O Rei Macaco

O Rei Macaco Milo Manara

Resenhas - O Rei Macaco

Jose 19/01/2024

O rei macaco
"Milo Manara: O Rei Macaco" é uma obra-prima visual que amalgama o talento incontestável de Manara com a rica tradição da literatura chinesa. Esta graphic novel, publicada primeiramente em 1998, é inspirada na renomada lenda chinesa "Jornada para o Oeste". A narrativa centra-se na figura do Rei Macaco, Sun Wukong, e sua busca incessante pela imortalidade.

Inegavelmente, o aspecto mais notável de "O Rei Macaco" é a arte. Manara é reconhecido por seu estilo de desenho sensual e meticuloso, e isso é evidenciado em cada página desta obra. Desde as paisagens exuberantes até os personagens expressivos, a arte de Manara é um deleite para os olhos e confere uma camada adicional de profundidade à história.

A narrativa é igualmente fascinante. Manara demonstra maestria ao adaptar a lenda original, preservando muitos dos temas e personagens centrais, mas imprimindo-lhes uma marca única. A busca de Sun Wukong pela imortalidade é tanto emocionante quanto comovente, e a interação entre ele e os demais personagens é permeada de humor e perspicácia.

No entanto, "O Rei Macaco" não se limita a ser uma história de aventura. Manara também explora temas mais profundos, como a natureza da vida e da morte, a busca pelo conhecimento e a luta contra a opressão. Estes temas são habilmente entrelaçados na trama, tornando a leitura uma experiência tanto lúdica quanto reflexiva.

Em resumo, "Milo Manara: O Rei Macaco" é uma obra visualmente arrebatadora e narrativamente rica que faz jus à lenda em que se baseia. É uma leitura imperdível para qualquer apreciador de quadrinhos ou de literatura chinesa. 🐒

David163 26/06/2023

O Rei o Macaco
Tanto a arte quanto a edição da Pipoca e Nanquim são excelentes. Cada página é sensacional, depois de ler a página eu ficava olhando e buscando detalhes nos desenhos. A edição é lindíssima! A história não me agradou muito, mas mesmo assim recomendo. O conjunto da obra é ótimo.

Ricardo 11/04/2023

Mais ou menos
Não curti muito a leitura.
Não fluiu e penei muito pra terminar.
Fui com um expectativa alta, por se tratar de uma abordagem sobre a jornada ao oeste e acabei decepcionado.
Não recomendo.

Cristiano.Cruz 25/02/2023

Visão Política de Jonada ao Oeste
Um traço vigoroso e um texto ácido, coadunam em uma crítica social pungente que, ao mostrar um recorte da história, faz refletir sobre os erros do passado e presente.

A edição está belíssima e o glossário, apresentado por Callari, é o suprassumo que contextualiza a obra produzida na década de 1970.

Vitor173 18/12/2022

Loucura, psicodelia, política, erotismo gratuito, e falta de conhecimento prévio
A arte da HQ é muito boa, mas a história em si me faz pensar em alguma das opções:
1- Achei a história mal contada, uma viagem total que não se preocupa em fazer sentido.
2- Me faltou conhecimento prévio sobre a lenda para poder entender a história em sua totalidade.
Mas de qualquer forma, não foi uma HQ que me agradou. Achei confusa, até mesmo do ponto de vista estrutural, pois algumas falas aparecem em quadrinhos que deveriam ser os primeiros a serem lidos pela disposição em que aparecem, mas não são. Fora toda a história e o modo como os artistas misturam elementos externos que quebram o ritmo, com o intuito de serem engraçados ou sarcásticos, mas que para mim não funcionaram. Com relação aos desenhos eróticos, sei que é algo característico co Milo Manara, mas sinceramente são toques dispensáveis aqui. O apêndice com algumas explicações de contexto no final da HQ foram úteis, talvez seja interessante ler isso primeiro ou concomitante aos quadros, para ajudar a elucidar algumas pontas soltas. No geral, não curti a leitura.

