O Alienista

O Alienista Machado de Assis

Resenhas -

clarinha_satiro 27/02/2024

Marcante sem sombra de dúvidas
O livro é uma ótima leitura, Machado de Assis é fantástico com a escrita, e você se vê imerso no universo da casa verde e do Alienista. O plot twist final é o que mais impressiona. É uma leitura um pouco mais rápida, mas vale a pena ler esse super clássico da literatura brasileira.
Eu já tentei ler outros livros do Machado mas nunca consegui terminar um propriamente dito, a linguagem para mim era bastante desafiadora; porém em O Alienista não senti dificuldade de entender o que era falado ou a mensagem passada, é um bom começo se quer ler os livros dele.

Marcos-1771 12/12/2020

Loucura, ciência e poder.
"Nada tenho que ver com a ciência; mas se tantos homens em quem supomos juízo são reclusos por dementes, quem nos afirma que o alienado não é o alienista?"

A novela de Machado de Assis trás várias questões. Escrito em 1881, a novela trás a questão de qual o limite da ciência, até onde devemos colocar ela acima de qualquer coisa.

A busca por uma cura universal para a loucura faz o alienista, Simão Bacamarte, trabalhar incessantemente na casa verde, local onde colocava os loucos. No decorrer do livro, percebe-se que ele começa a internar qualquer pessoa que demonstre o menor desequilíbrio nas suas faculdades mentais, e isso é um bom ponto e atual, pois querendo ou não, todos nós temos problemas psicológicos, mas felizmente conseguimos aceitá-los, às vezes, e tratar.

A história se passa em uma pequena cidade no interior do Rio de Janeiro e mesmo assim mostra uma coisa que é peculiar do ser humano: Transforma qualquer coisa em uma disputa política.

O livro foi o primeiro que li de um renomado autor brasileiro e a linguagem não me prendeu muito, mas é um bom livro, recomendo.