O Perfume

O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

Dani 14/01/2023

Viciante, imersivo e envolvente!
Devorei esse livro e não foi à toa. Uma leitura super fluida, com uma escrita impecável e extremamente rica em detalhes, tornando-a imersiva e nem um pouco cansativa. Os olhos deslizam pelas páginas com envolvimento e sede de curiosidade. Amei!

Roberto 13/01/2023

oscilante
Comecei a ler porque, dado pelo título, achei que fosse um suspense. Quando o protagonista da história nasce com um dom até então nunca visto a respeito de habilidades olfativas, com certeza se espera um livro excepcional. Mas, tendo lido a obra, posso dizer que ela deixou a desejar.

Em alguns momentos, a narrativa tinha uma boa estrutura e ela realmente despertava o meu interesse. Já em outros, a história se perdia, fosse com páginas e páginas cheias de descrições redundantes ou então com acontecimentos bizarros e malucos. Nada na história é muito racional. Talvez fosse o comportamento esquisito dos europeus no século XVIII.

Quando estava mais ou menos na página 200, ainda não havia compreendido onde o livro queria me levar e qual o seu objetivo. O enredo gira em torno da vida de Grenouille, desde o nascimento até sua idade mais adulta, e não sobre algum momento ou acontecimento específico. Particularmente, acho que isso deixa a história mais cansativa e sem liga.

Sobre o final eu nem vou comentar de tão bizarro. Apesar de tudo, o livro traz um personagem único, e talvez valha a leitura para conhecer sua história, mas não recomendaria.

Dhaka.Felix 12/01/2023

texto parado e com final bom
Não podemos negar que as descrições dos cheiros são excelentes, no começo vc realmente imagina cheiros, mas dps de algumas paginas o livro vira só isso.

Patrick deixou para contar a história só nas ultimas 50 páginas, e de forma muito corrida!

Ele queria tanto desenvolver o personagem que esqueceu da história! As vitimas só apareceram nas ultimas 20 pgs, e foram 25 mortes!!! Pecou muito nesse ponto!

caromitts 09/01/2023

até cheira, mas não fixa
O protagonista é um chato narcisista cujo único traço de personalidade é ter um olfato apurado (além de ser feio). De tão chato e presunçoso, a cada pensamento dele eu só conseguia revirar os olhos. No início me pareceu interessante, logo depois ficou arrastado e no meio eu não aguentava mais tanta descrição de cheiro, acontecimentos aleatórios sem propósito. Daí até o final eu só torci pra acabar logo. Cheguei para uma história "babadeira" de serial killer, fui embora com mortes toscas numa cartilha do "Boticário".

Ray 09/01/2023

Interessante, mas...
A própria capa dessa edição e de tantas outras, dá a entender o teor erótico que envolve a ideia de uma pessoa roubar o perfume do corpo de um ser vivo. É perturbador e gera desconforto, naturalmente, porque é o objetivo do livro. Mas sinceramente achei que por mais que fosse óbvio que isso iria descambar pra algo sexual, quando aconteceu, fiquei decepcionada, porque sempre causa aquela sensação de histórias assim serem escritas pra erotizar e violar o corpo feminino muito jovem, meio que dando vazão à esse tipo de imaginário, que sempre ocupa essas narrativas com o objetivo de chocar mesmo. Sempre meninas muito jovens, virgens e sei lá mais o quê, ligadas a pureza e outros adjetivos nesse sentido. Achei blasé, mas interessante no início, arrastado no meio, e entediante do início da terceira parte até o fim. Grenuille é pouquíssimo humano, e não dá pra dizer que foi desumanizado nem nada disso, ele simplesmente nasceu assim, não tem camada nenhuma que não a obsessão pelos cheiros, a única coisa que importa pra ele no mundo, não possui qualquer dilema, e quando flerta com isso em dado momento do livro, a conclusão acontece incrivelmente rápido. Foi uma leitura bem mais ou menos, mas recomendo pra quem ficou curioso e quer tirar a prova....

