The Midnight Library

The Midnight Library Matt Haig

Resenhas - The Midnight Library

Zaka 03/08/2021

Lindo
Lindo o conceito, lindo o livro, linda a execução.
Me engajei com a leitura, principalmente no final (em que li as últimas 90 páginas numa sentada).
Zaka 03/08/2021minha estante
Adendo: o livro peca em alguns diálogos, sem muita naturalidade.

Bibi Souza 07/08/2021

Universo paralelo do Mindset
(ATENÇÃO ESSE LIVRO POSSUI GATILHOS PARA: ideação suicida, abuso do uso de álcool e outras drogas, overdose, maltrato de animais, suicídio, depressão e ansiedade)

Como colocar em palavras, de forma racional, o quanto eu odiei esse livro?
~Acompanhemos a história pela perspectiva da protagonista, e rapidamente conhecemos suas vulnerabilidades e arrependimentos, é possível desenvolver empatia por algumas de suas idéias e compreender suas angústias.
? Essa primeira parte pode ser bem deprimente, não me considero uma leitora sensível mas depois de algumas partes cheguei a abandonar a leitura desse livro e de todos os outros que estava lendo, e ainda por cima fiquei dias com uma ressaca literária terrível.

Antes da Nora entrar na biblioteca, são apresentados alguns dos personagens secundários, porém, eles não são bem desenvolvidos, o que deixa o leitor sabendo muito pouco sobre eles (eu sinceramente não me importava com nenhum personagem secundário).
? A explicação para a biblioteca é muito boa, mas infelizmente o desenvolvimento não foi. E provavelmente essa foi a única coisa da história que gostei.

A maior parte da narrativa é dedicada a biblioteca e as possibilidades de uma nova vida para a Nora.
? Uma repetição eterna da mesma narrativa, consegui adivinhar o que seria alterado em cada novo cenário e para piorar toda vida paralela tinha uma moral da história, e nenhuma delas é aprofundada.

? O caminho que o autor seguiu eu considero irresponsável. Quando a série adaptada de "Os 13 porquês" foi lançada, teve toda uma discussão sobre a responsabilidade em falar sobre saúde mental e como ideação suicida/ abuso sexual (entre outros), não deveriam ser usado como progressão da trama ou como algum outro recurso para manter o público interessado. Debater sobre saúde mental é muito importante, mas não deve ser feito de qualquer jeito! Em um livro com tantas reflexões sobre saúde mental, eu acho que terapia foi citado uma vez e bem superficialmente.
Finalizei por finalizar, pq quando chegamos ao final eu quase não me importava mais com a protagonista ou com a jornada.?

rafisreading 25/08/2021

?The universe tended towards chaos and entropy. It was basic thermodynamics, maybe it was basic existence too.?
Meu deus que livro lindo! Eu devo ter grifado umas 500 passagens dele, ele passou uma mensagem extremamente bonita de forma mais linda ainda e em um momento que eu realmente estava precisando. A escrita do autor é linda e ao mesmo muito fluida, não é fácil conseguir as duas coisas ao mesmo tempo. A ideia do livro é incrível e foi executada de forma excelente.
O final do livro foi outro ponto alto pra mim, adorei demais a forma como a Nora resgatou isso e sentiu o que precisava ser sentido e a quem deveria ser grata.
Eu recomendo esse livro pra qualquer pessoa que se questione ou se culpe de coisas que deixou de fazer ou de algumas escolhes que fez.

Mands | @mands.couto 20/12/2021

Diferente e divertido!
Devo dizer que, de primeira, foi um tanto quanto estranho viver vidas diferentes e demorei um pouco pra engrenar na história, mas depois até comecei a gostar. A escrita do autor é leve e sabe como te prender com sempre uma novidade no enredo que você quer saber qual vai ser a consequência daquele rolê.

Mariana 24/12/2021

Tentei gostar, juro
Se a proposta da autora era fazer com que a gente sentisse a depressão da personagem ao passar as páginas, ela alcançou o objetivo.
A ideia do livro me levou até a metade, onde quase larguei por tédio. A esperança de um final surpreendente que não veio foi o que me fez terminar.
Talvez eu esteja sendo injusta e só não seja meu tipo de livro, já que tanta gente gosta, mas de toda forma achei só mediano.

Bia 28/12/2021

you just have to live it
Já se questionou como estaria sua vida se você tivesse estudado em outro lugar? Aceitado um emprego diferente? Ido almoçar com aquele colega? A biblioteca da meia-noite nos mostra exatamente isso! todas as possibilidades em nossas vidas, desencadeadas através das mínimas escolhas do dia-a-dia.

