The Midnight Library

The Midnight Library Matt Haig

Resenhas - The Midnight Library

estantedalulis 20/06/2023

Lindo!!!!
Eu comecei a ler com a expectativa de que seria um livro profundo e emocionante, e não me decepcionei. a jornada que a Nora enfrenta pra perceber o real significado da vida, ou talvez descobrir que ela não tenha significado nenhum, é uma situação que acho que todo mundo passa em uma fase da vida, e foi realmente uma lição de vida. teve momentos que eu nao achei o livro tão fluído e intrigante, mas na maior parte eh muito interessante!

bela 15/01/2022

LINDO!!!
este livro foi tão inspirador e tem uma mensagem tão linda!!! confesso que fiquei um pouquinho confusa no início, mas depois as coisas tomaram forma e minha mente explodiu umas 500 vezes!!! amei a maneira como a história foi levada e como a personagem principal foi construída. o final foi tão lindo e coube perfeitamente com o que eu já tava imaginando ao longo da leitura

Camilla Eugenie 04/07/2023

Another nice perspective of life.
#themidnightlibrary first book of the year,yup I had a late start but started well. Another nice perspective of life. That's the book! Have fun!

#abibliotecadameianoite primeiro livro do ano,sim comecei tarde + comecei bem. Uma nova perspectiva da vida.Esse é o livro! Se divirta!

dani 12/02/2022

Um chamado para a vida
Uma mulher que não via o sentido para a vida e ao tentar deixá-la encontra infinitas oportunidades para viver mais uma vez. Um livro que, ao mesmo tempo que é leve, traz reflexões profundas sobre a vida, sobre o sentido da vida e sobre o que é verdadeiramente importante.
Todo mundo deveria ler esse livro (depois da Bíblia).
Um pequeno lembrete que Deus me deu em meio a dias que pareciam bastante escuros e sem futuro.
Dayla 13/02/2022minha estante
Verdade, o Senhor também usou este livro para falar comigo!

Fox 09/07/2023

Talvez esse livro não seja pra você
Livro totalmente embasado em frases clichês, de filósofos e grande pensadores jogados de forma aleatória pra tentar sustentar o insustentável: um livro sem plot, com apenas uma personagem sem dimensão de profundidade nenhuma e que corre em círculos patinando na história. Podia facilmente ter sido um otimo livro, se tivesse 120 páginas a menos do que tem. Escritor tentou claramente passar um livro de autoajuda disfarçado de outra coisa

beka 21/02/2022

Never underestimate the big importance of small things.
Acho que a experiência de entender pelo o que a Nora passa e sente por meio do livro consegue criar uma perspectiva completamente diferente da história... Uma compreensão maior, por assim dizer.
Ter depressão é muito muito difícil e, além disso, uma das vivências mais solitárias do mundo. Continuar vivendo mesmo quando sua mente luta para acabar com tudo é um ato doloroso, principalmente quando você vê o que a doença fez com você. Muitas passagens me deixaram completamente triste; chegar a entender o que é sentir aquilo que foi descrito doeu muito.

Falando no geral, é um livro bonito, uma autoajuda meio que disfarçada de ficção. Nunca vou esquecer da perspectiva da qual o autor enxerga a vida, mesmo que não concorde em muitas partes.

renatavisani 15/05/2023

I think i?ve seen this film before
Meio auto ajuda meets a redoma de vidro. gostei, provavelmente teria gostado mais quando era mais nova e obcecada por efeito borboleta, mas serviu seu propósito. se você ignorar as deixas meio prontas que o autor enfia no meio, do tipo ?a vida não deve ser entendida apenas vivida? e ?o que muda é sua perspectiva?. o fim me agradou. queria que o meio tivesse sido mais bem desenvolvido. não achei que trouxe nada novo, ou seja, é meio que uma reescrita de coisas que sinto já terem sido escritas antes. mas uma reescrita de qualidade

Bruno1107 15/05/2023

00:00:00
The Midnight Library tem uma boa intenção, uma história interessante quando se vê pela primeira vez. É aí que começamos a ler.

The Midnight Library é um livro muito bom de ler, a história é viciante e sua leitura é satisfatória. Acho que o problema do livro está no final.

Acredito que a opinião sobre o final do livro seja muito dividida. Acredito que muitos gostam e muitos não. E, pra mim, esse final não funcionou, acredito que poderia ser mais bem trabalhado.

Mas a trama de The Midnight Library é realmente muito boa. Vale a pena ler mesmo com um final (pra mim) não tão bom. A sua ideia é realmente muito interessante.

