O Perfume Patrick Süskind

Resenhas - O Perfume

Rafael2157 25/02/2023

O aroma parisiense
?As pessoas podiam fechar os olhos diante da grandeza, do assustador, da beleza, e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou de palavras sedutoras. Mas não podiam escapar do aroma. Pois o aroma é o irmão da respiração. Com esta ele penetra nas pessoas, eles não podem escapar-lhe caso queiram viver. E bem para dentro delas é que vai o aroma, diretamente para o coração, distinguindo lá categoricamente entre atração e menosprezo, nojo e prazer, amor e ódio. Quem dominasse os odores dominaria o coração das pessoas?

É uma história que te pega desde o início. Inclusive, que porrada são as descrições iniciais desse livro. A escrita do autor é excelente, mesmo com uma escassez de grandes diálogos entre os personagens, esses são muito bem desenvolvidos e aproveitados durante a história do protagonista.
É inegável o talento do Patrick pra descrever essa Paris pré-revolucionária. Suja, grotesca, impiedosa, mas ao mesmo tempo viva (no sentido que o século XVIII permitia, claro). Mas eu de fato me senti super imerso e acho que o destaque é o contexto histórico que o autor resolveu ambientar a história.

Olha, esse final? Ainda não digeri e vou pensar durante algum tempo se gostei ou não. De qualquer forma, se for ler, prepare um estômago e parcela essa leitura. Pq foi um baque ler tudo em um dia só.

mari 25/02/2023

Parfum
Comecei a ler por indicação de uma amiga e juro que durante a leitura pensei iria odiar.

O enredo em si já é bem diferente de tudo o que estou acostumar a ler, mas a escrita do autor é tão boa, mas tão boa que parecia que eu estava sentido o cheiro de cada detalhe que ele descrevia.

Ele possui aquele dom de deixar você vidrado mesmo se o assunto ali não é tão interessante. E é por conta desses assuntos que eu não estava curtindo tanto a leitura. Tem muitas informações sobre perfumista, perfumes, fragrâncias, como fazer perfumes e bla bla que eu não estava tão interessada e a leitura acabava ficando maçante.

MASSSS, entretanto, porém, nas partes em que isso não ocorria era tudo muito frenético. Fiquei bem interessada no personagem principal. Achei ele diferente e queria entender o porquê ele é assim. Fiquei tanto tempo tentando decifrar ele que nem imaginava o plot que seria o final.

Como o próprio livro diz, a história é sobre um ASSASSINO. O livro vai abordar desde o nascimento desse assassino até os tempos em que ele cometia assassinatos. Foi bem interessante acompanhar esse personagem que além de cheiro também não tem personalidade nenhuma, mas que sabe deixar o leitor curioso sobre cada passo.

Recomendo!

Diego Piu 25/02/2023

Uma leitura mais fluida do que imaginava.

O livro é dividido em 4 partes:
- A Primeira é a melhor de todas, com um início pra lá de impactando;
- A Segunda, na minha experiência, é super arrastada e dava pra cortar pelo menos metade;
- A Terceira começa arrastada (talvez pela sensação que fica da anterior), mas a história volta a ficar empolgante.
- A Quarta (e menor de todas) é apenas pra fechar a história e com um final gótico e interessante.

Thaís Q. 24/02/2023

Para quem quer uma leitura breve
No decorrer da história, você fica várias vezes do lado assassino, que ganha sua simpatia e repugnância ao mesmo tempo.
Tem seriado inspirado neste livro e tem um filme que cumpre o papel de passar a essência da obra.

Isabela.Esmanhotto 24/02/2023

Um dos meus livros favoritos
Gosto da perspectiva diferente sobre a humanidade que esse livro proporciona, mostra como nós somos um pouco podres por dentro. Apesar do protagonista agir pouco como humano, acompanhei sua trajetória com curiosidade e choque. Muito interessante e perturbador na quantidade certa.

Jeffez 24/02/2023

Simplesmente torturante
O começo do livro estava até dando a entender para mim que seria inspirado em outro livro e me deu expectativas de que realmente fosse. Mas não, foi para um norte totalmente gelado e opaco, o fato de uma criança ter nascido com um super dom olfativo e ser desprezada e passar por fases em sua vida de tortura e humilhação pelas ruas de Paris dava até para "concordar" com o que o personagem pensava, foi interessante saber do talento dele e como ele desenvolvia para conseguir os melhores perfumes. Mas chegou a momentos péssimos com detalhes desnecessários (que deu mais sono que tudo) que poderiam ter sido reduzidos ou até mesmo não citados, parecia que o escritor tinha perdido o seu foco, em momentos estava interessante o enredo depois ficava péssimo, eu não conseguia nem entender. Contar a história de forma resumida trás mais interesse a história do livro do que propriamente ler. Tudo bem o livro se passar nas redondezas de paris mas os nomes das ruas também em francês acabou me incomodando bastante, eu não sabia se eu tava lendo certo, se eu conseguiria lembrar a rua caso o protagonista tivesse que voltar lá. Foi realmente muito entediante para mim. Eu gostaria que ele tivesse sido mais trabalhado, tivesse optado por outro rumo e quem sabe até tinha salvado o final que foi choco e sem graça!