Achei incrível como as menores atitudes foram capazes de mudar tremendamente a vida de Nora, o verdadeiro efeito borboleta. Mas o que mais me tocou foi a realidade de que não há uma decisão perfeita, tudo tem seus prós e contras e a única forma de descobrir é vivendo!

Foi uma leitura leve, tranquila e achei um tanto reconfortante! Não é um dos melhores livros que eu já li, mas achei que valeu muito a pena principalmente pela reflexão!

Espero que Nora esteja feliz em sua(s) vida(s)

BrunnagR 29/12/2021

Leitura obrigatória, pelo menos uma vez na vida.
Não é meu estilo de livro, prefiro algo com ação, mais movimento, porém The Midnight Library é um livro que todo mundo deveria ler. Trata de um tema extremamente difícil e delicado que é a vida de forma extraordinária e de certa forma leve. Acho que todos de uma forma ou de outra conseguem se identificar com Nora Seeds.
Peguei o livro sem expectativa nenhuma e me surpreendi

bela 15/01/2022

LINDO!!!
este livro foi tão inspirador e tem uma mensagem tão linda!!! confesso que fiquei um pouquinho confusa no início, mas depois as coisas tomaram forma e minha mente explodiu umas 500 vezes!!! amei a maneira como a história foi levada e como a personagem principal foi construída. o final foi tão lindo e coube perfeitamente com o que eu já tava imaginando ao longo da leitura

Isa 18/03/2023

The Midnight Library
Nora seed went from wanting to die to wanting desperately to live.
She had chances to live hundreds of other life?s, but that only proved to her that the life worth living is her own life, even with all the problems through it.

dani 12/02/2022

Um chamado para a vida
Uma mulher que não via o sentido para a vida e ao tentar deixá-la encontra infinitas oportunidades para viver mais uma vez. Um livro que, ao mesmo tempo que é leve, traz reflexões profundas sobre a vida, sobre o sentido da vida e sobre o que é verdadeiramente importante.
Todo mundo deveria ler esse livro (depois da Bíblia).
Um pequeno lembrete que Deus me deu em meio a dias que pareciam bastante escuros e sem futuro.
Dayla 13/02/2022minha estante
Verdade, o Senhor também usou este livro para falar comigo!

beka 21/02/2022

Never underestimate the big importance of small things.
Acho que a experiência de entender pelo o que a Nora passa e sente por meio do livro consegue criar uma perspectiva completamente diferente da história... Uma compreensão maior, por assim dizer.
Ter depressão é muito muito difícil e, além disso, uma das vivências mais solitárias do mundo. Continuar vivendo mesmo quando sua mente luta para acabar com tudo é um ato doloroso, principalmente quando você vê o que a doença fez com você. Muitas passagens me deixaram completamente triste; chegar a entender o que é sentir aquilo que foi descrito doeu muito.

Falando no geral, é um livro bonito, uma autoajuda meio que disfarçada de ficção. Nunca vou esquecer da perspectiva da qual o autor enxerga a vida, mesmo que não concorde em muitas partes.

Andressa1338 26/01/2023

A biblioteca da meia noite
Li muitos relatos de pessoas dizendo que esse livro traz muitas reflexões sobre a vida. Minha curiosidade para ler esse livro partiu disso. E, na minha opinião, essas reflexões são bem rasas e comuns. Não tem nada de novo ou extraordinário. Em alguns momentos ficou até chato, a Nora passando por tantas vidas paralelas e sempre voltando para biblioteca. Pq toda vida tem um defeito, tem uma coisinha que ela não gosta. E essa é a "lição" principal do livro. Talvez você esteja se perguntando como seria sua vida se você tomasse decisões diferentes, se escolhesse outra profissão, se fizesse uma viagem para um lugar diferente, se conhecesse outras pessoas. Mas nada disso importa, em todas as possibilidades sempre haverão pontos positivos e negativos. Não existe vida perfeita.

Queria fazer um adendo sobre a abordagem desse livro sobre a depressão. Depressão não pode ser resumida a frustração de perder um emprego, ou não ter um namorado, ou perder um bichinho de estimação. Isso foi o que mais me incomodou nessa história. Não é sobre as possibilidades da vida. Você pode ter uma vida agradável, ser rodeado de pessoas que te amam, pode ter muito dinheiro e todas as possibilidades possíveis alcançáveis na sua frente e mesmo assim querer morrer. Depressão é uma doença que precisa de tratamento, não é algo que você pode "curar" fazendo reflexões sobre a vida.