Isis Lou 01/01/2023

Eu amei o filme e o livro também
Eu nem sabia que esse livro exista, mas um dia rodando na biblioteca achei ele e como eu sempre amei o filme, resolvi ler. Caras, não me arrependi. O livro e o filme parecem coisas diferentes, apesar de contarem a ?mesma? história, não é igual!!! Juro, leiam que é mt legal.

julia 27/12/2022

"Até então, acreditara que era do mundo de um modo geral que ele precisava escapar. Não era, porém, do mundo, mas das pessoas. Parecia-lhe que num mundo vazio de gente até dava para viver."
Simplesmente genial e bizarro. Um dos livros mais diferentes que eu li esse ano, a escrita do Patrick Süskind está incrível e o modo como ele descreve os odores te deixa impressionado. Além disso, eu adorei o sarcasmo do autor e esse humor um pouco mais pesado que ele tem (acompanhar o desfecho de alguns personagens secundários durante a história foi muito engraçado).
Apesar disso, eu senti que o enredo demorou bastante pra chegar onde deveria e essa demora me incomodou um pouco, porém quando o plot principal chega ele vem com tudo e a história se torna brutal e bizarra (que era o que eu estava esperando do livro e nesse quesito não me decepcionei). O último capítulo de O Perfume provavelmente vai ser um daqueles que eu nunca vou esquecer.

Tatiane 23/12/2022

Preparem o estômago
Não é um livro com cenas muito agradáveis para pessoas mais sensíveis. Mas a história traz cenas inusitadas e inesperadas. O final é bem interessante. Dá para "filosofar" bastante depois.

valen 14/12/2022

nao sei
o livro em si é bem legal, mas tem horas que a historia é muito devagar e do nada ela fica muito nada e sem dessnvolvimento chegando a ficar confusa

4at77 10/12/2022

O Perfume.
?Até então, acreditara que era do mundo de um modo geral que ele precisava escapar. Não era, porém, do mundo, mas das pessoas. Parecia-lhe que num mundo vazio de gente até dava para viver.?
(Patrick Süskind - 1985)

O inicio desse livro é muito bem narrado e instigante, quando comecei a ler pensei que se tornaria um dos meus livros preferidos, mas em determinado momento ele decepcionou bastante. Não acontece nada de muito brutal, pelo contrário, é tudo muito sutil e talvez eu só não esteja acostumada a ler livros com a escrita tão metódica quanto esse, mas foi uma boa experiência.

Os personagens são bem característicos, a narração não é difícil de compreender e o livro é bom, mas elevou nossas expectativas logo no início para no fim a história ser bem ?sem graça?, fora que eu vi muita gente tendo a mesma opinião que a minha, é uma leitura tão tediante que eu tive que buscar resenhas aqui no app pra conseguir formar uma opinião.

Não recomendaria, mas não é uma história totalmente ruim e repugnante, sinto vontade de dar mais chances para o Patrick, gostei da escrita.

readbyme 05/12/2022

confusa do início ao fim
comecei esse livro, pois tinha visto uma influenciadora digital lendo uns anos atrás e quando recebi a oportunidade de ler não recusei, mas me arrependo. O protagonista é desde o começo apresentado como peculiar por não possuir cheiro e ninguém conseguir ficar perto dele por muito tempo, mas não achei que essas características formariam um homem com um caráter tão psicopata. Fiquei o tempo inteiro curiosa com o rumo que a história tomaria, mas não acreditei quando vi o final, não consigo imaginar o que passou na cabeça do autor. Fiquei enojada ao ler sobre esse personagem, pessoalmente acredito que existam milhares de livros melhores então não perca tempo com esse por favor.

Tati 25/11/2022

Um clássico que não em agradou com o imaginei....
Um livro clássico da literatura estrangeira que não me agradou....ouvia muito bons relatos a respeito desse livro, mas não me surpreendeu.
Vale a pela a leitura pela complexidade do personagem principal e da história de vida que envolve....mas cabe ao leitor o julgamento final

Mat 24/11/2022

FODA
Posso ter demorado 10 meses pra ler? Talvez kkkkkkkkkk mas que livro foda, um dos melhores que eu já li e o final foi o mais impensável e genial possível 11/10
Raeder 24/11/2022minha estante
Só recomendo coisa boa eu sei eu sei não precisa agradecer