Introdução às Artes do Belo

Introdução às Artes do Belo Étienne Gilson

Resenhas - Introdução às Artes do Belo

Rafael Nini 25/02/2023

Acho importante fazer duas ressalvas a respeito deste livro, em especial ao que pode vir a sugerir o seu título: Introdução às Artes do Belo.
Em primeiro lugar, o título pode dar a entender que se trata de um livro sobre Estética, o que definitivamente, e até de forma efusivamente declarada ao longo do próprio texto, não é o caso. Este é um livro acima de tudo sobre Metafísica e Ontologia da Arte, ainda que possa ocasionalmente vir a tocar em outros temas. O que me leva à minha segunda ressalva que diz respeito ao termo "Introdução" presente no título; sem dúvida não é uma obra que recomendaria para alguém buscando se introduzir no tema, pois além do uso de linguagem bastante densa, o texto requer, para a sua compreensão, conhecimento prévio de diversos conceitos e temas gerais da Filosofia, especialmente da Metafísica, isso para não dizer de obras específicas em si, sendo apenas um exemplo significativo a "Poética" de Aristóteles.
Dadas estas ressalvas, existem certos momentos absolutamente brilhantes que fazem valer o esforço da leitura de outras páginas um tanto quanto mais áridas.

rodrigoudo.zevi 13/01/2022

Denso
A proposta de E.Gilson é criar uma análise introdutória ao conceito de beleza! A escrita não é simples, talvez um erro de tradução. Mas o conteúdo é muito bom. Ajuda a elucidar as diferenças entre filosofia da arte, estética e ontologia da arte! Entretanto, o capítulo sobre arte e o sagrado é excepcional! A relação entre sagrado e a arte é o Ser supremo. O espírito é elevado diante do belo, algo que só pode ser remetido à uma essência superior!