O Perfume

O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

Pietra 15/05/2023

Horripilante de ruim
Eu fui ler as resenhas, e só tem coisa positiva sobre o livro e juro que eu to me sentindo burra e zero culta, pq acho que esse foi um dos piores livros que eu ja li na vida! redundante, sem sentido, nojento? não consegui captar a essência não
Ray 08/06/2023minha estante
Achei ele superestimado, tem uns méritos aqui e ali, mas pra mim foi só uma história sobre um cara obcecado sem qualquer tipo de dilema, nem "bestial" ele era, porque não sentia medo ou raiva, sequer media consequências, que no fim termina tudo em um bacanal, canibalismo e mulheres assassinadas

LAvia 07/05/2023

Eu amei amei essa leitura, até nas partes em que focava demais sobre perfumes eu tava muito envolvida e o final foi UAU me fez até querer ler mais literatura Francesa

Sarah.Oliveira 02/05/2023

Perfume
A alusão a alma (ou falta dela) do Grenouille é muito bem feita e sem falar que a escrita é tão boa que eu tava sentindo os cheiros e me enjoando com eles. Daqueles livros que ao mesmo tempo que você tem pena você tem asco pelos personagens e não só pelo protagonista pq os secundários também se mostram bastante egoístas em determinados momentos e ler tudo isso culminar naquele final !!!!!!!!! Achei o filme bem fiel ao que eu li aqui também.

lelê 08/04/2023

Intenso
Muito doido. O personagem principal é detestável e ao mesmo tempo, penoso. Você fica entre sentir dó e nojo. Marjoritariamente nojo.
Um detalhe engraçado que eu notei é que, mesmo que indiretamente, ele deixa um rastro de mortes por onde ele passa. Todas as pessoas que ele se relaciona, não muito tempo depois de ele partir, morrem. (Não é spoiler, o subtítulo é literalmente "a história de um assassino" e ninguém se importa com esses personagens secundários. Eu mal me importo com o principal)

ThaisaScarpa 07/04/2023

Que obra prima, de ninguém a todo poderoso. Para cada pessoa esse livro deve ser mais interessante em um aspecto diferente, o abandono, a invisibilidade, a pobreza e assim por diante. Um livro inteligente, interessante e surpreendente!

mariana113 07/04/2023

Incrível.
Facilmente um dos melhores livros que já li. Já nos primeiros capítulos a narrativa nos envolve, nos convida a desbravar suas páginas.
O personagem principal, descrito como desinteressante, se torna algo incrível conforme o livro traça sua história. Não apenas ele, mas também os personagens secundários, que nos apresentam seus pontos de vista e se tornam igualmente importantes para o desenvolvimento da história.
Não é apenas um livro sobre um perfumista ou um assassino, mas um livro que demonstra detalhes profundos sobre a natureza humana e sobre a sociedade francesa daquela época. Nos transporta através do tempo por meio da descrição dos odores e perfumes feita pelos personagens, nos vendendo assim a principal ideia do livro: o poder do olfato.
Cativante do início ao fim. E que fim.

Tatiane.Moscardi 04/04/2023

Jean-Baptiste Grenouille nasceu na França e foi abandonado pela sua mãe assim que nasceu, por não possuir cheiro próprio era visto como uma aberração pelas pessoas, morou em diversas casas, até ser vendido.

Quando ele cresce percebe ser diferente dos demais, possui características um tanto esquisitas, ele nota não possuir cheiro próprio, mas que é capaz de sentir os mais diferentes odores possíveis a longa distância.

Desde então seu principal objetivo é fazer o melhor perfume jamais visto, para isso Grenouille vai em busca de mulheres e inconsciente ele passa a cometer seus crimes.

Eu fiquei com dó do protagonista desde o início da história, ele não teve uma vida fácil e sempre foi tratado da pior forma. Isso explica o fato dele não demostrar nenhuma emoção diante do ser humano.

A primeira vez que ele sente um cheiro incrível ele percebe que vem de uma mulher, obcecado pelo cheiro ele acaba matando-a para retirar sua essência e a partir de então ele se torna um assassino.

O livro não é assustador, é um tanto poético, o autor ele descreve os aromas e odores de uma tal forma que é possível imaginar e até sentir o que o protagonista sentia.

Eu gostei bastante mas não é meu livro favorito, ou minha melhor leitura, porque eu achei que em algumas partes o autor dava uma enrolada na história, mas vale super a pena a leitura e quero muito assistir o filme.

Sabelpimenteel 03/04/2023

A história já começou me deixando vidrada no personagem, o livro é bem interessante e eu gostei muito da história dele, apesar de achar algumas partes meio arrastadas. É um livro que vale a pena ser lido, e pra mim o final foi muito bom.

letícia. 29/03/2023

Do céu ao inferno
Esse livro levantou as minhas expectativas de uma maneira surreal, chegou ao êxtase, mas foi uma queda tão surreal que me deixou com ódio puro. Os cultos que me perdoem.

Sarah L.T. 15/03/2023

A alma sendo descrita em aroma
Quem já leu sobre ou viu documentários sobre Serial Killers, sabe que existe um ponto em comum entre todos eles: A aparente completa ausência de motivo para assassinar. É algo que nem eles mesmos conseguem descrever em palavras, um impulso, o "Fator X".

Em "O Perfume", questões completamente abstratas como afinidade, amor, impulso, empatia, alma e essência são colocadas em termos de aromas. A obra trata tudo o que é inexplicável aos seres humanos, como cheiros que não podem ser percebidos conscientemente por nosso olfato inferior ao de tantos animais.