Mimis 23/02/2023

Talvez fosse perfeito pra época
É um clássico bem diferente dos que eu já li, esperava mais suspense, tinha muitas expectativas com esse livro. A história é boa, detalhista, me envolveu bastante, mas achei os personagens tão insípidos! Entendo que pro protagonista era exatamente essa a intenção, mas até pra alguém tão traumatizado ele deveria ter mais personalidade, até pra um psicopata.

L. B. Böer 16/02/2023

Infelizmente não foi 5 estrelas
O motivo para a minha avaliação ter sido 3,5/5 para um livro tão bom não poderia ser outro além desse que anda me afetando tanto em minhas leituras ultimamente: altas expectativas.
Infelizmente eu pensei que esse seria um thriller envolvente, em que temos uma atmosfera sombria e cheia de tensão. O livro só cumpre com a parte do envolvimento, em vista que o autor possui uma dessas narrativas magnéticas, que te prendem do início ao fim, mas a história se concentra apenas naquilo que já vemos no título: a história de um assassino.
O que eu esperava era algo mais investigativo, mas recebi uma descrição do ser humano como um animal, algo que me lembrou um pouco a canção ?construção? de Chico Buarque, pois a tensão da narrativa se concentra justamente nesse efeito de sentir o desgosto em ver a natureza humana operando de forma tão degradante.
Outro ponto que me incomodou um pouco foi a rapidez com que certos fatos foram narrados. A verdade é que, por Süskind possuir uma dessas narrativas brilhantes, eu ansiei por mais descrições e maior subjetividade na obra.
O livro é genial, e foi feito para ser uma obra de arte, pois ele te provoca diversas reflexões. Mas o que atrapalhou minha experiência foi a forma como ele me foi vendido.
Enfim, apenas leiam esse livro, porque tudo nele emana que ele será um clássico!

Pidge ð 28/01/2023

O Perfume
Bizarro tá foi bizarro a experiência de ler esse livro
Por um lado é muito bem escrito e não chega nem perto de ser um livro difícil para se ler, mas para quem não gosta de muita descrição pode ser chato.
As vezes passam se capítulos sem ninguém conversando, porque na verdade nem tem muitas conversas no livro pq simplesmente nao precisakkkk

Fiquei traumatizada com o fim mas de resto o livro eh perfeito.

Paula1735 26/01/2023

Uma história aromática
O perfume relata a história de uma curiosa sensibilidade olfativa de Grenouille. Um francês que devido as circunstâncias precárias de sua vida desde que nasceu, aprendeu a se importar apenas com os odores que foi encontrando ao longo do seu caminho.
Marcado por acontecimentos inusitados, Grenouille vai se tornando um homem diferente, não só por ter um nariz extremamente sensível, mas por ser capaz de qualquer coisa para ser o autor do perfume perfeito.
Com narrativa fluida e cheia de descrições Patrick Süskind nos guia pela jornada deste assassino.

Lu 25/01/2023

O Perfume
Obra muito bem escrita, envolvente e que instiga o leitor a querer mais e mais da história.

Foca em toda a trajetória de vida do protagonista o que foi uma surpresa, visto que eu esperava que o livro fosse deter-se mais aos crimes cometidos em si, não tanto ao percurso.

Leitura muito interessante e marcante, diferente de tudo que já li. Bem descrito, a ambientação e descrição dos aromas faz com que o leitor sinta-se dentro da história.

O enredo me agradou, mas em minha opinião é um livro que foca mais em desenvolver o personagem e mostrar sua vida do que se ater a um enredo específico - nota-se este fato com a divisão da obra em quatro partes, além dos capítulos. Muito bem desenvolvido.

Recomendo a leitura, não conheço nada parecido.

Maria16577 25/01/2023

Extremamente bem escrito, mas perturbador, pra dizer o mínimo. Achei muito interessante o modo como o autor leva a idealização das jovens virgens mortas (não sei se há um nome específico pra isso, mas é uma tendência cultural que vai desde "Virgens Suicidas" até a Laura Palmer de Twin Peaks) às últimas consequências, subvertendo todas as noções de moralidade, racionalidade e fé à exploração dos desejos mais terríveis e indizíveis e ao máximo primitivismo. A alegoria utilizada é extremamente incômoda, mas talvez por isso as mensagens sejam tão contundentes. Enfim, encantador.

Taysa.Nunes 24/01/2023

O cheiro tem peso?
Olha, esse é um daqueles livros que a gente não consegue parar de ler porque tem uma escrita muito envolvente. Pra muitos pode ser um livro cansativo, já que tem uma narrativa bem descritiva - mas no caso dessa obra é extremamente aceitável e existe uma explicação: o cheiro tem peso aqui. Conforme eu ia lendo, eu sentia todos os odores/perfumes no meu nariz (mesmo que fosse apenas o meu cérebro). O autor foi perspicaz pra que nos envolvesse ao fazer com que imaginássemos tudo o que ele descrevia. E eu gostei demais! Já assisti ao filme há alguns anos e acredito que tenha sido bastante fiel em muitos aspectos (outros nem tanto). Eu estava pra ler a obra há tempos e que bom que o fiz agora! Não me arrependo e recomendo!