Ricardo.Barroso 27/08/2022

Que doideira!
Mitologia, psicodelia e metáforas políticas. Eu nunca tinha ouvido falar na lenda do Rei Macaco, então fiquei bastante confuso com essa história! O desenho é muito bom, misturando realismo e surrealismo, com toques eróticos (afinal, é Milo Manara). A leitura fluiu muito rápido e os extras no final explicam boa parte das referências (pra variar só descobri depois de ler!).

Armando.Edra 09/08/2022

Decepcionante...
É meus caros, acho que a trindade está completa. O Rei Macaco se junta a What a Wonderful World e Jimmy Corrigan no rol das piores leituras que tive no ano. Sempre quis conhecer mais sobre a lenda de Sun Wukong e sua Jornada ao Oeste. Infelizmente, esta obra acabou me decepcionando demais.

Visualmente interessante, mas ao mesmo tempo bem confusa. Acho que essa é a melhor descrição sobre esta HQ. A trajetória do protagonista é caótica, a obra te joga para todo tipo de canto e não possui a mínima vontade de te explicar o contexto.

Além do visual, o único ponto que merece um destaque positivo é a metáfora da luta da homem em se tornar livre, sendo este representado por Wukong e seus parceiros.

Honestamente, não indicaria essa obra para ninguém que tenha interesse nesta lenda, creio que irão se decepcionar igual a mim.

Lary 28/06/2022

O Rei Macaco é um personagem subversivo, não se submete a poderes da terra ou dos céus, em sua jornada busca por imortalidade e domínio das artes mágicas e mais ainda, busca a liberdade.

Nessa HQ, Manara e Pisu realizam uma adaptação de um famoso e influente romance chinês antigo "Jornada ao Oeste" que inclusive, serviu como inspiração para várias referências na cultura pop, como por exemplo Dragon Ball.

Quando essa obra foi desenvolvida pelos dois artistas (1976) a Itália passava por momentos muito conturbados na política e na cultura, isso serviu para que Pisu desenvolvesse seu roteiro fazendo analogias da época.

A arte de Manara é lindíssima, com certeza buscarei por outras obras dele.

Mas infelizmente não gostei tanto da história, espero ter contato com a original algum dia. Mas a da HQ, não fluiu bem para mim, não curti.

Igor.Banin 15/03/2022

Legal
Ponto alto da HQ é sem dúvida a parte visual. Boa quebra de paradigma com relação à layout de páginas.

Remo.Willame 31/08/2021

Uma boa fagulha do que pode vir a ser a história original.
A arte e roteiro são bons, e vistos dentro do contexto que é explicitado pelo editor no final do volume ficam um pouco melhores. A história do rei macaco é baseada em um livro muito antigo e influente na China, podendo ser a fagulha ideal pra acender a vontade de ler o livro. Recomendo.

Gabriel 03/04/2021

Me faltou conhecimentos prévios
A arte é fenomenal mas senti falta de uma bagagem para apreciar mais a obra. O glossário é fantástico para ajudar nisso.

Thiago Ribeiro 20/03/2021

Estranho
O livro é uma adaptação do romance chinês "Jornada ao oeste" e usa de parábolas para narrar as mudanças culturais e espiritual que ocorreram na China a partir do contato com o ocidente.

O ponto alto é a arte do italiano Milo Manara, no geral as referências pop e como os demais países são mostrados são muito mais sutis do que as utilizadas pelo roteiro e não raramente passam melhor a ideia desejada.

Algumas falas parecem forçadas exatamente para tentar mostrar essas referências, na minha opinião, funciona ao contrário do que deveriam, quebram a narrativa ao invés de acrescentar.

No geral é uma obra estranha, mas muito boa, que vale a leitura, principalmente pela arte e o contexto cultural para quem gosta de história.

John 20/12/2020

É uma excelente história que fomenta um espírito livre e anarquistas frente as artimanhas e perseguições estatais contra sua expressão de liberdade e poder outsider. Apesar de ser vilão em alguns o Rei Macaco é bem carismático e em nenhum momento me fez pensar em outros personagens da cultura pop que se baseiam no mesmo conto.

Devo acrescer que os traço são muito bonitos e cheios de referências a cultura pop dos anos 70.

Lucas.Alves 07/10/2020

Ótimos desenhos e história razoavel
Sem dúvidas os desenhos é o ponto alto desse quadrinho. A história em si é legal mas nada espetacular.