectativa (já que outras recomendações da mesma pessoa foram realmente boas). Um livro bem escrito, inicia de forma interessante, até a metade chega no ápice e mesmo sendo um livro curto, chega um momento que fica cansativo. Com o passar das páginas mais que exagerado. O final é inacreditavelmente decepcionante!

Guinho 30/08/2023

Não é o que se faz, mas como se faz.
Estive prestes a abandonar esta leitura, mas resolvi prosseguir. O final foi realmente surpreendente, conseguiu justificar o desenvolvimento lento.

Notei algumas semelhanças nessa história com 'Frankenstein', desde a jornada dos protagonistas até a referência ao mito de Prometeu. Eu acho que a história contada no livro é absurda do início ao fim; mas é aí que está: é uma história absurda contada de uma maneira que desperta o interesse.

Mari 24/08/2023

Muito bom!! Uma loucura, tem partes extremamente bizarras, no início tive pena do Jean Baptiste, devido a situação em qual nasceu, a rejeição que teve após isso e a sua ausência de cheiro, mas ao decorrer do livro percebe-se que ele é bem perturbado, mas com um talento único de sentir muito bem cheiros, isso leva ele a trabalhar com perfumes, visto que mora na França, no século XVIII, onde os odores estão em seu auge. Enfim, ótima obra, com um final sensacional, que se você não viu o filme nem recebeu spoiler do livro realmente não espera, me surpreendi, recomendo.

malu 20/08/2023

Livro envolvente porém só depois dos 60%. A introdução foi um pouco maçante pra mim e demorou pra me prender, mas os últimos 30% fazem valer à espera- mesmo que aconteça tudo meio apressado. Personagens brutalmente humanos e enredo muito bom.

Tigronna 15/08/2023

Muito bom!
Eu descobri o livro depois de ter tentado ver o filme, mas confesso que sempre dormia no meio, como acontecia com “O Código Da Vinci”, eu me perdia na história e o filme ficava desinteressante, porém depois de ler o livro, tudo fez sentido e apesar das mudanças, eu achei o filme de “O Código Da Vinci” ótimo. Talvez isso também ocorra com o filme que retrata a história de Grenouille.
Uma vez, o Globo Reporter falou sobre o amor e o associou com o cheiro, segundo a reportagem, nós escolhemos nossos parceiros, pelo olfato e então sabemos se ele será um bom reprodutor ou não, algo assim... eu tinha uns 12 anos e achei essa história estranha... mas depois desse livro...
Grenouille não era um garoto normal, ele não tinha cheiro e tinha um super nariz, capaz de decifrar muitos perfumes e de cria-los também, porém ele não se contentava com o aroma de flores, ervas e essas coisas comuns, ele queria mais, queria o aroma dos humanos, a princípio pra poder ser normal e cheirar como os humanos e quando conseguiu esse cheiro, ele passou a ser notado pelas pessoas e é ai que eu volto a pensar na reportagem do Globo Reporter, será que no fim das contas o cheiro é tão importante assim? Ao ponto de nos fazer ser notados?
Sem dar muito spoiller, posso falar que depois que aprendeu a não só copiar, mas a extrair o aroma humano, ele virou um assassino e tinha o desejo de dominar o mundo. E eu diria que ele quase conseguiu. E falando de novo do Globo Reporter, Grenouille, em certo momento, fez um perfume e quando o usou, deixou mulheres e homens enlouquecidos de paixão e desejo... será que isso é mesmo possível?