Vale a pena ser lido, recomendo para quem quer uma leitura para sair da ressaca literária ou simplesmente para os que querem um bom passatempo.

caio774 11/06/2024

Que vontade de viver?.
Vc já se perguntou como a sua vida seria se tivesse tomado outro rumo? ou tivesse escolhido o mínimo detalhe sequer? eu já?.
ja pensei como teria sido se tivesse entrando em uma faculdade diferente ou em um emprego diferente pq apesar de serem ?pequenas? mudanças de vida, assim como as ?grandes?, as ?pequenas? também têm grande impacto na realidade (alô, alô efeito borboleta!!!!)
entretanto, é muito bobo pensar (talvez não) que um livro sem embasamento científico tenha me feito mudar de ideia sobre oq é a vida e na vdd, pensando muito bem, acho q foi isso q me ocorreu nesses últimos dias de leitura: mudança de perspectivaS.
a vida é sim(!!!!!) um livro aberto e cheio de possibilidades incríveis, mas a realidade que importa é a que vc vive e como vc tira aproveito disso.
felizmente (ou infelizmente???) n tenho uma midnight library pra ver todos os outros caios do multiverso, mas uma impressão pessoal que o livro me deixou é que quero viver e reviver, independente de qualquer coisa, pq no final das contas, nenhuma situação é pra sempre e uma hora a gente (eu) se encontra na realidade certa ??.

Ana 09/12/2022

Inesperado
Talvez esse tenha sido o melhor livro que li esse ano. Tenho certeza que ele vai permanecer na minha vida por muito tempo ainda. Sou aquele tipo de pessoa que sempre tem um livro, filme ou música como base pra uma boa reflexão sobre a vida - e The Midnight Library é um livro que não deixa a desejar no quesito reflexões.

meetferrão 21/12/2022

"A vida não é para entender, a vida é para viver"
Que livro incrível. Um tema muito discutido e não inteiramente inovador, mas sua execução... é inovador, é revolucionário e se torna uma obra prima.
Com uma escrita não muito difícil (tive que pesquisar apenas uns 5 adjetivos no tradutor), Matt Haig conseguiu me cativar com essa(s) história(s) a cada segundo sem nem perceber. Na última página, eu simplesmente desabei e percebi a falta que Nora Seed e suas milhares e ao mesmo tempo única vida farão para mim.

Ana Caroline 24/12/2022

A mensagem do livro
Quando comecei a ler esse livro fui desiludida por várias pessoas. Não que falassem que o livro era ruim, mas que ele passava um sentimento ruim de que tudo pode ficar melhor se formos pra biblioteca da meia noite. E ao final dessa leitura eu tenho uma opinião completamente diferente. Eu não acho que esse livro da a entender que tudo pode ficar melhor visitando a biblioteca, ele é uma contrução da nora se dando conta de que ela estava antes desiludida e triste porque se deixou levar pela rotina e pela falta de expectativas, uma série de acontecimentos ruins na vida dela deram esse gatilho, mas no decorrer do livro e visitando outras vidas ela se dá conta e constrói o pensamento de que apenas ela pode mudar a própria vida pra melhor, quando ela retorna com outro pensamento ela é finalmente capaz de sair daquela bolha de desilusão e tristeza e enxergar as possibilidades que tem a sua frente. Não é algo fácil eu sei muito bem disso, nas sessões que tive de terapia aprendi com a psicóloga que a nossa mente muitas vezes nos engana e a gente se deixa levar, a forma de evitarmos isso é quando surgir um pensamento gatilho a gente se questionar a respeito dele, e assim desde que fiz a terapia tenho levado a minha vida de uma forma bem mais leve, nossa amiga Nora chegou ao ponto do desespero, mas nos mostrou que não precisamos chegar também. A mensagem desse livro é principalmente essa, se está difícil busque ajuda, nem sempre a vida que idealizamos é a que é perfeita pra nós. A melhor vida pra nós é a que nós estamos vivendo.

zuila 19/05/2023

?She realized that she hadn?t tried to end her life because she was miserable, but because she had managed to convince herself that there was no way out of her misery.?

Andressa1338 26/01/2023

A biblioteca da meia noite
Li muitos relatos de pessoas dizendo que esse livro traz muitas reflexões sobre a vida. Minha curiosidade para ler esse livro partiu disso. E, na minha opinião, essas reflexões são bem rasas e comuns. Não tem nada de novo ou extraordinário. Em alguns momentos ficou até chato, a Nora passando por tantas vidas paralelas e sempre voltando para biblioteca. Pq toda vida tem um defeito, tem uma coisinha que ela não gosta. E essa é a "lição" principal do livro. Talvez você esteja se perguntando como seria sua vida se você tomasse decisões diferentes, se escolhesse outra profissão, se fizesse uma viagem para um lugar diferente, se conhecesse outras pessoas. Mas nada disso importa, em todas as possibilidades sempre haverão pontos positivos e negativos. Não existe vida perfeita.

Queria fazer um adendo sobre a abordagem desse livro sobre a depressão. Depressão não pode ser resumida a frustração de perder um emprego, ou não ter um namorado, ou perder um bichinho de estimação. Isso foi o que mais me incomodou nessa história. Não é sobre as possibilidades da vida. Você pode ter uma vida agradável, ser rodeado de pessoas que te amam, pode ter muito dinheiro e todas as possibilidades possíveis alcançáveis na sua frente e mesmo assim querer morrer. Depressão é uma doença que precisa de tratamento, não é algo que você pode "curar" fazendo reflexões sobre a vida.