Com isso, o protagonista, Jean-Baptiste Grenouille, o único capaz de discernir os mais diminutos aromas, se destaca. Desde o início do livro, ele é retratado como um homem sem cheiro e que, por isso, é assustador a todos os outros. Essa ausência de cheiro pode ser vista como uma analogia para a falta de alma, essência ou até mesmo empatia. Como não possui cheiro ou propósitos além do campo olfativo, sua única ambição é fazer um perfume que contém a soma dos cheiros, ou essências, de garotas que seu nariz julgou como as que possuíam os cheiros naturais mais divinos.

Com tudo isso, podemos notar toda a analogia com assassinos em série sendo construída: a motivação, clara para o assassino e inexplicável aos outros; a escolha de vítimas, aparentemente aleatórias, sendo descrita como uma atração olfativa imperceptível a outros; e a sua ausência de cheiro como uma ausência de empatia ou alma.

O livro é absolutamente poético e fantástico, cheio de outras analogias e investigações sobre a essência humana e críticas profundas à humanidade.

annjuli 08/03/2023

Minha experiência com O Perfume
Cara... Eu nem acredito que FINALMENTE terminei esse livro! Mas Ana, pq vc demorou tanto?? É um livro que não tem nem 300 páginas. Pois é, minha intenção nunca foi demorar isso tudo, desde o começo eu tive problemas em me adaptar com a história e também escrita do autor. Mas PRINCIPALMENTE com a história, ela é beeem pesada, pelo menos foi pra mim.
O livro ja te introduz a vida do Grenouille com uma narração que vai me marcar pra sempre. Por um segundo vc esquece que é a história de uma assassino e pode até começar a sentir pena dele, mas o autor não te da todo esse tempo, logo no início do livro acontece a primeira morte, com uma das narrações mais repugnantes possíveis, a forma como ele se sente e descreve o prazer pela fragrância da menina, sem nenhum tipo de remorso ou preocupação e de te deixar mal enquanto ta lendo. Não teve um momento em que eu tive um sentimento de alívio lendo esse livro, o tempo todo ficava impressionada com o fato de não só Granouille ser completamente repugnante e sem sentimentos, mas todos os personagens que cruzaram com ele durante a história. Eu acho que se fosse para resumir em algumas palavras seriam... Angústia, nojo, surpresa. Gostaria muito que eu tivesse conseguido desfrutar do livro de uma forma diferente, mas ele realmente é difícil. Com um começo e meio traumatizante e final surpreendente.

B0nek1nh4 27/02/2023

O per....feito
É o livro dos livros, a minha paixão!!!! Meu livro predileto, de cabeceira... Meu amor... O que me deu gosto e cheiro pela leitura. Envolvente, perfeito, você começa a sentir os cheiros que ele de tão bem, descreve. Sem palavras. Sí cheirando.... Ops .... Quer dizer.... Deliciando com a leitura!
Ruivens 09/03/2023minha estante
Tenho essa mesma vibe sobre esse livro. A escrita é primorosa, a história é absurdamente envolvente, o final é surpreendente. Já li várias vezes.

Rafael2157 25/02/2023

O aroma parisiense
?As pessoas podiam fechar os olhos diante da grandeza, do assustador, da beleza, e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou de palavras sedutoras. Mas não podiam escapar do aroma. Pois o aroma é o irmão da respiração. Com esta ele penetra nas pessoas, eles não podem escapar-lhe caso queiram viver. E bem para dentro delas é que vai o aroma, diretamente para o coração, distinguindo lá categoricamente entre atração e menosprezo, nojo e prazer, amor e ódio. Quem dominasse os odores dominaria o coração das pessoas?

É uma história que te pega desde o início. Inclusive, que porrada são as descrições iniciais desse livro. A escrita do autor é excelente, mesmo com uma escassez de grandes diálogos entre os personagens, esses são muito bem desenvolvidos e aproveitados durante a história do protagonista.
É inegável o talento do Patrick pra descrever essa Paris pré-revolucionária. Suja, grotesca, impiedosa, mas ao mesmo tempo viva (no sentido que o século XVIII permitia, claro). Mas eu de fato me senti super imerso e acho que o destaque é o contexto histórico que o autor resolveu ambientar a história.

Olha, esse final? Ainda não digeri e vou pensar durante algum tempo se gostei ou não. De qualquer forma, se for ler, prepare um estômago e parcela essa leitura. Pq foi um baque ler tudo em um dia só.

mari 25/02/2023

Parfum
Comecei a ler por indicação de uma amiga e juro que durante a leitura pensei iria odiar.

O enredo em si já é bem diferente de tudo o que estou acostumar a ler, mas a escrita do autor é tão boa, mas tão boa que parecia que eu estava sentido o cheiro de cada detalhe que ele descrevia.

Ele possui aquele dom de deixar você vidrado mesmo se o assunto ali não é tão interessante. E é por conta desses assuntos que eu não estava curtindo tanto a leitura. Tem muitas informações sobre perfumista, perfumes, fragrâncias, como fazer perfumes e bla bla que eu não estava tão interessada e a leitura acabava ficando maçante.

MASSSS, entretanto, porém, nas partes em que isso não ocorria era tudo muito frenético. Fiquei bem interessada no personagem principal. Achei ele diferente e queria entender o porquê ele é assim. Fiquei tanto tempo tentando decifrar ele que nem imaginava o plot que seria o final.

Como o próprio livro diz, a história é sobre um ASSASSINO. O livro vai abordar desde o nascimento desse assassino até os tempos em que ele cometia assassinatos. Foi bem interessante acompanhar esse personagem que além de cheiro também não tem personalidade nenhuma, mas que sabe deixar o leitor curioso sobre cada passo.

Recomendo!